Buscar

Objetiva Materias didaticos

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. Material didático são os “recursos humanos e materiais utilizados para auxiliar e beneficiar o processo ensino e aprendizagem.”(Karling ,1991 apud Barbosa, 2000, p.24).
Porque
II. Esses recursos podem ser encontrados somente no ambiente educacional, incentivando e motivando na busca por novos conhecimentos.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As duas assertivas são verdadeiras, onde a segunda assertiva justifica a ideia apresentada na primeira.
	
	B
	As duas assertivas são falsas.
	
	C
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I. Os recursos podem ser encontrados dentro ou fora do ambiente educacional. Os materiais didáticos podem incentivar a observação e a atenção do aluno sobre o que ocorre ao seu redor, motivando-o na busca por novos conhecimentos. JUSTINO, 2011, p. 111)
 
	
	D
	A assertiva I é verdadeira mas contraria a ideia da assertiva II.
	
	E
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
 
Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
Toda a aprendizagem é significativa quando está inserida de forma ativa na realidade, podendo assim ser utilizada para intervir nesta realidade. Assim o professor, ao apresentar propostas de projetos, desenvolver novas ideias, buscar respostas e resolver problemas aplicando conceitos para situação do contexto educacional, ele estará promovendo atitudes que podem transformar sua prática pedagógica. De acordo com Santos (2000) aprendizagem significativa ocorre através de sete etapas da (re)construção do conhecimento. São etapas que auxiliarão o docente, na promoção da aprendizagem. Quando compreender quais atitudes deverão ser tomadas em cada uma das etapas, terá a possibilidade de favorecer a aprendizagem significativa.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, relacione corretamente as etapas da (re)construção do conhecimento.
( 1 ) O sentir; perceber
( 2 ) O compreender; definir
( 3 ) O argumentar; o discutir
( 4 ) O transformar
( ) O fim último da aprendizagem significativa é a intervenção na realidade. Sem esse propósito, qualquer aprendizagem é ineficaz.
( ) O aluno deve formular uma cadeia de raciocínio através da argumentação.
( ) Toda aprendizagem parte de um significado contextual e emocional
( ) Esclarecer um conceito, onde o aluno deve definir com suas palavras, de forma que o conceito lhe seja claro.
Agora selecione a sequencia correta
	
	A
	1, 3, 4, 2
	
	B
	3, 2, 1, 4
	
	C
	2, 1, 4, 3
	
	D
	4, 3, 1, 2
 
Você acertou!
A aprendizagem significativa ocorre através de sete etapas da (re)construção do conhecimento, como explicita Santos (2000, p. 2):
O SENTIR ,  toda aprendizagem parte de um significado contextual e emocional.
O PERCEBER – após contextualizar, o educando precisa ser levado a perceber as características específicas do que está sendo estudado.
 O COMPREENDER – é quando se dá a construção do conceito, o que garante a possibilidade de utilização do conhecimento em diversos contextos.
O DEFINIR – significa esclarecer um conceito. O aluno deve definir com suas palavras, de forma que o conceito lhe seja claro.
O ARGUMENTAR – após definir, o aluno precisa relacionar logicamente vários conceitos e isso ocorre através do texto falado, escrito, verbal e não verbal.
O DISCUTIR – nesse passo, o aluno deve formular uma cadeia de raciocínio através da argumentação.
O TRANSFORMAR – o sétimo e último passo da (re)construção do conhecimento é a transformação. O fim último da aprendizagem significativa é a intervenção na realidade.
	
	E
	4, 3, 2, 1
Questão 3/10
Leia o texto a seguir
A metodologia científica nos apresenta várias formas de se fazer a pesquisa. “Compreendida como capacidade de elaboração própria, a pesquisa condensa-se numa multiplicidade de horizontes no contexto científico.” (DEMO, 2005, p.18). A pesquisa é considerada um estudo pessoal, apresenta marcas, identidade de quem a realizou, mas também considerada um estudo que precisa ser delineado pelo rigor da metodologia científica. Demo (2000) distingue quatro gêneros de pesquisa, considerando que na prática podemos mesclar todos eles.
Com base nos estudos realizados e na leitura do livro-base, relacione corretamente os gêneros de pesquisa às suas características.
I. Pesquisa teórica
II. Pesquisa metodológica
III. Pesquisa empírica
IV. Pesquisa prática ou aplicada
( ) Questionamento de métodos e procedimentos utilizados e adotados como científicos 
( ) Busca reconstruir teorias, conceitos, ideias etc procurando aprimorar fundamentos teóricos.
( ) Através de intervenções práticas, busca soluções para problemas concretos, transformando em ação concreta os resultados do trabalho. 
( ) O objeto de estudo está relacionado às informações da realidade.
Agora marque a sequencia correta:
	
	A
	III, II, II, I, III
	
	B
	II, I, II, III, II
	
	C
	II , I , IV, III
Pesquisa teórica - Tipo de pesquisa que não esta relacionada à intervenção imediata da realidade, mas tem papel importante e decisivo quando existe condições e possibilidades de intervenção.
Pesquisa metodológica – Esta relacionada ao questionamento de métodos e procedimentos utilizados e adotados como científicos. Fazem parte deste tipo de pesquisa os estudo de paradigmas, métodos e técnicas dominantes de produção científica e as crises da ciência. 
 Pesquisa empírica – Enquanto na pesquisa teórica ocorre a analise de conceitos e teorias, na pesquisa empírica o objeto de estudo esta relacionada às informações da realidade.
 Pesquisa prática ou aplicada – Este tipo de pesquisa esta diretamente ligada à prática para fins de intervenção, sem deixar de atender o rigor metodológico. (JUSTINO, 2011,p.23 e 24)
 
	
	D
	II, IV, I, III
	
	E
	IV, III, II, I
Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
Schön apresenta suas ideias apoiadas nos pressupostos de John Dewey (1859-1952), que define que o pensar de forma reflexiva leva a um processo de ação de investigação, estabelecendo o que é comum e diferente entre os fatos e coisas, observando as relações que ocorrem entre ambos, procurando assim compreender o significado dos detalhes apresentados. 
De acordo com os conteúdos abordados em aula e no livro, para que isto ocorra, os autores apontam a necessidade de uma reflexão sobre tais informações, e isto só pode acontecer através da ...
	
	A
	 Didática
	
	B
	 Metodologia
	
	C
	Experimentação
É necessária uma reflexão sobre as informações, e isto só pode acontecer através da experimentação. ( JUSTINO, 2011,p.65
	
	D
	Investigação
	
	E
	Pesquisa
Questão 5/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. Os materiais didáticos são considerados a ligação entre a teoria e a prática, sua utilização possibilita o aprendizado.
Porque
II. Por meio de representações de situações para favorecer a compreensão do aluno. Poderá tornar concreto o que está sendo estudado por meio de palavras, tendo papel importante no trabalho docente de todas as disciplinas.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As duas assertivas são verdadeiras, onde a segunda assertiva  justifica a ideia apresentada na primeira
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeira, a segunda justifica a primeira. No contexto educacional, o material didático é a ligação entre a teoria (palavra) e a prática (realidade). Quando a aprendizagem não pode ocorrer com experiências vivenciadas em situação da realidade, o uso do material didático pode possibilitar esse aprendizado, representando, da melhor forma possível, situações que favoreçam a compreensão doaluno. O material didático pode tornar concreto o que está sendo estudado por meio de palavras e tem papel importante no trabalho docente de todas as disciplinas. (JUSTINO, 2011,p.108)
	
	B
	As assertivas I e II são falsas
	
	C
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	D
	A assertiva I é verdadeira mas contraria a ideia da assertiva II.
	
	E
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
 
Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
Podemos considerar que todo material que é utilizado no processo educacional como um recurso para facilitar a aprendizagem pode ser reconhecido como material didático. Existem materiais diversificados utilizados com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno, desde os mais até os menos especializados.. Quanto mais especializado for um material utilizado para o ensino e aprendizagem, mais ele apresentará, nos seus conteúdos, em sua forma e função, as características dos sujeitos envolvidos, dos pressupostos teóricos, dos métodos adotados e da tecnologia utilizada na época.
De acordo os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, os materiais didáticos e as diferentes formas como podem ser utilizados tem uma denominação.
Marque a alternativa que apresenta esta denominação.
	
	A
	Recuso tecnológico.
	
	B
	Recurso áudio visual.
	
	C
	Tecnologia da educação.
Os materiais didáticos e os diferentes modos de serem utilizados são denominados detecnologia da educação. A articulação entre os métodos, técnicas e diferentes recursos visa auxiliar o processo ensino aprendizagem. (JUSTINO, 2011, p. 111)
 
	
	D
	Recurso educacional.
	
