Buscar

Exercicios de revisão Intemperismo e solos

Prévia do material em texto

1.O que é intemperismo e quais os seus principais tipos?
O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.
2.Quais fatores controlam o intemperismo? 
Sendo assim, os fatores que controlam a ação intempérica¹ são: o clima, o material parental, o relevo, a biosfera e o tempo. A influência do clima sobre o intemperismo acontece com base na variação e regularidade dos agentes meteorológicos ao longo do tempo, a saber: a temperatura, a precipitação e os ventos.
3.Quais os principais tipos de intemperismo físico? Explique resumidamente em menos de três linhas cada um deles.
1 - Alivio de pressão 
• Erosão e remoção de camadas sobrepostas 
• Em aberturas de túneis, galerias e taludes 
• Rochas são basicamen. elásticas, sofrem deformação • Deformação será proporcional a carga 
• Fraturas paralelas a superfície
2 - Congelamento/degelo (ação de cunha) Congelamento 
• A água percola as fissuras entre os grãos e cristais das rochas (água aumento o vol.
3 - Expansão térmica (insolação]
• Hidratação dos cristais 
• Áreas com grandes amplitudes de variação térmica (dia/noite)
• Cristais expandem/contraem que aumentam de volume devido a hidratação, originando tensões internas {variações de temperatura) 
* Primeira etapa do intemperismo químico
4. Quais os principais tipos de intemperismo químico? Quais as três principais reações químicas deste tipo de intemperismo?
Hidratação, Hidrólise (Parcial ou Total), Oxidação, Redução, Decomposição pelo ácido carbônico, Dissolução, Acidólise (Parcial ou Total), Decomposição química-biológica.
Três principais são:
Oxidação: FeS2+ 02 e H20 -> FeO (OH) Pirita + Óxigênio e Água goethita
Decomposição pelo ácido carbônico (Carbonatação): CO2 e H2O —> H2CO3 (ácido carbônico)
Hidratação: Entrada de H2O na estrutura dos minerais: CaS04 + 2H2O -> CaS04
2H2O Anidrita + Água -> Gipsita
5. O que é intemperismo biológico? 
Ë processo no qual a decomposição da rocha se dá graças a esforços mecânicos produzidos por vegetais através de raízes, escavação de roedores, etc.
6. Diferencie oxidação e redução.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas. Uma dica para que isso não ocorra é adicionar suco de limão ou laranja, pois a vitamina C presente nas frutas cítricas impede a ação oxidante do oxigênio sobre a salada.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons. Exemplo: quando o óxido de cobre (negro) é colocado em aparelhagem apropriada (câmara) para que ocorra sua redução, o gás hidrogênio entra em contato com o óxido de cobre super aquecido e, como resultado, ele perde oxigênio e vai aos poucos se tornando rosa, pois está sendo reduzido a cobre.
7. Diferencie hidratação e hidrólise. 
Hidratação ocorre quando a água é adicionada a uma molécula através de uma reação de adição. O oposto disso é a desidratação, onde a água é removida por uma reação de eliminação. Exemplo: A formação de um álcool a partir de um alceno é uma reação de hidratação. A formação de um alceno de um álcool é uma reação de desidratação. 
Reações de hidrólise são quando a água é usada para dividir uma molécula. O oposto disso é uma reação de condensação, quando a água é removida por duas moléculas reagem juntos para formar uma molécula maior. Exemplo: A hidrólise de um éster necessita de água. A formação de um éster libera água e é uma reação de condensação.
8. O que é erosão e quais seus principais tipos?
A erosão, como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas. Se observamos a imagem acima, podemos notar que, em casos extremos, a atuação desse fenômeno pode gerar grandes catástrofes tanto no meio urbano quanto no meio rural.
Erosão pluvial: É o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. Em geral, qualquer desgaste do solo ocasionado pelas precipitações pode ser classificado como erosão pluvial, mas nas áreas onde o terreno é menos protegido pela vegetação e outros elementos, os efeitos da ação da água podem ser mais intensamente sentidos.
Erosão Fluvial: é o desgaste provocado pelo leito dos rios tanto quando eles se excedem e avançam sobre as margens quanto quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água,
9. O que é solo? 
O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
10. Diferencie a classificação geotécnica e a classificação pedológica.
Das classificações geotécnicas, duas são as que mais se salientam: a classificação HRB - AASHTO e o Sistema Unificado de Classificação de Solos (USCS), que se baseiam nos limites de Atterberg (LL e LP) e na granulometria.
Classificações Pedológicas:
Os mapas e dados pedológicos tem sido utilizados sobretudo para orientar o emprego das camadas de solos superficiais {ou pedogenéticas) no estado natural. No entanto, para camadas mais profundas (horizonte C e subjacentes) de natureza transportada ou residual, muitas vezes não trazem informações suficientes. 
Os mapas pedológicos do Brasil ainda são insuficientes tanto na escala {menor que 1:100.000), como nas características dos horizontes superficiais A e B, nas quais se baseiam, pois essa camada é quase totalmente removida nas obras civis. Uma das maiores dificuldades é ressaltada por Nogami e Villibor (1988) e consiste em que um solo que integra um perfil pedoiogicamente laterítico pode apresentar comportamento geotécníco não laterítico e vice-versa.
11. O que é regolito ou manto de intemperismo?
Regolito é uma camada solta de material heterogêneo e superficial que cobre uma rocha  sólida. Ele inclui poeira, solo, rocha quebrada e outros materiais correlatos e está presente na Terra, na Lua, em Marte, em alguns asteróides e outros planetas terrestres e luas. Na Lua, o regolito que cobre a superfície deve-se à erosão cósmica, dito comumente como atomização ou meteorização das rochas pela brusca amplitude térmica, choque com outro meteoritos ou outros processos físicos.
12. O que é Pedologia e o que ela estuda?
Pedologia, do grego pedon (solo, terra), é o nome dado ao estudo dos solos no seu ambiente natural.[1] É ramo da geografia física, e é um dos dois ramos das ciências do solo, sendo o outro a edafologia. No entanto enquanto a pedologia considera o solo como um corpo natural, um produto sintetizado pela natureza e submetido à ação de intemperismos, a edafologia imagina o solo como viveiro natural para os vegetais.[2]
A Pedologia estuda a pedogênese, a morfologia e a classificação de solos.
13. Defina laterização. Qual solo é gerado por esse processo?
A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles. Os solos formados por esse processo são chamados de lateríticos e os blocos de rochas constituídos são denominados por lateritos.
14. O que é solo saprolítico ou alterado?
Os solos saprolíticos (sapro, do grego: podre) são aqueles que resultam da decomposição e/ou desagregação in situ da rocha matriz pela ação das intempéries (chuvas, insolação, geadas)e mantêm, de maneira nítida, a estrutura da rocha que lhe deu origem.
15. O que estuda a Geologia Ambiental?
Geologia Ambiental é a área que estuda a relação daquela ciência com as atividades humanas" (PREFÁCIO). "Geologia Ambiental é geologia aplicada abrangendo um amplo espectro de interações prováveis entre o Homem e o ambiente físico.
16. Em Geologia Ambiental quais aspectos devem sempre estar presentes?
	
	 
	Utilizando os recursos terrestres o Homem torna-se parte do ciclo geológico(p.ex.: quando procede a movimentações de materiais, quando altera os produtos naturais, quando modifica os ciclos biogeoquímicos naturais, ...) 
	 
	A modificação do funcionamento natural dos sistemas pode ter aspectos positivos mas, com frequência, tem aspectos negativos (sobre a qualidade de vida, a saúde, os ecossistemas, etc.) 
	 
	O deficiente conhecimento do funcionamento dos sistemas naturais pode conduzir à indução de impactes negativos de grande magnitude.
17. Qual é a definição de Geologia Ambiental segundo LEINZ & AMARAL (1989)?
 "A Geologia Ambiental consiste no estudo dos problemas geológicos decorrentes da relação que existe entre o homem e a superfície terrestre.". (LEINZ & AMARAL, 1989).
18. Qual é a definição de Geologia Ambiental segundo MONTGOMERY (1992)?
"O termo Geologia Ambiental é usualmente empregado para se referir particularmente às relações diretas da Geologia com as atividades humanas [...]. Geologia Ambiental é geologia aplicada à vida" (MONTGOMERY, 1992)
19. O que é Geologia Geral?
O Núcleo de Geologia Geral realiza pesquisas sobre a gênese e evolução de unidades geológicas, contribuindo para a evolução do conhecimento geológico do Estado de São Paulo. Também é responsável por catalogar, organizar e preservar o acervo de amostras geológicas de superfície e de subsuperfície, de minerais, rochas, e coleções didáticas de lâminas de rochas e minerais.
20. O que é Geologia Econômica?
Geologia económica é um ramo da geologia que trata da detecção e exploração de recursos minerais e energéticos. É um ramo do conhecimento altamente interdisciplinar, necessitando, além do conhecimento profundo de geologia em diferentes ramos, de noções em disciplinas como economia, ecologia, política e direito.
21. O que é Geologia de Engenharia?
Geologia de engenharia é um ramo das ciências geológicas que se dedica aos problemas e aplicações de conceitos geológicos no âmbito da engenharia.
22. A Geologia Ambiental pode ser definida a partir da integração de quais ramos da Geologia?
Coates (1981) entende que a Geologia Ambiental pode ser definida a partir da integração de três ramos da Geologia, que são: a Geologia de Engenharia, a Geologia Econômica (aproveitamento dos recursos naturais) e a Geologia Geral (estudo dos processos geológicos). 
23. A Geologia Ambiental apresenta uma relação estreita com qual ramo da Geologia?
Geologia Ambiental apresenta uma relação bem estreita com a Geologia de Engenharia, sendo difícil delinear onde começa uma e termina a outra.
24. Quais os principais objetivos da Geologia Ambiental?
Segundo Suguio (1999)  "as tarefas inerentes à Geologia Ambiental podem incluir, desde a avaliação de riscos naturais como enchentes, deslizamentos, terremotos e atividades vulcânicas, na tentativa de mitigar as perdas de vidas humanas e as danificações de propriedades; avaliação da paisagem para a ocupação planejada do espaço com mínimo possível de impacto ambiental, até a avaliação das potencialidades dos recursos naturais (minerais, rochas, solos e água), bem como atuando na seleção de sítios mais adequados para deposição de rejeitos sem causar efeitos danosos à saúde humana"
25. Qual é a definição de solo para a Engenharia Civil?
Engenharia Civil: solo: todo o material da crosta terrestre que não oferecesse resistência intransponível à escavação mecânica e que perdesse totalmente toda resistência, quando em contato prolongado com a água; rocha aquele cuja resistência ao desmonte, além de ser permanente, a não ser quando em processo geológico de decomposição, só fosse vencida por meio de explosivos.
26. Explique o perfil do solo em horizontes O, A, B, C e R. 
HORIZONTES: subseções do perfil do solo, aproximadamente paralelas a superfície do solo, que apresentam características morfológicas e atributos físicos, químicos e mineralógicos suficientemente distintos para individualizá-las segundo critérios morfogenéticos. Vale dizer que quando bem desenvolvido, o solo possui quatro horizontes principais (O, A e B) e um horizonte que compreende a alterita (C).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes