A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOLICE UNINTER - GEOGRAFIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino da Geografia 
Leia o excerto de texto a seguir:
“É correto afirmarmos que o objetivo primeiro em se construir maquetes de relevo é o de possibilitar uma visão tridimensional das informações que no papel aparecem de forma bidimensional. Podermos ainda reconhecer os compartimentos principais do relevo de um determinado território e a partir deste reconhecimento construir novos conhecimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIRARDI, Gisele. Maquete de relevo: Um recurso didáticotridimensional<http://www.academia.edu/2985032/MAQUETE_DE_RELEVO_UM_RECURSO_DID%C3%81TICO_TRIDIMENSIONAL>. Acesso em 19 jan. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre as etapas para a confecção de uma maquete de relevo, enumere, na ordem sequencial, as etapas listadas a seguir à respectiva fase de cada uma delas:
1. Etapa I
2. Etapa II
3. Etapa III
4. Etapa IV
5. Etapa V
( ) Recorte do material em que será montada a maquete.
( ) Obtenção da base cartográfica.
( ) Utilização da maquete para tratar com os alunos os temas relacionados.
( ) Necessidade de generalização cartográfica.
( ) Colagem das placas. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 4 – 3 – 5
	
	B
	3 – 2 – 4 – 5 – 1
	
	C
	4 – 1 – 5 – 3 – 2
	
	D
	4 – 2 – 5 – 1 – 3
	
	E
	3 – 1 – 5 – 2 – 4
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino da Geografia 
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Enquanto na Universidade, na década de 70 do século XX, os debates se acirravam em decorrência da busca de novos paradigmas teóricos no âmbito do conhecimento em Geografia, a escola pública de primeiro e segundo graus, hoje ensino fundamental e médio, enfrentava problemas ocasionados pela Lei 5.692/71”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTUSCHKA, N. et al. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009. p. 59.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus (Lei 5.692/71), analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. Devido a essa Lei, novas matérias escolares foram criadas tornando-as obrigatórias em todo o território nacional.
II. Os currículos de primeiro e segundo graus no Brasil deveriam conter um núcleo comum válido para todo o território brasileiro e uma parte diversificada para atender, por exemplo, às especificidades locais.
III. As especificações do núcleo comum e os objetivos de cada matéria estavam descritas na Resolução 80 do Conselho Federal de Educação.
IV. O núcleo comum deveria ser formado pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino da Geografia 
Considere o excerto de texto a seguir:
“O uso de geotecnologias em sala de aula para análise da paisagem e suas transformações possibilita a inserção de novos recursos como apoio pedagógico no ensino de Geografia. Sobre isso, Cavalcante e Biesek [...] salientam a importância do uso dessas tecnologias no ensino de Geografia e a necessidade de o professor estar atento às novas possibilidades geradas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLGADO, Flávio Lopes; ROSA, Kátia Kellen da. Olhares sobre a paisagem: A utilizaç7.ão de imagens de satélite e fotografias aéreas no ensino de Geografia. <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/download/7350/4389>. Aceso em 17 abr. 201
De acordo com os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre as muitas alternativas metodológicas para o ensino de Geografia, as imagens obtidas a partir de voos programados e que têm como objetivos o reconhecimento e o mapeamento de uma determinada área denominam-se:
 
	
	A
	Maquetes
	
	B
	Cartografias temáticas virtuais
	
	C
	Fotografias aéreas verticais
	
	D
	Imagens de satélite
	
	E
	Croquis
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino da Geografia 
Atente para a seguinte afirmação:
“É incontestável a importância das informações geográficas e o papel que a Cartografia desempenha junto à sociedade, no qual os educadores devem ter a convicção de que é importante que os alunos, principalmente das séries iniciais, sejam preparados para conviver e utilizar a técnica cartográfica de modo adequado. [...] A alfabetização cartográfica abrange a progressão das relações espaciais topológicas elementares; as relações espaciais projetivas e as relações espaciais euclidianas. [...] O processo da alfabetização cartográfica exige que o professor como norteador do processo ensino-aprendizagem seja dotado desses conhecimentos para a sua construção junto aos alunos. [...] [A] alfabetização cartográfica nas séries iniciais do ensino fundamental visa fundamentalmente desenvolver e aplicar uma linguagem gráfica, que organize, passo a passo, a apreensão do espaço vivido pelo aluno, e que o habilite a construir conceitos geográficos, indispensáveis ao seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor, no âmbito das relações de orientação, de localização, bem como de suas representações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Discutindo a alfabetização cartográfica infantil: Uma contribuição ao ensino de Geografia nas séries iniciais. ROMUALDO, Sanderson dos Santos; SANTOS, Graziella Martinez. <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20(9).pdf>. Acesso em 24 abr. 2017.
Considerando o texto dado e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a alfabetização cartográfica na Educação Infantil, relacione corretamente as relações espaciais elementares apresentadas a seguir às suas respectivas características:
1. Relações topológicas
2. Relações projetivas
3. Relações euclidianas
(  ) Relações que dizem respeito às noções de frente/atrás, direita/esquerda, em cima/embaixo.
(  ) Estabelecem noções de junto e separado, vizinhança, envolvimento e continuidade.
(  ) Dizem respeito às noções de linearidade, de coordenadas retangulares e de graus.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino da Geografia
Atente para a seguinte citação:
“Os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano englobam os aspectos físicos, psicológicos (cognitivos e emocionais) e sociais. A motricidade, a linguagem, o pensamento, a afetividade e a sociabilidade são aspectos integrados e se desenvolvem a partir das interações que, desde o nascimento, a criança estabelece com diferentes parceiros.''
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. In: LOPES, Karina R.; MENDES, Roseana Pereira; FARIA, Vitória Líbia Barreto de (Org.). Coleção proinfantil, Brasília: MEC, Módulo II, Unidade 2, livro de estudo v. 2, 2005. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012743.pdf>. Acesso em 20 abr. 2017.
Considerando o dado fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia no que se refere às dimensões que englobam a aprendizagem e o desenvolvimento humano, relacione cada uma das dimensões listadas a seguir às suas respectivas características:
1) Intelectual
2) Atitudinal
3) Psicomotora 
( ) Diz respeito a habilidades técnicas, obtidas por meio da construção e elaboração de materiais, como maquetes, croquis etc. e por meio da leitura de mapas, globos, plantas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.