	E
	Tecnologia da comunicação.
Questão 7/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados e no livro base, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O ensino e a educação fazem parte da mesma realidade, mas se referem a dimensões diferentes. 
Porque
II. A educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A assertiva I contraria a ideia expressa na assertiva II
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda justifica e complementa a ideia da primeira, pois educação, o ensino e aprendizagem são processo que acontecem com o indivíduo em decorrência da influência do meio onde está inserido. (Justino, 2011,p. 15)
	
	E
	As assertivas I e II são falsas.
Questão 8/10
Leia o texto a seguir:
A prática pedagógica se reveste de um contexto histórico em que a evolução do material didático se apresenta como ponto de apoio às inovações do ferramental pedagógico. Não é recente a utilização dos materiais didáticos para ilustrar a aula. A inclusão dos materiais didáticos nas escolas aconteceu lentamente, pois vários educadores procuraram estabelecer gradativamente as bases teórico-metodológicas para a utilização desses meios no processo educacional. Para estes educadores, o mais importante era aprender a aprender, dessa forma, sentiram a necessidade de criar modelos de ensino que pudessem atender às necessidades reais educacionais, em virtude do desenvolvimento científico e tecnológico.
Considerando que os materiais didáticos são ferramentas que podem incentivar e auxiliar o processo educacional. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.
I. Os materiais didáticos podem motivar no aluno o gosto para o estudo de uma disciplina ou um assunto;
II. Quando utiliza o material didático o professor dificulta para o aluno a compreensão do conteúdo;
III. O uso adequado dos materiais didáticos poderá estimular a participação dos alunos nas aulas, tornando-as mais dinâmicas;
IV. Ao utilizar material didático apenas para ilustrar a aula, o professor estará auxiliando na compreensão do conteúdo;
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas III, IV
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III
As afirmativas I e III estão corretas. Os materiais didáticos possuem diversas características que podem ser combinadas, auxiliando na elaboração do planejamento de atividades que promovam a motivação, despertando o interesse e a participação dos alunos.
As afirmativas II e IV são falsas. Os materiais didáticos são instrumentos que servem para que os profissionais do processo educacional, professores e pesquisadores, possam realizar o trabalho pedagógico, visando à construção do conhecimento por meio da interpretação e aplicação das tecnologias educacionais presentes nesse contexto. (JUSTINO, 2011,p.110)
 
 
 
 
	
	D
	Apenas as afirmativas II e IV
	
	E
	Apenas as afirmativas I e II
 
Questão 9/10
Leia a afirmativa a seguir:
A pesquisa pode ser classificada do ponto de vista do tipo de abordagem em quantitativa e qualitativa. ( JUSTINO,2011, p. 27)
Considerando esta classificação é correto afirmar que:
I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados são traduzidos em números e analisados
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser realizados por meio de porcentagem;
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significados são básicos no processo;
IV. ( ) Na abordagem quantitativa os dados serão apresentados de forma descritiva e analisados indutivamente.
São corretas as afirmativas :
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III
	
	B
	Apenas as afirmativas III, IV
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III
Você acertou!
As afirmativas II e IV estão incorretas , na abordagem qualitativa os dados serão apresentados de forma descritiva e analisados e na abordagem quantitativa os dados podem ser quantificáveis, traduzidos em números)
	
	D
	Apenas a afirmativa IV 
	
	E
	Apenas as afirmativas II e IV
Questão 10/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A prática pedagógica permite a construção inicial do futuro professor ao possibilitar o contato com as situações reais do contexto educacional.
Porque
II. O futuro professor precisa de informações e incentivo para começar a assumir sua profissão, procurando refletir e buscar explicações a respeito dos objetivos e procedimentos de ensino, que possam contribuir para sua formação como docente.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	B
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	C
	A assertiva I apresenta ideia contraria a assertiva II
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira. 
As duas assertivas são verdadeiras.  E complementares. A segunda complementa a primeira além de justificar a ideia apresentada. A prática pedagógica tem papel fundamental na formação docente, pois através dela é possível construir conhecimento profissional por meio da interação entre teoria e a prática, e assim poderá propiciar sua intervenção no processo educacional, de forma adequada e diferenciada, visando ao desenvolvimento das escolas e à aprendizagem dos alunos.(JUSTINO, 2011, p. 76)
	
	E
	 A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Outros materiais