Buscar

simulado ed.fisica ed. especial

Prévia do material em texto

Leia a seguinte citação:
“Pode-se dizer que toda aprendizagem é memorização. Memorização cognitiva, psicomotora e afetiva. Em verdade, todo processo de aprendizagem, nas três áreas fundamentais, é processo de memorização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: NÉRICI, I. G. Metodologia do ensino. São Paulo: Alas, 1981 p. 113.
Sobre memória e aprendizagem, segundo o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, marque a afirmativa correta:
	
	A
	A aprendizagem faz com que comportamentos recompensados tendam a diminuir em frequência.
	
	B
	Os comportamentos que têm motivação extrínseca são recompensados por si sós.
	
	C
	O ato de brincar é uma motivação extrínseca, pois, a criança o pratica quando tem uma recompensa externa.
	
	D
	A aprendizagem faz com que comportamentos recompensados tendam a se repetir.
	
	E
	A aprendizagem não influencia na repetição dos comportamentos recompensados.
Considere o seguinte trecho de texto: 
“A dislexia [...] é um transtorno de origem neurobiológica que geralmente prejudica o processamento fonológico, levando a dificuldades de leitura (decodificação) e de soletração ou escrita (codificação)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigo Affonseca. Saúde mental na escola. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 190.
Segundo os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem sobre a dislexia, relacione os tipos de leitores deficientes às suas respectivas características.
(1) Disléxicos fonológicos
(2) Disléxicos de superfície
(3) Disléxicos mistos
(4) Leitores atrasados
(    ) Dificuldades na decodificação fonológica e no processo ortográfico.
(    ) Padrão de leitura igual ao dos leitores normais, porém com desempenho similar ao de pessoas mais jovens que eles.
(    ) Não conseguem realizar a decodificação fonológica; enfrentam dificuldades com a memória de curto prazo fonológica e com a consciência fonológica.
(   ) Não conseguem usar a rota lexical para processar a informação, tendo dificuldades para ler palavras irregulares.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 3 – 1 – 2
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	2 – 1 – 3 – 4
Educação Especial
 Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“O Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 10.172/2001 destaca que ‘o grande avanço que a década da educação deveria produzir seria a construção de uma escola inclusiva que garanta o atendimento à diversidade humana’. Ao estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, aponta um déficit referente à oferta de matrículas para estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento educacional especializado”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em 18 jul. 2016.
 
De acordo com o texto e com o os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as adaptações curriculares, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
 
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de reformulação que se promovem no planejamento escolar e pedagógico a fim de proporcionar ajuda, recursos e medidas pedagógicas de caráter permanente aos alunos com necessidades especiais.
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de ajuste gradual que se promovem no planejamento escolar e pedagógico a fim de proporcionar ajuda, recursos e medidas pedagógicas especiais ou de caráter extraordinário diferentes dos que habitualmente a maioria dos alunos requer.
III. (  ) As adaptações curriculares são materiais didáticos adaptados que as escolas devem manter em acervo para atender aos alunos com necessidades educativas especiais.
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de ajuste para promover a interação entre as necessidades dos alunos e as respostas educacionais a serem promovidas.
 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – F – V
Considere a seguinte afirmação: 
“Outras análises levam à constatação de que a própria escola regular tem dificultado, para os alunos com necessidades especiais, as situações educacionais comuns propostas para os demais alunos. Direcionam a prática pedagógica para alternativas exclusivamente especializadas, ou seja, para alunos com necessidades especiais, a resposta educacional adequada consiste em serviços e recursos especializados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 18 jul. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as sugestões que constam no Projeto Escola Viva para atender às necessidades especiais de alunos com surdez, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Sugere-se posicionar o aluno em sala de aula de forma que ele possa ver os movimentos do rosto (orofaciais) do professor e dos seus colegas.
II. ( ) Sugere-se utilizar a escrita e outros materiais visuais para favorecer a apreensão das informações por parte do aluno.
III. ( ) Sugere-se utilizar textos escritos complementares com elementos que favoreçam sua compreensão, como a linguagem visual e a língua de sinais.
IV. ( ) Sugere-se dispensar recursos e materiais adaptados, como, por exemplo, o treinador de fala, tablado, softwares educativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Leia a seguinte citação: 
”A própria escola regular tem dificultado, para os alunos com necessidades especiais, as situações educacionais comuns propostas para os demais alunos. Direcionam a prática pedagógica para alternativas exclusivamente especializadas, ou seja, para alunos com necessidades especiais, a resposta educacional adequada consiste em serviços e recursos especializados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 18 jul. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as sugestões que constam no Projeto Escola Viva para atender às necessidades especiais de alunos com deficiência física, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Sugere-se posicionar o aluno de forma a facilitar o seu deslocamento na sala de aula, especialmente no caso dos que utilizam cadeiras de rodas, bengalas, andadores, etc.
II. ( ) Sugere-se utilizar recursos ou equipamentos, como pranchas para escrita, presilhas para fixar o papel na carteira, suporte para lápis, presilha de braço etc., que favoreçam a realização de atividades.
III. ( ) Sugere-se utilizar recursos, como sistemas de símbolos, auxílios físicos ou técnicos,  que favoreçam a comunicação dos que estiverem impedidos de falar.
IV. ( ) Sugere-se utilizar textos escritos em uma única linguagem e sistema de comunicação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“O direito da pessoaà educação é resguardado pela política nacional de educação independentemente de gênero, etnia, idade ou classe social. O acesso à escola extrapola o ato da matrícula e implica apropriação do saber e das oportunidades educacionais oferecidas à totalidade dos alunos com vistas a atingir as finalidades da educação, a despeito da diversidade na população escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 18 jul. 2016.
Conforme o conteúdo estudado nas aulas e os do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática, as pessoas com deficiência fazem parte da sociedade e, portanto, elas têm o direito de terem suas necessidades especiais atendidas, A esse respeito, associe cada segmento da sociedade às suas respectivas competências:
(1) À população
(2) À administração municipal
(3) Aos profissionais de diversas áreas (arquitetos, tradutores, advogados)
(4) Às próprias pessoas com deficiência e às suas famílias 
(  ) Frequentar o espaço comum a toda população e explicitar suas necessidades, solicitando recursos e serviços de que necessitam.
(   ) Implementar ações técnicas em cooperação transdisciplinar.
(  ) Mapear e identificar suas necessidades especiais, bem como planejar e garantir os ajustes necessários para seu acolhimento social efetivo.
(   ) Cabe respeitar essas pessoas e interagir dignamente com elas.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	2 – 1 – 3 – 4
	
	C
	4 – 1 – 3 – 2
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	3 – 2 – 4 – 1

Outros materiais