Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0616_AVS_201401264387 » ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno
	Professor:
	ROBERTO TARANTINO
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 09/12/2017 10:21:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201401997123)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos básicos em Administração de Compras e Suprimentos, seguem as seguintes afirmativas:
I. Não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter o maior número de vantagens possível focando também o custo benefício que sua operação gerará para a empresa e seu futuro no mercado.
II. O gestor de compras deve, sob quaisquer circunstâncias, decidir com base no custo. Ele deve ter feeling para saber o que é importante para a organização, de modo que, dentro de um contexto voltado para aquisições e suprimentos, compre o mais barato, não importando a qualidade e a relação custo x benefício.
III. A administração estratégica de compras é uma atividade fundamental para uma gestão eficaz das empresas e que influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os seus clientes, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização ou empresa.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	I
	
	III
	 
	I e III
	
	I, II e III
	
	II
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401529665)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A compra não é um fim em si mesma, e tem como função principal coordenar a sua atividade, aliada e em sintonia com outras importantes fases desenvolvidas pela organização. Além disso, a atividade de compra implementa o trabalho dos outros departamentos, pela aquisição de insumos necessários para a realização dos trabalhos finalísticos da organização. Sobre o papel de compras e de seus profissionais, NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Um comprador proativo tenta estabelecer parcerias com o fornecedor, que permitam compartilhar ideias e conhecimento necessários para o fechamento de uma boa compra.
	
	Compras desempenha um papel importante na realização dos objetivos estratégicos das organizações, devido à sua capacidade de afetar a qualidade e entrega de produtos ou serviços essenciais que serão utilizados.
	
	Para que o comprador tenha um desempenho satisfatório, faz-se necessário um aprimoramento de suas competências e qualificações, que se consegue por meio do acúmulo de conhecimento e capacitação.
	 
	Um comprador deve se preocupar unicamente com a conclusão de uma compra, sem avaliar o impacto dessa operação em relação aos demais processos integrados à cadeia produtiva ou operativa das organizações.
	
	Um comprador deve levar em consideração, na sua decisão final de compra, as opiniões e sugestões dadas pelos requisitantes dos produtos ou materiais solicitados, pois elas contribuem e motivam os atores envolvidos, além de aperfeiçoar os aspectos técnicos, provocando um constante aperfeiçoamento dos métodos e das atividades de compras.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401997122)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos básicos em Administração de Compras e Suprimentos, seguem as seguintes afirmativas:
I. As atividades de decisões estratégicas em compras são aquelas que envolvem uma série de fatores, como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços, serviços e mudanças na demanda, entre outros.
II. A aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros.
III. Para uma organização ser cada vez mais competitiva, o papel das compras nas decisões estratégias das empresas não deve ser fundamental no planejamento estratégico, tendo em vista que esta área, apesar de desempenhar um papel importante dentro da empresa, não demanda muita importância em relação a outras áreas.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	III
	 
	I e II
	
	II
	
	I, II e III
	
	I
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401337784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No cenário atual as empresas buscam profissionais que possuem diferenciais em sua qualificação e atuação. Para que o profissional seja valorizado no mercado de trabalho é essencial que esteja atualizado com os métodos e técnicas para a realização do seu trabalho, além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter plena consciência da sua importância no contexto geral da organização, não limitar-se em fazer suas atividades rotineiras, mas ser crítico na busca contínua pelo aperfeiçoamento e pela melhoria dos resultados efetivos para a empresa. Sabendo que a atividade de Compras assumiu um papel estratégico nas empresas para a geração de lucro, um profissional de Compras deve:
		
	 
	Trabalhar com fornecedores qualificados, conhecer o desempenho dos fornecimentos recebidos, estabelecer relações de parcerias com os fornecedores, realizar as cotações para fomentar a competitividade entre os fornecedores, administrar os níveis de estoque de maneira lógica e fundamentada para evitar custos desnecessários e também não permitir a interrupção da operação por falta de matéria-prima ou outro componente, questionar as solicitações de compras para evitar a compra desnecessária de itens, buscar constantemente alternativas que proporcionem a redução de custo sem comprometer outros aspectos (qualidade, prazo, garantia, entre outros), interagir com os demais setores da empresa para alinhar a atuação de Compras, praticar o benchmarking.
	
	Reduzir os estoques ao máximo, independente da consequência que isto trará para a empresa, afinal a responsabilidade do comprador é comprar, e estoques custam muito, além de que o comprador é quem será cobrado se os estoques estiverem altos.
	
	Optar "sempre" pelo menor preço, afinal é isso o que a empresa espera de um profissional de Compras.
	
	Comprar tudo o que é solicitado, rapidamente, afinal o solicitante da compra é o responsável por analisar a necessidade real de comprar o item que está solicitando. Cabe ao setor de Compras atender prontamente a solicitação, assim o solicitante irá perceber que o setor de Compras é altamente eficiente e ágil.
	
	Decidir sozinho tudo o que se refere às Compras, afinal os outros setores fazem as requisições e a partir daí não têm que se intrometer no processo de Compras porque não entendem nada deste assunto e só dificultam o trabalho, principalmente o pessoal da Qualidade. Cada um cuida do seu trabalho, o setor de Produção só produz, o setor de Engenharia desenvolve o processo e o produto, o setor de Vendas se preocupa em vender os produtos para os clientes e o setor de Compras é quem realiza o trabalho de comprar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401990019)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todas são benefícios operacionais do EDI, EXCETO:
		
	
	Diminuição de erros
	
	Redução do custo de material de escritório
	
	Redução de custos administrativos
	 
	Redução do custos associados aos estoques
	 
	Aumento da competitividade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401866815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as opções abaixo apresentamos os principais problemas na gestão de uma cadeia de suprimentos EXCETO:
		
	
	Processos.
	
	Organização.
	
	Pessoas.
	
	Sistemas.
	 
	Localização.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401556987)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual custo NÃO é diretamente proporcional ao volume de material estocado?
		
	
	Custo de deterioração
	 
	Custo da locação do depósito
	
	Custo de obsolescência
	 
	Custo de capital de giro
	
	Custo de armazenagem
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401526192)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todos são indicadores de desempenho da gestão do estoque, EXCETO:
		
	
	Nível de serviço ao cliente
	
	Giro de estoquesCobertura de estoques
	 
	Acuraria dos estoques
	 
	Análise ABC
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401342008)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há casos de empresas que o gerente de produção é também o responsável pelos estoques e, nesse caso, os estoques serão encarados por ele como meios de ajuda a sua meta principal: a produção. Fato que poderá ocasionar em estoques exagerados que, sob a ótica financeira e da produção sobre manutenção de estoque, representam:
		
	
	Financeira: Entregas rápidas, juros perdidos. Produção: Desconto sobre as quantidades a serem compradas, menor risco de obsolescência
	
	Financeira: menor risco de perda e obsolescência, redução dos custos operacionais. Produção: nenhum risco de aumento do custo operacional, baixos lotes de produção.
	
	Financeira: redução dos riscos da falta de matéria-prima, aumentos de juros perdidos. Produção: Entregas mais rápidas, grandes lotes de fabricação.
	 
	Finaceira: maior risco de perdas e obsolêscencia, aumento do custo de armazenagem. Produção: nenhum risco de falta de materiais, grandes lotes de fabricação.
	
	Financeira: Descontos sobre as quantidades a serem compradas, redução dos gastos. Produção: Entregas rápidas, boa imagem melhores vendas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401343604)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentro de uma organização o planejamento e controle adequados de estoques é um objetivo perseguido e que ganhou ênfase com a globalização. É correto afirmar que o planejamento e controle de estoque consiste em:
		
	
	Definir o maior estoque para garantir a continuidade da produção e o controle garantir o excesso contínuo de material para evitar faltas, maior aplicação de capital e garantir um estoque fixo permanente.
	
	Definir o estoque mínimo para as necessidades das empresas, e o controle visa alcançar a lentidão no atendimento, garantindo segurança, maior aplicação de capital de giro e rotatividade das pessoas.
	
	Definir o nível intermediário de estoques às necessidades da empresa, e o controle visa garantir a média do estoque, mantendo alta rotatividade, menor investimento de capital e garantir estoque fixo.
	
	Definir estoque e risco às necessidades da empresa, e o controle visa garantir revisões periódicas à manutenção dos níveis mínimos de estoque, menor aplicação de recursos humanos e estabilidade do estoque.
	 
	Definir o estoque ideal para as necessidades da empresa, e o controle visa rapidez no atendimento, menor aplicação do capital de giro e rotatividade do estoque.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes