Buscar

slide matematica na educ 4 a 6 anos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Ceduc Centro Educacional 
Campina Grande do Sul
201
		
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS.
PROBLEMA
		
		Analisar a aprendizagem da matemática de forma lúdica na educação infantil
JUSTIFICATIVA
 		Na educação infantil a criança esta inserida em um espaço onde o educador deve proporcionar aos seus educandos brincadeiras prazerosas, estimulando o contado com jogos matemáticos. Concordando com Arce, Martins apud Vygotski  (2010. p. 188) que a criança, ao brincar, cria uma atividade imaginaria. A imaginação esta presente somente nas crianças em idade pré escolar.
OBJETIVOS GERAL
		
Investigar se e como são apropriados os conceitos matemáticos de proporcionalidade através da implantação do jogos e desafios ao programa escolar; pode ser uma atividade lúdica e interessante.
 
OBJETIVOS ESPECIFICOS
 Perceber sob a ótica do educador a aprendizagem de matemática na educação infantil.
Compreender a aprendizagem de matemática através de jogos musicais e brincadeiras de roda na educação infantil.
Analisar a participação da família na educação infantil.
 AUTORES
Para conceituar a fundamentação teórica foram analisados pesquisas e estudos de autores renomados como:
Piaget (1964 )
Arce apud Martins,(2010) 
 Vygotski  (2010 )
Nunes e Bryant , (1997) 
 RCNEI
	“As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio e interação com outras pessoas que partilham interesses mútuos. Diante disso, os jogos e as brincadeiras infantis podem ser fortes aliados para o trabalho com a matemática na educação infantil. No entanto, é preciso esclarecer que o papel do professor será o que fará diferença.”
							COSTA
	 De acordo com Costa (2005, p, 45), a palavra lúdica vem do latim ludus significa brincar, nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra relativa também conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte por sua vez o jogo possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, já que conta com conteúdos cotidianos, como as regras, as diversidade de linguagens envolvida em sua pratica
TRABALHOS FEITO EM SALA DE AULA 
 
BRINCANDO E APRENDENDO ATRAVÉS DO LÚDICO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
	A Educação Infantil oportuniza um momento único, de interação com outras crianças, professores a comunidade escolar e as descobertas do mundo. Esse processo de experiências faz com que as crianças vivenciem momentos em que predominam o sonho, a fantasia, a afetividade, a brincadeira e jogos, as manifestações de caráter subjetivo
METODOLOGIA
	A pesquisa bibliográfica se refere ao estudo investigativo que tem com base fontes de referencias tais como livros e periódicos. Seu objetivo e auxiliar na analisem e compreensão de um tema, contribuindo para explicar um problema a partir das inferências teóricas obtida nas leituras. 
Na maioria das investigações, a pesquisa, quando e feita com intuito de recolher informações e conhecimentos preliminares sobre um problema para qual se procura resposta ou explicação. Cortelazzo, Romanoswski (2007.p.38).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Com base nos estudos realizados para a construção deste trabalho, a matemática em si, não somente para as crianças, mas para o ser humano em geral e suma importância, e principalmente na infância, nas qual ela e vivenciada não apenas como uma diversão, mas com o objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, pois norteia inúmeros fatores vivenciados no dia a dia. Baseado em seus conceitos, ocorrera o desenvolvimento sensório motor da criança sendo fixada posteriormente com a devida compreensão. A relevância esta em o educador perceber a importância da compreensão na aplicação da matemática.
 Compreendendo que o aprendizado, pois assim, haverá desenvolvimento do cognitivo, firmando bases solidas na construção das capacidades de raciocínio, proporcionando as crianças aulas mais prazerosas e interessantes.
 As crianças responderam de forma satisfatória as ações realizadas.
	
REFERÊNCIAS
 ARCE, Alessandra; Martins, Ligia Marcia, Quem tem medo de ensinar educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Editora Alínea. 2010.2 Edição 
 CARTAXO, Simone Regina Manosso; Pressuposto da Educação infantil. Curitiba: ibpex, 2011-(Serie Fundamentos da Educação).
 LOPES, Sergio Roberto; A construção de conceitos matemáticos e a pratica docente/ Sergio Roberto Lopes, Ricardo Luiz Viana, Shiderlene Vieira de Almeida- Curitiba: InterSaberes, 2012- ( serie Matemática em Sala de Aula).
 DUPRAT, Maria Carolina, Ludicidade e educação infantil - São Paulo; Pearson Education do Brasil 2014- coleção bibliográfica Universitária Pearson. Brasil.  
AGRADECIMENTOS
Venho expressar minha gratidão:
Primeiramente a Deus.
A minha família que sempre me incentivou.
Aos tutores e demais funcionários do Polo de apoio presencial. Em especial uma pessoa maravilhosa que não deixou eu desistir.
Sei que este é apenas o primeiro passo de muitas conquistas na vida profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes