Buscar

NO LIMITE DA SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NO LIMITE DA SUSTENTABILIDADE
LIBERALI, Francieli de Fátima Masson
TEODORO, Marivane Catarina
O ser humano não é dono, mas sim inquilino da Terra e do sistema solar. A humanidade depende da disponibilidade de terra, água e ar no planeta. Ultrapassar os limites existentes significa caminhar para o suicídio e o ecocídio. A situação atual é a seguinte: após 200 anos de desenvolvimento econômico, propiciado pela Revolução Industrial, a população mundial ganhou com a redução das taxas de mortalidade e o crescimento da esperança de vida. 
Vivemos um novo tempo, não se trata mais de cuidar do meio ambiente ou de protegê-lo, trata-se de não ultrapassar limites que colocam em risco a própria vida. Vivemos uma crise de padrão civilizatório, onde nossos modos de viver são insustentáveis, incompatíveis com os recursos do planeta, mesmo com uma grande parte passando fome e abaixo da linha da pobreza.
Evidentemente, não há como manter esse crescimento nos padrões de produção e consumo atuais. Para que a humanidade possa sobreviver e permitir a sobrevivência das demais espécies, será preciso promover uma revolução na matriz energética, incentivar a eficiência do uso de energia, reciclar e reaproveitar o lixo. Enfim, reduzir os desperdícios em todas as suas formas. Será necessário introduzir inovações tecnológicas nos prédios e casas para melhorar o aproveitamento da energia e a reciclagem de materiais, reforçar e melhorar o transporte coletivo, criar empregos verdes; ampliar as áreas de floresta e mata e a preservação ambiental.
É urgente discutir a alternativa do modelo do "decrescimento sustentável", especialmente a redução das atividades mais poluidoras, com a mudança no padrão de consumo e o avanço da sociedade no conhecimento e na produção de bens imateriais e intangíveis. Será indispensável praticar padrões de consumo que poupem recursos e não os desperdicem. É desejável estimular a discussão e a compreensão crítica da crise socioambiental, problematizando a diversidade de concepções de sustentabilidade apresentadas em seus argumentos, valores, objetivos, posições ético-políticas e em suas implicações sociais.

Outros materiais