Buscar

Ubirajara guerreiro romantismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ubirajara 
José de Alencar 
Protagonista e antagonista 
UBIRAJARA – Filho de camacã( chefe da tribo Araguaia), "o senhor da lança"
 POJUCÃ- filho de ITAQUÊ(CHEFE DA TRIBO TOCANTINS) E JACAMIN,  Em tupi, seu nome significa "eu mato gente"; é um forte guerreiro tocantim e irmão de Araci
ii
O guerreiro 
Jaguarê, tendo vencido Pojucã, adota o nome guerreiro de Ubirajara, senhor da lança . A taba dos araguaias está em festa para receber seu mais novo guerreiro, filho de Camacã, "maior chefe dos araguaias", líder que ostenta ainda, em frente aos anciãos , o grande arco ornado depenas vermelhas, conquista da juventude que já perdeu.
Pojucã narrou também a sua história, exaltou os feitos do araguaia o que facilitou a aceitação do filho de Camacã como guerreiro. Depois, Ubirajara empunhou o arco do pai foi empunhado por ele. Era agora seu substituto como "o mais forte dos guerreiros “daquela tribo”.
A Pojucã coube a glória de ter seu nome lembrado junto ao do guerreiro que o vencera.
Lugar onde ocorre a ação 
Tribo dos Araguaia 
Analise 
“As fogueiras circulam a vasta ocara e derramam no seio da noite as chamas da alegria” (Pág.: 23)
 No ritual, o fogo significa a luz que ilumina os caminhos e a fumaça que limpa o ar das coisas ruins.
“O fogo significa o nascimento de todos os esportes do mundo. É um processo espiritual de um encontro baseado na contemplação de toda forma de vida”, explicou o presidente do Comitê Intertribal, Marcos Terena. 
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/06/lideres-indigenas-do-brasil-e-do-exterior-acendem-fogo-sagrado-dos-jogos-verdes-da-rio-20
 trocano TACAPE ( Arma usada pelos índios 
Ritual transforma jovens indígenas em guerreiros no sudeste do Pará
Tradição ocorre a cada dez anos e confina jovens por 30 dias.
Eles aprendem a valorizar a cultura e tradição dos Gavião Parkatêjê.
Guerreiros
Todos os dias existem atividades na mata para aprender a caçar e na própria aldeia, como o uso do arco e flecha e de rituais indígenas. Entre as atividades há uma corrida de 30 minutos em que os jovens são distribuídos em dois grupos.
Os familiares ficam de fora, apenas torcendo, e outros índios gritam para motivar os mais jovens. Após meia hora de corrida, os jovens aprendizes de guerreiros são refrescados com um banho e depois são levados novamente para a cabana.
http://g1.globo.com/pa/para/bom-dia-para/videos/v/comunidade-indigena-no-pa-celebra-um-ritual-que-transforma-jovens-em-guerreiros/4870129/
“ ENTÃO UBIRAJARA LEVANTOU O GRANDE ARCO, E A CORDA ZUNIU COMO O VENTO NA FLORESTA” (PÁG. 28)
(...) “VIERAM AS MULHERES COM VASOS CHEIOS DO GENEROSO CAUIM E APRESENTARAM AS TAÇAS AOS GUERRIROS” (Pág:28)
O cauim é feito através da fermentação da mandioca ou do milho, às vezes misturados com sucos de fruta, é uma bebida alcoólica. 
“ O guincho agoureiro da inhuma ressoava na mata, quando começou a dança guerreira que durou até perto da alvorada” (Pág.: 29)
que ou quem faz agouros, predições; adivinho, vidente.
Ave

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais