Buscar

Por que o SUS se diz "Sistema" e "Único"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 
Com suas palavras, explique porque o SUS se diz “Sistema” e “Único”.
O Sistema Único de Saúde é entendido assim por envolver e unificar um conjunto de instituições, unidades, serviços e subsistemas ligando-as entre si com um objetivo em comum (SOUZA, 2012). As instituições são dos três níveis de governo, União, Estados e Munícipios, e também de instituições privadas contratadas pelo poder público. Isso pode ser observado no Art. 198., em que os serviços de saúde formam uma rede regionalizada e hierarquizada formando o sistema único (CARVALHO & BARBOSA, 2012). 
No Brasil não há outro sistema de saúde igual ao SUS, ele está previsto na Constituição brasileira como único e apresenta também os mesmo princípios e diretrizes em todos os lugares do país. Somente o SUS prevê acesso universal, igualitário e de participação popular para todas as pessoas vivendo em território brasileiro, sendo esse acesso definido como um direito de qualquer cidadão e obrigação do estado (MS, 2000).
Toda a história para construção e realização do SUS é único, cada movimento social, cada conflito, leis, políticas de saúde e gestão descentralizada são únicos, e tudo isso a forma um sistema impar no mundo. 
Referências:
CARVALHO, A. I.; BARBOSA, P. R. Políticas de Saúde: Fundamentos e Diretrizes do SUS. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012. 
Ministério da Saúde (MS), SUS Princípios e conquistas, 2000. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_principios.pdf. Acesso em: 23 de Novembro de 2017. 
SOUZA, A. C. Os sistemas de saúde no Brasil e no mundo. UNA-SUS. UFCSPA, 2012.

Continue navegando