Buscar

Ética e Moral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ética e Moral… Você sabe a diferença?
– Uma palavra sobre Ética e Moral
Ética e Moral são duas palavras muito utilizadas nos dias de hoje, mas mesmo assim, apenas uma minoria da população realmente compreende esses termos, que muitas vezes se confundem em seus sentidos sendo interpretados muitas vezes como sinônimos. Esta interpretação, no entanto, é equivocada e apesar de estarem inseridas num contexto comum (as atitudes no meio social), possuem sentidos diferentes, e são aplicadas em momentos diferentes do cotidiano, sendo, hoje, utilizadas enormemente quando se fala de política, e autoridades.
Mas esses termos se estendem muito mais do que a esses dois exemplos. Ética e Moral estão presentes em cada uma de nossas ações, uma pessoa usando a internet tranquilamente em sua casa pode agir de forma antiética e/ou imoral.
Mas onde estão a ética e a moral nos dias de hoje?
A Ética e a Moral estão presentes em cada uma de nossas ações, tanto individualmente quanto em relação a outra pessoa ou grupo. Você pode ser imoral ao copiar um artigo de um blog e postar em sua página como de sua autoria, mesmo que ninguém nunca descubra você agiu de forma imoral. Você pode ser antiético ao não passar um recado que prejudicaria um colega de trabalho. E assim podemos ter vários outros exemplos práticos que acontecem com freqüência no nosso dia-a-dia e que muitas vezes, nós mesmos cometemos.
Mas então… Ética e Moral são a mesma coisa, não?
Não. Vamos voltar aos exemplos anteriores. Quando você copia um artigo de um blog e coloca em sua página da web como se fosse seu, esta agindo de forma imoral e antiética, mas não as duas juntas, esta sendo imoral ao não dar ao autor seus direitos autorais, roubando sua obra, e esta sendo antiético porque esta atitude pode vir a prejudicar o autor real do texto, e quase sempre prejudica. Mas se você ainda acha que isso tudo é a mesma coisa vamos ao outro exemplo. Você não passa um recado e isso prejudicou seu colega de trabalho, é uma atitude antiética porque você agiu de forma negligente para com outra pessoa, não se importou com o que aconteceria com ela caso você não desse o recado, e como resultado ela foi prejudicada. Mas isso foi imoral? Não. Pois não há nada que o obrigue a dar um recado a outra pessoa, a não ser sua consciência, certo?
Mas afinal, o que é Ética e o que é Moral? Como diferencia-las?
Este é o ponto chave que todas as pessoas precisam entender profundamente. O que é ética e o que é moral, pois assim saberão os dois valores básicos para se conviver com o outro, e no processo que é muito simples, aprenderá também a diferenciá-los. Danilo Melo, com referencias de Arnold Toynbee, cita em seu blog duas frases muito interessantes a respeito disso: “A moral preocupa-se com o CERTO e o ERRADO.” E a ética “preocupa-se com o BEM e o MAL.”.
Ainda está difícil diferencia-los? Vamos aplicar alguns conceitos básicos e exemplos bem práticos sobre estes dois termos que facilitarão a compreensão.
Moral – A Moral se refere às normas e leis que regem uma sociedade. Ela muda de local para local, de época para época e de cultura para cultura, de forma que se casar com mais de uma mulher no Brasil vai contra a legislação, logo vai contra as normas e leis da sociedade brasileira sendo assim, imoral. Mas em países árabes, por exemplo, a poligamia é permitida e exercida, lá isso é algo moral. Na sociedade urbana é imoral andar nu, é um atentado ao pudor, previsto por lei, mas numa sociedade de índios (principalmente se estes não tiveram contato com o homem urbano, o que já é muito difícil hoje em dia), é algo natural, é moral.
Ética – A Ética se refere ao meu comportamento em relação com o outro, se o que eu faço é bom tanto para mim quanto para o outro estou sendo ético. Um exemplo prático do dia-a-dia onde a maioria se comporta de maneira antiética. Se você encontra uma carteira na rua, vê que ela tem identificações e até endereço do dono, por ética deveria ir até o endereço e devolver a carteira, certo? Mas fazemos mesmo isso? A maioria das pessoas ficaria com a carteira mesmo assim, e ainda se livrariam dos documentos e de qualquer coisa que provasse que a carteira não era dele. Isto é uma postura antiética.
Agora você vê a diferença? Ética e Moral andam muito juntas (ou deveriam andar), mas moral é moral e ética é ética, e uma coisa pode ser ética, mas não moral, e vice-versa. As legislações tentam, mesmo que não conseguindo sempre, normatizar conceitos éticos. Estes estão firmados no caráter humano, de forma que o homem sabe o que é ético, mesmo optando por não realiza-lo. Mas vamos supor outra situação. Você foi e devolveu a carteira porque é a lei de Deus e você quer ir para o céu. Aqui, você agiu de forma moral. Logo, ao discernir entre ético e moral, devemos também levar em conta fatores do individuo. Porque estou fazendo isso? Porque é o certo ou porque isso me trará benefícios? (ou evitará punição ou algo do tipo). Lembre-se, ética é você e o outro, esqueça leis, normas, se você ainda assim faria do mesmo jeito por respeitar a pessoa que é o outro em todos os aspectos, então você foi ético. Se fez porque é o que a sociedade te diz que deve fazer, você foi moral.
– Características de Ética e Moral
Para finalizarmos esse assunto, vamos expor características da ética e da moral.
A moral tem um caráter:
Prático imediato
Restrito
Histórico
Relativo
Pressupõe punição quando desobedecida
Enquanto que, na ética, temos:
Reflexão filosófica sobre a moral
Tentativa de justificar a moral
O objeto é o que guia a ação
O objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana

Outros materiais