Buscar

Questões Psicopato II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Psicopatologia Geral II
1- O sistema de 'vassalagem do ego' passa a orientar toda formulação freudiana sobre o conflito defensivo e reorganiza a nosografia que Freud mostra esta reorganização em uma 'fórmula simples' neste texto, para o que faz devidas ressalvas quanto a simplicidade desta formulação. Discuta sobre o relacionamento entre o ego e o mundo externo, procurando articular com os mecanismos do recalque e da rejeição, exemplificando com "Spider".
2- No texto "A perda da realidade na neurose e na psicose" (1924), Freud, ao abordar o fracasso do recalque como o segundo passo na formação de uma neurose, traz o exemplo, do caso de Elizabeth, uma jovem enamorada do cunhado. Relacione este caso com 'Spider', procurando discutir as diferenças as diferenças e semelhanças entre a psicose e a neurose.
3- No desenvolvimento psicossexual infantil, há uma fusão na relação entre a mãe e a criança. Para que se estabeleça um corte nesta relação dual, é necessária a entrada de um terceiro, fazendo-se a função paterna. Na psicose, há uma falha nesta função. A partir disso, discuta sobre a formação do superego no psiquismo e de como ocorre este aspecto na psicose, procurando relacionar com "Spider."
4- O principal objetivo do artigo "A perda da realidade na neurose e na psicose" (1924) é jsutificar teoricamente um aspecto que, clinicamente, é irrecusável: há de fato perda da realidade também na neurose, assim como alguma forma de contato permanece na psicose. A estratégia de Freud é recorrer á distinção entre o 'processo patogênico' propriamente dito (que já vem discutindo deste o texto "Neurose e Psicose" (1924) e a 'enfermidade manifesta'. Explique tais aspectos no caso da neurose e no caso da psicose, procurando relacionar com o filme "Spider".
5- Em "Neurose e psicose" (1924), com referência á gênese dos delírios, Freud diz que "inúmeras análises nos ensinaram que o delírio se encontra aplicado como um remendo no lugar em que originalmente uma fenda apareceu na relação do ego com o mundo externo". Discuta e explique esta afirmativa, exemplificando com "Spider".
6- Na neurose, assim como na psicose, há a tentativa de substituir uma realidade desagradável por outra mais de acordo com os desejos do indivíduo. Discuta este aspecto, procurando relacionar com o 'delírio' e o 'mundo de fantasia', associando com o filme "Spider".

Outros materiais