Buscar

Avaliando o Aprendizado - Aula 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201002101854)
	
	(Exame Nacional de Curso - Pedagogia 2003 - Prova 1). A implantação do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) buscou promover a:
I - descentralização orçamentária, evidenciando o papel do Distrito Federal na subvinculação orçamentária.
II - complementação do custo-aluno pela União, exercendo função redistributiva em Estados em que o Fundo não é suficiente.
III - existência de Conselhos para o acompanhamento e controle social sobre a repartição, a transferência e a ampliação dos Fundos.
IV - remuneração de profissionais do ensino com 60% dos recursos.
Estão CORRETOS, apenas, os itens:
	
	�
	III e IV
	� �
	II - III e IV
	�
	II e IV
	�
	I e IV
	�
	I - II e III
	
	
	
	 �2a Questão (Ref.: 201002283368)
	
	Para a redação final da Lei 9394/96 venceu o projeto conservador, no final de 1994, liderado por Fernando Henrique Cardoso. Isto significou para o país o avanço da política neoliberal, na qual o mercado se sobrepõe aos interesses da maioria da população. Como resultado disso, podemos afirmar que, na época de sua promulgação, a lei:
	
	�
	Propôs ao país uma educação mínima com gratuidade e obrigatoriedade apenas para educação infantil, abrindo o terreno para a ação da iniciativa privada nos outros níveis da educação nacional.
	� �
	Não garantiu que os recursos públicos fossem destinados apenas para a educação pública, o que significou, mais uma vez, a vitória do setor privado ao manter o financiamento público para esse setor.
	�
	Implementou o ensino obrigatório dos 6 aos 17 anos.
	�
	Aumentou o compromisso da União para com a educação pública, não transferindo encargos para as esferas administrativas de nível estadual e municipal.
	�
	Valorizou o profissional da educação, estabelecendo um piso salarial nacional.
	
	
	
	 �3a Questão (Ref.: 201002282398)
	
	Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. São pontos previstos na LDB 9394/96, EXCETO:
	
	�
	Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87)
	� �
	A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69)
	� �
	Carga horária mínima de setecentas horas distribuídas em 180 dias na educação básica (art. 24)
	�
	Gestão democrática do ensino público progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15)
	�
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26)

Outros materiais