Buscar

Apol SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL e Gestão e Mapeamento de Processos

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Para Rezende e Abreu (2000), a informação tem valor altamente significativo e pode apresentar grande poder para quem a possui, indivíduos ou instituição. Ela está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos e tecnologias. É de fundamental importância para uma organização a qualidade da informação adquirida e/ou processada, desta forma, apresenta-se abaixo algumas características da informação:
I - Informação em excesso pode causar sobrecarga de informação.
II - A informação em tempo é enviada quando necessário.
III - A informação não pode ser checada em fontes diferentes.
São corretas apenas as afirmativas:
 
	
	A
	I e II.
Você acertou!
Informação em excesso pode causar sobrecarga de informação. A informação em tempo é enviada quando necessário. A informação pode ser checada com várias fontes (veja item 1.5 p. 28-29). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	Apenas a afirmativa I.
Questão 2/5
“Para as operações de uma organização, são necessários uma série de conhecimentos e habilidades, em todos os níveis da hierarquia organizacional. Os gestores precisam entender a lógica por trás das muitas situações que são vivenciadas pela empresa”. Com este enunciado, estamos falando:
	
	A
	Da dimensão “organização”
	
	B
	Da dimensão “pessoas”
Você acertou!
Habilidades e conhecimentos são os elementos que as pessoas contribuem com as operações.
	
	C
	Da dimensão “tecnologia”
	
	D
	Das dimensões “organização” e “tecnologia”
Questão 3/5
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.  
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise categorizando as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
	
	A
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende-se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08-09).
	
	B
	Cálculo
	
	C
	Condensação
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 4/5
É de conhecimento que uma organização é formada por um grande emaranhado de processos e que o grande desafio é enxerga-los, no entanto, dentro das empresas existe uma classificação destes processos (Gonçalves, 2000 a). Esta classificação compreende os seguintes processos:
	
	A
	Processos primários, gestão por processos e processos secundários
	
	B
	Processos de negócio, processos organizacionais e processos gerenciais.
Você acertou!
Conforme Gonçalves (2000, a), dentro das organizações existe uma classificação que compreende os seguintes processos: processos de negócios (primários), processos organizacionais e processos gerenciais (de suporte), portanto a alternativa correta é a “b”. As demais alternativas misturam conceitos de gestão com tipos de processos.
	
	C
	Processos de negócio, processos administrativos e processos gerenciais.
	
	D
	Processos comportamentais, processos organizacionais e processos de negócios.
	
	E
	Processos de negócio, processos gerenciais e processos de direcionamento
Questão 5/5
Considerando o seguinte conceito existente no Business Process Modeling (BPM): "conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas". Essas atividades e comportamentos são disparados por eventos específicos e compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas, que solucionam uma questão específica. Nesse caso, esse conceito, no BPM, refere-se ao termo:
	
	A
	Mapeamento de Processos
	
	B
	 Visão Sistêmica
	
	C
	 Processo
Você acertou!
algumas vezes ocorre uma mistura de conceitos referentes a processos e mapeamento de processos. Um conjunto de atividades e tarefas são elementos que compõem um processo e o mapeamento é uma ferramenta gerencial e de comunicação que proporcionará uma leitura da condição atual dos processos para que se possa propor as melhorias necessárias.
 
	
	D
	Modelagem;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes