Buscar

Roteiro TTai Chi Chuan na água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROTEIRO DA AULA DE TAI CHI CHUAN NA ÁGUA
 O tai chi chuan é uma Arte Marcial Chinesa Milenar, cujos benefícios são para os Sistemas: Esquelético, Muscular, Circulatório e Endócrino, por exemplo. Além disso, incentiva a calma mental, o equilíbrio emocional e o bom relacionamento entre as pessoas. O Tai Chi é originalmente feito em solo, porém alguns movimentos podem ser adaptados para a água, de forma lenta e harmônica.
 Esta sequência foi proposta por Kim Haas, profissional norte americana facilitadora da técnica de Tai chi chuan na água, sendo esta sequência destinada a iniciantes.
Orientação inicial: Primeiramente todos irão posicionar-se com as pernas abertas, o tronco e cabeça retos, e irão concentrar-se apenas nos movimentos que serão realizados, no movimento e barulho da água e em sua respiração.
Movimentos laterais de tronco: com as mãos fluindo imergidas e de forma muito lenta. (x3)
Inclinação lateral de tronco: Levar suas mãos pela sua perna muito lentamente em direção aos dedos dos pés através de inclinações laterais de tronco. (x3)
Repetir de ambos os lados.
Inclinação lateral com a cabeça: Fazer movimentos de inclinação lateral com a cabeça (x3 de cada lado)
“Chegar alto”: Esticando as pontas dos pés ao mesmo tempo em que se faz um círculo com os braços, com as palmas juntas ao chegarem à linha média do corpo e vão se distanciando conforme os braços são elevados, se faz no topo um cruzamento rápido dos dedos como espreguiçando e logo se solta deixando os braços descerem, tocarem a água e novamente vão em direção a linha média do corpo. Pode-se fazer com as palmas voltadas para fora. (x5)
Fechar os punhos: e produzir tensão no antebraço o máximo que você puder, próximo ao queixo, abrindo os punhos, juntando as mãos, espalmando as mãos e liberando em círculo para frente, liberando toda a energia. (x5)
Pintar a parede: Elevar os braços de forma relaxada, portanto com as palmas caídas, e descer de forma calma e suave voltando a água, com movimentos da palma como de pintar uma parede. (x3)
NA INSPIRAÇÃO SOBE E NA EXPIRAÇÃO DESCE.
Pintar a parede até o quadril: Elevar os braços de forma relaxada, portanto com as palmas caídas, e descer de forma calma e suave voltando à água, porém dessa vez descer o braço até chegar ao lado dos quadris. (x3)
Pintar a parede até o quadril nas pontas dos pés: Elevar os braços de forma relaxada, portanto com as palmas caídas e ao subir, ficar nas pontas dos pés, e descer de forma calma e suave voltando à água, porém dessa vez descer o braço até chegar ao lado dos quadris. (x3)
Mãos yin yang: de forma harmônica, coloque o braço direito acoplado ao corpo com uma flexão de cotovelo, e o outro braço com uma abdução de ombro e flexão de cotovelo, serão então invertidos os braços juntamente com a rotação de tronco para um lado e para o outro. 
A palma de cima sempre virada para cima. A palma de baixo começa para baixo e depois vira para cima.(x5)
Voltar para o centro do corpo.
 “Brush knee”: Todos virados para a direta, a mão direita fica para cima, e a mão esquerda na linha do joelho, então faz-se uma rotação de tronco até o máximo (do lado esquerdo) e inverte-se as mãos de forma harmônica, porém com a superfície ulnar sendo a primeira a tocar a água e depois toda a mão. O braço pode ir relaxando cada vez mais conforme se faz este movimento e você pode ir observando o movimento que a sua mão faz até tocar a água.
Voltar para o centro do corpo.
 “Ver as nuvens passando”: A mão de cima será a nuvem e irá passar então você acompanha a mão de cima fazendo a rotação do tronco e então no limite se trocam as mãos de forma suave. A mão de baixo passa suavemente sobre a superfície da água.
“Came through tranquility” / Passando pela tranquilidade: Se faz uma rotação de tronco para a direita, as duas mãos estavam juntas em posição de reza, e agora a mão direita irá erguer-se e mover-se para trás junto com o tronco, a mão esquerda continua longitudinal em relação ao corpo. A mão que vai pra trás vai com muita fluidez, com o punho primeiramente para baixo e quando chega ao limite do tronco faz um movimento como de “jogar pra lá”.
Volte para o centro do corpo.
“Gathering heavens and the Earth”/ juntando o céu e a terra: elevam-se os braços formando um grande círculo, as mãos vão descendo e se juntando de forma cruzada para descruzar quando se abaixa na piscina se abrindo para as laterais, o corpo também pode se inclinar um pouco, e então novamente as mãos de cruzam para abrir em cima (ciclo).
Voltar para o centro do corpo, fechar as pernas, agradecer com as mãos em prece e fim.
Sempre orientar: prestar atenção na sua respiração, na postura e nos movimentos da água. 
Preste atenção na agua fluindo entre seus dedos.
Faça suaves inclinações com os joelhos, seguindo o movimento.
Não há jeito errado de fazer o Tai Chi desde que você faça devagar, de forma fluída e relaxada, que é o propósito da técnica.

Outros materiais