Buscar

Determinação de pasta de consistência normal

Prévia do material em texto

Materiais de Construção
Determinação de pasta de consistência normal
Aluno: Icaro Will Celestino Caetano
Curso: Edificações S-2
Turno: Noite
Professor: José Ramalho
29/11/2017
SUMÁRIO
1.__________________________________Objetivo
2.__________________________________Equipamentos
3.__________________________________Materiais Utilizados
4.__________________________________Execução dos Ensaios
5.__________________________________Calculos
6.__________________________________Resultados
7.__________________________________Referências
OBJETIVO
Neste relatório estarei apresentando os resultados do ensaio realizado no dia 29 de novembro deste ano. Trata-se do ensaio de determinação da pasta de consistência normal relativo ao cimento Portland. A pasta de consistência normal é toda aquela preparada com uma quantidade de água suficiente para lhe proporcionar uma consistência padrão. Ela é normal quando a sonda de Tetmajer do aparelho de Vicat penetra na pasta até uma distância de 6 mm ± 1 do fundo. O valor do ensaio é apresentado em termos de relação água/cimento em porcentagem. Indica o quanto um cimento irá demandar água para produzir um concreto trabalhável.
O cimento Portland apresenta propriedades físicas relacionadas ao seu comportamento quando utilizado tanto para a elaboração de concretos, quanto para argamassas. Essas propriedades devem se adequar aos padrões e métodos especificados nas normas regentes, com propósito de oferecer qualidade para os fins de utilização do produto e também o controle do mesmo. 
O aumento da finura diminui a exsudação e os tipos de segregação, melhora a resistência, em particular a resistência da primeira idade, aumenta a trabalhabilidade, a impermeabilidade e a coesão. O valor do ensaio é apresentado em termos de relação água/cimento em porcentagem. Indica o quanto um cimento irá demandar água para produzir um concreto trabalhável. É também utilizado para o ensaio de determinação dos tempos de início e fim de pega do cimento (NBR NM 65:2002).
EQUIPAMENTOS
Balança com precisão
Peneira 200
Argamassadeira mecânica.
Espátula metálica.
Espátula de borracha.
Béquer.
Molde troncocônico de vidro ou acrílico.
Aparelho de Vicat, com a agulha de Vicat.
MATERIAIS UTILIZADOS
Cimento CP2-Z32RS: Amostra coletada do Campus do IFCE Fortaleza e preparada de acordo com a NBR NM 65 e água.
 4. EXECUÇÃO DOS ENSAIOS
Preparar uma pasta com 500 g de cimento e quantidade de água obtida no ensaio de determinação da água da pasta consistência normal, de acordo com NM43. Colocar na cuba do misturador mecânico a quantidade de água, adicionar lentamente o cimento previamente pesado. Acionar o cronômetro e aguardar 30 segundos. Ligar o misturador em velocidade baixa durante 30 segundos, desligá-lo e raspar as paredes da cuba com a espátula de borracha, fazendo com que toda a pasta a elas aderida fique no fundo; realizar essa operação em 15 s.
Ligar o misturador em velocidade alta durante 60 s. Imediatamente após a mistura, fazer a moldagem,  colocando  uma única quantidade de pasta no molde troncocônico e assentando com a placa de vidro colocada sobre superfície plana. Efetuar o rasamento.
CALCULOS
Ao fazer o ensaio tomamos o cuidado de promover a saída das bolhas de ar eventualmente retidas na pasta por meio de suaves golpes na placa e procedemos à rasadura do topo do molde, removendo o excesso de pasta com uma espátula que é deslocada, com movimentos de vaivém perpendiculares ao seu deslocamento.
Foram feitas três tentativas com 500g de cimento para obter a consistência normal da pasta;Tabela 01 – Determinação da pasta de consistência normal
	
	Quantidade de água (g)
	Quantidade de cimento (g)
	Índice de consistência
	1ª tentativa
	145
	500
	24 mm
	2ª tentativa
	150
	500
	19 mm
	3ª tentativa
	155
	500
	10 mm
	4ª tentativa
	160
	500
	9 mm
	5ª tentativa
	165
	500
	5 mm
	6ª tentativa
	170
	500
	4 mm
A determinação da consistência normal da pasta de cimento foi feita a partir da seguinte equação, onde:
= Massa de água utilizada para obtenção da consistência normal, em g.
= Massa de cimento utilizada, em g.
A determinação da consistência normal da pasta de cimento não pôde ser obtida, apesar das quatro tentativas, por exiguidade de tempo e término do horário de aula. Para a determinação do tempo de pega será utilizado os dados de outro grupo que conseguiu finalizar o ensaio com sucesso.
RESULTADOS
As propriedades de uma pasta dependem das características do cimento, fator água-cimento e grau de hidratação. O ensaio da determinação da pasta de consistência normal foi devidamente executado conforme norma o que nos dá fins comparativos.
REFERÊNCIAS
NBR NM 43

Outros materiais