Buscar

APOL Prática Profissional Ciência, Educação e Tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL
Questão 1/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de uma entrevista com Léa Fagundes sobre inclusão digital:
“Nova Escola - O que a senhora diria a um professor que nunca usou um computador e precisa incorporar essa ferramenta em sua rotina de trabalho? 
Léa Fagundes - Que não tenha medo de errar nem vergonha de dizer ‘não sei’ quando estiver em frente a um micro. O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos. O professor só vai descobrir isso quando se deixar conduzir pela curiosidade, pelo prazer de inventar e de explorar as novidades, como fazem as crianças”.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a necessidade de o professor inserir-se no universo da inclusão digital, analise as proposições a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.   (F) Ligar e desligar um equipamento para utilizá-lo em sala de aula já é uma verdadeira inclusão digital do professor.
II. (F) O professor precisa entender que o uso das tecnologias apresenta grandes possibilidades, que estão diretamente relacionados à presença das tecnologias na escola.
III. (V) É necessário que o professor compreenda que a boa utilização das tecnologias na educação pode oportunizar novas formas de pensar o currículo.
IV. (V) É importante que o professor perceba a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
D F – F – V – V
Apenas saber ligar e desligar um equipamento não implica uma verdade inclusão digital. Para ser considerado incluído, é necessário que o professor compreenda que: ~uma boa utilização das tecnologias na educação pode propiciar a criação de novas formas de relação pedagógica, de novas formas de pensar o currículo e, portanto, pode também conduzir a mudanças no ambiente escolar; ~o uso das tecnologias na educação tem um potencial enorme, que não está diretamente relacionado à presença da máquina, mas, sim, à do professor que firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando, assim, a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem. Nesse sentido, é necessário que o professor entenda a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática, que se contrapõe a qualquer tendência que a direcione ao tecnicismo, à coisificação do saber e do ser humano. (P.49-50).
Questão 2/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com essas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia como ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode ou não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes”.
Considerando a afirmativa de Cecílio e Santos, pode-se afirmar a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, essa preparação muitas vezes não é adequada ao contexto dos cursos cujo objetivo é a formação de professores para a utilização do computador. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar a respeito da falha de método, isto é, a respeito da contradição entre o que se diz e o que efetivamente se faz nesses contextos de formação, é correto afirmar que essa falha diz respeito ao fato de os cursos sobre tecnologias:
A Não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
Como falha de Método, Moura qualifica a circunstância de que os cursos sobre tecnologias não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com auxílio do computador. (p.79).
Questão 3/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual”.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) instituem que a educação para este século alicerça-se em quatro pilares. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que os quatro pilares da educação são:
E Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998) estabelecem que a educação para este século se sustenta em quatro pilares, que são: 
1) aprender a conhecer: pressupõe combinar uma cultura geral suficientemente extensa e a possibilidade de trabalhar alguns assuntos em profundidade; 
2) aprender a fazer: em que cada pessoa deve adquirir competência que a torne apta para enfrentar diferentes situações; 
3) aprenda a viver com os outros: implica trabalhar em equipe, compreender o outro, perceber a interdependência, realizar projetos comuns e se preparar para gerir conflitos; 
4) aprender a ser: pretende que cada pessoa possa desenvolver melhor sua personalidade, suas capacidades e sua autonomia. (P.25).
Questão 4/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem”.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que a educação bancária privilegia:
D O aluno passivo ao receber o conhecimento.
Nesta aldeia global, o professor ainda se considera um ser superior que ensina a ignorantes. Isso forma uma consciência bancária (expressão usada por Paulo Freire) – o aluno recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do professor. (P. 46).
Questão 5/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o excerto de texto a seguir:
“Educação e tecnologia não são termos teóricos e abstratos, mas dimensões com conteúdos de práticas e de existência vivenciados através da história e retomados hoje em novas perspectivas face aos desafios impostos pelos padrões valorativos do homem moderno e pelas transformações tecnológicas que o envolvem”.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre educação e tecnologia, analise as seguintes asserções:
I. A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola. 
PORQUE
II. A escola poderá manter-se, dessa forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento. 
A respeito dessas asserções, marque a alternativa correta:
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou! 
A assertivaI está correta, pois as autoras do livro-base concordam com Bastos quando diz que a presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e, também, na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas, principalmente, no que se refere à interação humana e aos valores éticos. (P. 22). 
 
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I porque ela afirma que a escola é o único caminho que possibilita o acesso à informação e as autoras do livro-base afirmam que “no cotidiano do indivíduo do campo ou do urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito à construção de conhecimento, preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionalizá-los e desenvolvê-los”. (P.23).

Outros materiais