Buscar

Apol 4 controle interno e externo da administração e gestão de políticas públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 4 
Questão 1/5 - Gestão de Políticas Públicas
As decisões de um governo são decorrentes de um jogo social de vários atores ou stakeholders. Cada um deles quer fazer valer seus interesses – tanto no sentido de se beneficiar com as ações governamentais como não ter os seus interesses prejudicados. Os stakeholders agem segundo suas preferências e interesses e pretendem influir, condicionar, bloquear ou ativar as decisões públicas utilizando todo tipo de recursos.  (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 179/180).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta que define sobre “análise de interesses” ou “análise de stakeholders”.
 
Nota: 20.0
	
	A
	É uma ferramenta utilizada para identificar e analisar as relações de interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições) envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de gestão de políticas públicas
Você acertou!
É uma ferramenta utilizada para identificar e analisar as relações de interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições) envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de gestão de políticas públicas.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 180.
	
	B
	É uma ferramenta utilizada não para identificar, mas sim somente para analisar as relações de interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições) envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de gestão de políticas públicas
	
	C
	É uma ferramenta que nem identifica e nem analisa as relações de interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições) envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de gestão de políticas públicas
	
	D
	É uma ferramenta que identifica e analisa as relações de interesses dos particulares não envolvidos nos processos de formulação e de gestão de políticas públicas
	
	E
	É uma ferramenta que somente identifica, mas não analisa, as relações de interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições) envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de gestão de políticas públicas.
Questão 2/5 - Gestão de Políticas Públicas
Ainda que outras ferramentas e métodos possam ser incorporados aos diversos processos envolvidos na gestão de políticas públicas, foram apresentadas quatro principais ferramentas no capítulo 5, ”Ferramentas para Formulação e Gestão”, as quais constituem um conjunto coerente e suficiente para um adequado suporte ao processo de identificação, escolha, formulação e demais aspectos envolvidos na gestão de políticas públicas. (QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 190)
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que contempla todas as principais quatro ferramentas apresentadas na bibliografia base da disciplina.
Nota: 20.0
	
	A
	matriz de decisão; análise de pessoal; árvore de soluções; marco ilógico
	
	B
	matriz de deliberação; análise de interesses; árvore de problemas; marco ilógico
	
	C
	matriz de decisão; matriz de deliberação; árvore de soluções; marco ilógico
	
	D
	matriz de deliberação; análise de pessoal; árvore de soluções; marco ilógico
	
	E
	matriz de decisão; análise de interesses; árvores de problemas e soluções; marco lógico.
Você acertou!
Ainda que outras ferramentas e métodos possam ser incorporados aos diversos processos envolvidos na gestão de políticas públicas, as principais ferramentas apresentadas neste capítulo - matriz de decisão; análise de interesses; árvores de problemas e soluções; marco lógico - constituem um conjunto coerente e suficiente para um adequado suporte ao processo de identificação, escolha, formulação e demais aspectos envolvidos na gestão de políticas públicas.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 190/191)
Questão 3/5 - Gestão de Políticas Públicas
A árvore de problemas é uma ferramenta que possibilita uma melhor delimitação do problema e a identificação das principais causas de sua existência ...
... Assim, a correta identificação e a delimitação do problema focal a ser enfrentado são o passo inicial na construção da árvore de problemas. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 173/174.
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise as proposições abaixo com V para (Verdadeiro) ou F para (Falso) com relação a árvore de problemas.
(  ) a técnica da árvore de problemas permite identificar relações de causalidade entre os diversos problemas envolvidos em uma situação.
(  ) a técnica da árvore de problemas possibilita ordenar os problemas de modo a facilitar a identificação e a formulação do problema central ou focal.
(  ) a técnica da árvore de problemas situa o problema principal ou focal no centro do diagrama, como um tronco de árvore.
( ) a técnica da árvore de problemas situa os demais problemas, os fatores relevantes, as causas e os efeitos no lugar que seriam das raízes e galhos.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, V, V, V
Você acertou!
A técnica da árvore de problemas permite identificar relações de causalidade entre os diversos problemas envolvidos em uma situação e possibilita ordenar os problemas de modo a facilitar a identificação e a formulação do problema central ou focal ... O problema principal ou focal situa-se no centro do diagrama, como um tronco de árvore, enquanto os demais problemas, os fatores relevantes, as causas e os efeitos assumem no diagrama o lugar que seria das raízes e galhos.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 174.
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	V, F, V, V
Questão 4/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
A ação popular é um meio constitucional de o cidadão realizar diretamente o controle sobre a administração pública, invalidando os atos e contratos ilegais e lesivos ao patrimônio público. Além da ação popular, existem outras maneiras de participação do cidadão, que são o mandado de segurança, o sufrágio universal, o referendo e o plebiscito. (CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel - Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: Editora Intersaberes 1ª. Edição 2012).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise se os itens a seguir contemplam a definição para mandado de segurança.
I - Pode ser concedida à pessoa física ou à jurídica.
II - É utilizado quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
III - É um processo que depende da autorização da população
IV - Somente é concedida à pessoa física. 
Assinale a alternativa que apresenta somente os itens verdadeiras:
Nota: 20.0
	
	A
	II –III
	
	B
	II – IV
	
	C
	I– II
Você acertou!
Mandado de Segurança - Concedido à pessoa física ou à jurídica para dar proteção, nos termos do inciso LXIX, artigo 5º da Constituição Federal, “quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público” (BRASIL, 1988). 
Referência: CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J.  Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 171.
	
	D
	III - IV
	
	E
	I - III
Questão 5/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
A independência e a imparcialidade são característicasfundamentais para um controle eficiente que, muitas vezes, só é alcançado quando uma instituição independente e autônoma o executa. (CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel - Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: Editora Intersaberes 1ª. Edição 2012).
Com base na bibliografia básica, nas leituras realizadas e no texto acima, sabe-se que a Constituição Federal de 1988 instituiu o controle externo como função do Tribunal de Contas em auxílio ao Poder Legislativo.
Então, em relação ao Tribunal de contas, assinale a única alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	São órgãos Independentes e autônomos e estão sujeitos, exclusivamente, à lei, e não a ordens ou instruções políticas.
Você acertou!
A Constituição Federal de 1988 instituiu o controle externo como função do Tribunal de Contas em auxílio ao Poder Legislativo. Os tribunais de Contas são órgãos independentes e autônomos e estão sujeitos, exclusivamente, à lei, e não a ordens ou instruções políticas.
Referência: CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel - Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: Editora Intersaberes 1ª. Edição 2012, pp. 145-146.
	
	B
	São órgãos que dependem de autorização das instituições políticas para sua atuação.
	
	C
	São órgãos independentes, mas que dependem de autorização da vontade popular para sua atuação.
	
	D
	São órgãos independentes que não estão sujeitos a legislação.

Outros materiais