Buscar

Discursiva materiais didaticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia o texto a seguir
 
Quando o professor escolhe os materiais didáticos,  precisa considerar  critérios necessários para verificação do que deseja obter com  essa  utilização, ou seja, se esses materiais contribuirão para que ocorra aprendizagem significativa. Para que o material didático possa ser realmente eficiente no processo educacional, precisa apresentar critérios. Com base nos estudos do conteúdo do livro base, apresente quais são os critérios necessários.
Nota: 16.7
	Adequação ao conteúdo trabalhado em aula;
Fácil apreensão e manejo;
Perfeitas condições de utilização e funcionamento.
Resposta:Tem o material permanente de trabalho que são materiais que fazem parte do dia dia que estão disponíveis para serem utilizados pelos professores como o quadro de giz ,apagador,cadernos. Material informativo são materiais para utilização tanto do professor como do aluno, são necessárias para ilustrar e reforçar os assuntos apresentados em sala de aula dicionários, mapas, livros. Material experimental são os aparelhos e materiais disponíveis que podem ser utilizados para a realização de experiencias em geral. 
Questão 2/3
Leia a afirmativa a seguir
 
“Compreendida como capacidade de elaboração própria, a pesquisa condensa-se numa multiplicidade de horizontes no contexto científico.” (DEMO, 2005, p.18). A pesquisa é considerada um estudo pessoal, apresenta marcas, identidade de quem a realizou, mas também considerada um estudo que precisa ser delineado pelo rigor da metodologia científica. Demo (2000) distingue quatro gêneros de pesquisa, considerando que na prática podemos mesclar todos eles.
 Descreva os quatro gêneros apresentados  por  DEMO.
Nota: 16.7
	Pesquisa teórica - Tipo de pesquisa que não esta relacionada à intervenção imediata da realidade, mas tem papel importante e decisivo quando existem condições e possibilidades de intervenção.
Pesquisa metodológica – Esta relacionada ao questionamento de métodos e procedimentos utilizados e adotados como científicos. Fazem parte deste tipo de pesquisa os estudo de paradigmas, métodos e técnicas dominantes de produção científica e as crises da ciência. 
 Pesquisa empírica – Enquanto na pesquisa teórica ocorre a analise de conceitos e teorias, na pesquisa empírica o objeto de estudo esta relacionada às informações da realidade.
 Pesquisa prática ou aplicada – Este tipo de pesquisa esta diretamente ligada à prática para fins de intervenção, sem deixar de atender o rigor metodológico. (JUSTINO, 2011,p.23 e 24)
 
 
Resposta:DEMO é a capacidade de elaboração própria, a pesquisa multiplica os horizontes no contexto cientifico, é considerada um estudo pessoal, apresenta marcas e identidade de quem a realizou.
Questão 3/3
A pesquisa deve ser compreendida como princípio educativo,  não busca novos conhecimentos para a ciência ou para uma área do conhecimento, e sim, conhecimentos novos por meio da ação investigativa, construindo e reconstruindo caminhos e descobertas de conhecimentos existentes e acumulados. (JUSTINO, 2011, p.43).
 Explique a finalidade da pesquisa na área educacional.
Nota: 26.7
	(JUSTINO, 2011,p.42)
Na área educacional, a pesquisa tem por finalidade atualizar a atividade de ensino frente às inovações que influenciam a realidade da sociedade. A pesquisa, embora voltada para teoria, esta vinculada à ação e ao pensamento.
Resposta:Elas buscam identificar quais fontes e combinações poderiam ser mais apropriada para atender as necessidades dos envolvidos no processo. as pesquisas estão conduzindo e modificando as concepções de ensino,aprendizagem e ciência, motivando os educadores a pesquisarem sobre os velhos e novos materiais didáticos e sua aplicação mo atual contexto educacional. Quando o professor pesquisa precisa considerar critérios necessários do que deseja obter com essa utilização.

Outros materiais