Buscar

As ferramentas sociointeracionistas portifolio 4

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEARÁ – CED
CURSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL EM EAD
Concepções sobre ferramentas sociointeracionistas
 Érica Sousa do Nascimento
04/12/2017
Acaraú – CE
As ferramentas sociointeracionistas: assíncrona e síncrona
As ferramentas digitais podem proporcionar a interação entre todos os atores que participam do processo de ensino e aprendizagem. As ferramentas síncronas e assíncronas podem ser definidas como:
Ferramentas síncronas
Possibilitam interação em tempo real. Os atores envolvidos devem estar conectados no momento da comunicação. Para os cursos em Educação a Distância (EaD), esta ferramenta é importante, pois proporciona aos participantes, mesmo separados geograficamente, novas relações e elos sociais. A forma de comunicação é mais próxima da realizada presencialmente.
Exemplos dessa ferramenta:  chat, messenger, videoconferência, webconferência. 
Chat: O uso do chat em ambientes virtuais de aprendizagens é uma forma de comunicação em tempo real (todos os participantes devem estar conectados). A comunicação ocorre através de mensagens de textos curtos, coesos. Para que essa interação aconteça, é necessário ter dois ou mais participantes.
Webconferência: ferramenta de comunicação síncrona, realizada pela Internet, disponível para os participantes de cursos a distância como mais um meio facilitador da interação e colaboração ao longo do curso.
A webconferência é uma atividade audiovisual, que possibilita a conversação interativa, em tempo real, entre dois ou mais participantes.
Videoconferência: Ferramenta síncrona com forma de interação próxima a sala de aula convencional. A diferença é que o tutor e os alunos estão separados espacialmente.
Atividade audiovisual, a videoconferência possibilita conversação interativa, em tempo real, entre usuários de diferentes lugares, dando a sensação dos usuários estarem em um mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação “ponto a ponto” ou “pessoa a pessoa”. (What Is, 1998).
Ferramentas assíncronas
Permitem interação entre os participantes sem que estes estejam conectados ao mesmo tempo. As informações são enviadas e ficam disponíveis para conhecimento do destinatário. Este terá conhecimento às informações no momento em que acessar o serviço.
Exemplos dessa ferramenta:  e-mail, fórum, portfólio, blog.
O e-mail ou Correio eletrônico: é uma forma de comunicação assíncrona disponível na Internet, que possibilita o envio e recebimento de mensagens. Desenvolvido para a troca de mensagens, o e-mail é hoje um dos meios de comunicação mais utilizados pelas pessoas.
Segundo Gerson Pastre de Oliveira o qual diz que “o fórum pode ser visto como um elemento assíncrono de envio de mensagens em rede, destinadas, na maioria das vezes, a um grupo de pessoas habilitadas ao acesso das mesmas, cujos “direitos” são definidos por um organizador, participante ou não das interações promovidas.”
Referências Bibliográficas
Material de apoio disponível no ambiente SOLAR.

Outros materiais