Buscar

Prova Discursiva de Ética e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

uestão 1/5
Redija um texto dissertativo, a partir das considerações de Vasconcelos (2011), abordando questões relacionadas ao objeto de estudo da filosofia da educação.
Nota: 20.0
	Expectativa de resposta: A filosofia da educação lida com questões como: “O que é o aprendizado?” “Quais são os fins da educação?’. 
Interessa à filosofia da educação a reflexão de caráter especulativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Vasconcelos (2011), a questão que mais interessa nesse contexto é a reflexão de caráter especulativo sobre os processos de 
ensino-aprendizagem que constituem a filosofia da educação. Ao procurarmos entender como os filósofos concebiam o processo de ensino-aprendizagem no passado, podemos entender melhor os desafios que a educação nos apresenta no presente.
BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta:No caso da filosofia da educação, trata - se de trazer a reflexão filosófica da educação lida, na verdade com questões aparentemente muito simples, mas que se revelam complexas, uma vez que levamos a sério. As concepções e métodos pedagógicos variam imensamente de uma época para outra, e consequentemente, a reflexão filosófica sobre essas práticas foi influenciada por essas mudanças. Possuímos valores, crenças e conhecimentos diferentes dos partilhados pela geração anterior a nossa, ou seja, de nossos pais.
A história da filosofia tradicionalmente dividimos em quatro períodos: Antiguidade (natureza e fenômenos físicos), Idade Média (verdade por autoridade), Idade Moderna (razão humana e conhecimento da verdade) e Idade Contemporânea (psicologia e a redução da filosofia).
Questão 2/5
Explique o que seriam os "imperativos categóricos" para Kant.
Nota: 20.0
	Expectativa de resposta: Kant chama a lei moral de "imperativo categórico" que – contrariamente aos "imperativos hipotéticos" – é incondicionado e absoluto, podendo ser formulado com as palavras: "Age de tal maneira que o motivo que te levou a agir possa ser convertido em lei universal". Sendo a razão pura por si mesma prática, o "imperativo categórico" afirma a autonomia da vontade.
BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta:Kant sustenta o princípio fundamental de nossos deveres maiores é um categórico imperativo. É um imperativo, pois é um comando. Mais precisamente nos ordena a exercer nossa vontade de uma maneira particular, não para executar alguma ação ou outros. É categórico em virtude de se aplicar a nós incondicionalmente, ou simplesmente porque possui vontades racionais, sem referência a qualquer extremidades que poderia ou não ter.
Imperativo Categórico quer dizer que age somente, segundo uma máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal. 
O conhecimento é resultado não só do sujeito, nem só do objeto, mas da ação combinada de ambos. É a ação do sujeito que permite conferir universalidade ao conhecimento, mas é a experiência que o mantém sempre renovado.
Questão 3/5
Para Vasconcelos (2011), o positivismo dá muito valor à disciplina, pois é a partir da ordem que a sociedade pode avançar rumo ao progresso.
De acordo com a citação anterior, discorra sobre as influências positivistas na educação.
Nota: 20.0
	O ideal é formar o espírito científico nos jovens a fim de superar a superstição e o irracionalismo ainda presente na sociedade. Para o positivismo, as crianças são mais inclinadas a explicações mítico-religiosas, envolvendo fadas e personagens semelhantes. Os adolescentes são mais questionadores, mas é na fase adulta que o ser humano se apresenta maduro, buscando explicações científicas para os problemas. Por isso, a educação deve ser adaptada conforme a idade. (VASCONCELOS, 2011, p. 72-73)
Resposta:No plano educacional, o positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da "ordem" que a sociedade pode avançar rumo ao "progresso". Além disso, do mesmo modo como a humanidade passou pelos três estágios - religioso, metafísico e científico -, também cada ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, conhece esses três estágios. Assim, as crianças são mais inclinadas a explicações mítico - religiosas, envolvendo fadas e personagens semelhantes; os adolescentes são mais questionadores, indicando sua propensão á metafísica; mas é na idade adulta que o ser humano se apresenta maduro, buscando explicações científicas para os problemas.
O positivismo comteano teve um impacto profundo na sociedade brasileira, principalmente no meio estudantil.
No sul do Brasil desenvolveu - se um positivismo ortodoxo na qual se cultuava a ciência em templos positivistas.
No nordeste desenvolveu - se uma corrente dita heterodoxa que aceitava a doutrina de Comte, mas recusava como religião.
Questão 4/5
Em nossa rota de aprendizagem da nossa primeira aula de Ética e Educação há a sugestão de um vídeo do YouTube que é uma entrevista do Jô Soares com o filósofo Mario Sergio Cortella.
 
Qual a definição de ética que este filósofo apresenta?
Nota: 20.0
	Expectativa de resposta: o filósofo Mario Sergio Cortella apresenta uma definição de ética baseado na seguinte ideia: ética é o conjunto de princípio que é utilizado para decidir as três grandes questões da vida: “Quero?” “Posso?” “Devo?”. De forma hábil, o filósofo apresenta essas três questões humanas de um jeito irreverente, com uma fórmula bem humorada: “Tem coisas que quero, mas não posso. Tem coisas que posso, mas não devo. Tem coisas que devo, mas não quero”. Com essa fórmula, o filósofo procura sintetizar o ideal de sempre refletirmos acerca dos princípios que envolvem as decisões dos seres humanos em seu cotidiano e define que, quando estamos refletindo sobre isso, estamos agindo de maneira ética.
Resposta:Segundo o filósofo Mario Sergio Cortella ética é o conjunto de valores e princípios para responder a três questões da vida: quero?; devo?; posso?.
Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Segundo Cortella temos a paz de espírito quando aquilo que nós queremos é ao mesmo tempo o que podemos e o que devemos.
Questão 5/5
Considerando o pragmatismo de Dewey, para você, como futuro docente, qual seria a proposta para a escola superar o modelo de repetição e memorização?
Nota: 20.0
	Propor a transformação da sala de aula em uma comunidade de investigação científica. Dewey propõe a apresentação de problemas para que os alunos, por si mesmos, busquem soluções. Desse modo, a aprendizagem tem em vista consequências práticas dos conteúdos trabalhados e está em sintonia com a vida dos educandos (VASCONCELOS, 2011, p. 150)
Resposta:Concordando com a proposta de Dewey, é fundamental a transformação da sala de aula em uma comunidade de investigação científica. Apresentar problemas para que os alunos, por si mesmos, busquem soluções. Uma aprendizagem com as consequências práticas dos conteúdos trabalhados que está em sintonia com a vida dos educandos.
O papel do professor não deve ser o de lançar fórmulas prontas a serem decoradas, mas sim o de propor problemas a serem resolvidos pelos alunos. É importante o aluno pesquisar e conteúdo e não simplesmente decorá - lo.

Outros materiais