Buscar

15 Reflexões de Nietzsche que qualquer pessoa deveria conhecer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

15 Reflexões de Nietzsche que qualquer pessoa deveria conhecer
Com o uso de muitas metáforas e ironias, Friedrich Nietzsche (1844 - 1900) é um dos filósofos mais icônicos da Era Moderna. 
Com pensamentos e reflexões polêmicas, as ideias nietzschianas podem ter mais de um século, mas não deixam de ser muito atuais. Aliás, aposto que muitos dos conceitos deste filósofo alemão já fazem parte da sua vida sem que você sequer notasse!
Quer conferir? Então veja a seleção que fizemos com algumas reflexões do autor de "O Anticristo" e "Assim Falava Zaratustra".
Seja um superhomem
O QUE NÃO PRROVOCA MINHA MORTE FAZ COM QUE EU FIQUE MAIS FORTE.
Friedrich Nietrzsche
Você pode nunca ter ouvido falar do Nietzsche, mas com certeza conhece e aplica as suas ideias. Um exemplo? A frase acima. A ideia do filósofo é mostrar como somos capazes de aprender e ficar mais fortes emocionalmente a partir das nossas experiências de vida, incluindo (e principalmente) as mais difíceis e dolorosas.
Não oprima o amor
AQUILO QUE SE FAZ POR AMOR ESTÁ SEMPRE ALÉM DO MAL.
O filósofo alemão era um crítico fervoroso da chamada "moral cristã". Para Nietzsche, as pessoas eram boas por medo de sofrerem com as punições da Igreja e não apenas pela natureza de serem boas.
Assim, Nietzsche acreditava que viver uma vida de amor, explorando o sexo e o corpo, por exemplo, não deveria ser algo a ser oprimido, mas sim explorado e sentido. O amor está para além do bem e do mal, ou seja, é uma coisa tão forte que não deve ser medida ou censurada, apenas vivida.
Uma questão de perspectiva...
QUANTO MAIS NOS ELEVAMOS, MENORES PARECEMOS AOS OLHOS DAQUELES QUE NÃO SABEM VOAR.
As pessoas que se recusam a amadurecer o modo como enxergam o mundo ao seu redor e não deixam que cresçam as "asas da sabedoria", que a vida dá ao longo dos anos, nunca conseguirão ver a imensidão e diversidade das coisas. 
E essas mesmas pessoas são aquelas que não te compreenderão e te menosprezarão quando você conseguir "levantar voo". Elas não fazem isso por inveja (não a maioria, pelo menos), mas simplesmente porque não conseguem ver para além do horizonte limitado que construíram. 
A certeza em meio a tantas incertezas
EU NÃO SEI O QUE QUERO SER MAS SEI MUITO BEM O QUE NÃO QUERO ME TORNAR
No que você se recusa a se transformar? Pense nisso.
Acredite na pessoa que você é
SÓ SE PODE ALCANÇAR UM GRANDE ÊXITO QUANDO NOS MANTEMOS FIÉIS A NÓS MESMOS.
Isso não significa ser um indivíduo fundamentalista ou fechado ao novo (como falamos no tópico mais acima), mas sim acreditar nas suas capacidades, na sua identidade e na pessoa que você é!
Não deixe que modelos institucionalizados que pregam o preconceito, a discriminação e a intolerância sejam responsáveis por te mudar. Lutar contra a corrente é muito difícil, mas quando conseguimos os resultados podem ser verdadeiramente incríveis!
O amor é o centro de tudo.
AMAMOS A VIDA PORQUE ESTAMOS ACOSTUMADOS À VIDA, MAS A AMAR. HÁ SEMPRE UMA LOUCURA NO AMOR MAS TAMBÉM HÁ SEMPRE UMA RAZÃO NA LOUCURA.
Os pensamentos mais simples já foram ideias complexas para o mundo.
Os maiores acontecimentos e pensamentos são os que mais tardiamente são Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades
compreendidos.
Friedrich Nietzsche
Galileu, Copérnico, Beethoven, Darwin, Einstein... Vários dos grandes gênios da história da humanidade compreenderiam muito bem a mensagem de Nietzsche. 
Como falamos antes, quando as pessoas se fecham para novas possibilidades, limitam a sua curiosidade e imaginação, tudo o que for novo, diferente, inovador passa a ser visto com desprezo. 
As pessoas simplesmente não conseguem entender aquilo que está para além da sua visão fútil e míope sobre a vida. 
O caminho para o sucesso é árduo e cansativo mas vale muito a pena
A VIDA VAI FICANDO CADA VEZ MAIS DURA PERTO DO TOPO.
Costuma-se dizer que para quem está "exausto", os últimos passos são sempre os piores. Ao trilharmos o caminho rumo aos nossos objetivos, enfrentamos mil e uma barreiras e cada "passo" se torna mais exigente. 
E é quando as coisas começam a apertar e a vontade de desistir se torna insuportável que você deve fortalecer a sua firmeza e determinação. Esta não é uma tarefa fácil, eu sei... Apenas com muita ousadia e força de vontade é que atingimos os nossos objetivos!
As verdades não são encontradas na certeza absoluta
AS CONVICÇÕES SÃO INIMIGAS MAIS PERIGOSAS DA VERDADE DO QUE DAS MENTIRAS.
Não tente descobrir a verdade baseando-se unicamente nas suas convicções, principalmente aquelas que estão fundamentadas nos conceitos da "moral cristã". Esta era uma das reflexões mais defendidas por Nietzsche, que acreditava ser dispensável as "falsas promessas" feitas pela religião para podermos vislumbrar uma melhor ideia sobre nós mesmos.
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.
Fazer grandes coisas é difícil; mas comandar grandes coisas é ainda mais difícil.
Friedrich Nietzsche
Cuidado com as prioridades que você tem na vida...
QUANDO SE OLHA MUITO TEMPO PARA O ABISMO, O ABISMO OLHA PARA VOCÊ.
Não devemos nos gastar com sentimentos degradativos, como o ódio, a inveja e a vingança... Quanto mais tempo passamos olhando nos olhos dessas emoções, mais e mais somos consumidos por elas.
Encarando a vida com os olhos de uma criança.
O HOMEM CHEGA A SUA MATURIDADE QUANDO ENCARA A VIDA COM A MESMA SERIEDADE QUE UMA CRIANÇA ENCARA UMA BRINCADEIRA.
Para Nietzsche, as convicções rígidas e inflexíveis são os piores inimigos das pessoas, pois impedem que alcancem o amadurecimento para alcançar novos êxitos e conquistas na vida.
A curiosidade e a imaginação fértil - que são tão típicas das crianças - devem ser mantidas ainda na vida adulta, pois é graças a isso que conseguimos nos tornar mais criativos e produtivos! 
Encarar a vida como uma criança não significa ser ingênuo, mas sim ter a capacidade de enxergar o mundo com mais cores, tons e possibilidades, ok?
O caráter forte que leva à estupidez
Quando se toma a resolução de tapar os ouvidos mesmo aos mais válidos argumentos contrários, dá-se indícios de caráter forte. Embora isso também signifique eventualmente a vontade levada até a estupidez.
Friedrich Nietzsche
Como já dissemos, manter-se fiel a si mesmo é importante, mas sem ignorar as possibilidades e inúmeros ângulos que existem no mundo. Não tome uma verdade como totalmente absoluta. Saiba ouvir e, principalmente, refletir sobre tudo!
Só você pode vencê-lo.
O inimigo mais poderoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo
Coisas que somente um (re)encontro proporciona.
É PRECISO SABER PERDER-SE AUNDO QUEREMOS APRENDER ALGO DAS COISAS QUE NÓS PRÓPRIOS NÃO SOMOS.
O caminho rumo ao autoconhecimento é cheio de altos e baixo, mas principalmente coberto por uma espessa camada de incertezas. Apenas com coragem e determinação em querer "perder-se", ou seja, se aventurar em terrenos inexplorados, é que conseguirá encontrar as respostas que deseja!
E então, quais os sentimentos e pensamentos que as ideias de Nietzsche desperta em você? Compartilhe a sua opinião com a gente!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes