Buscar

Portifólio A roda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
	A INVENÇÃO DA RODA: Mecanismo essencial para movimentar o progresso da humanidade.
Quando falamos em tecnologia, logo nos vem à mente algo relacionado a informática, o que é justificável, pois vivemos em uma era informatizada, repleta de aparelhos e diversas outras novidades de alta complexidade, onde todos os dias recebemos uma chuva de inovações tecnológicas. No entanto, possivelmente nenhuma dessas “descobertas” tenha sido tão transformadora quanto a invenção da roda, grande inovação tecnológica na época de sua criação, podendo ser considerada uma das maiores inovações/criações de todos os tempos.
Vamos recorrer rapidamente ao grande educador Paulo Freire para abordar o conceito de tecnologia. Segundo Freire (1968a), a tecnologia é uma das “grandes expressões da criatividade humana”, sendo esta “a expressão natural do processo criador em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo”.
Todo processo de desenvolvimento ocasionado pela invenção e melhoramento da roda veio a contribuir para um impulso extraordinário ao progresso da humanidade. A partir da ideia original, foram realizando modificações e utilizando para outras finalidades e conforme suas necessidades, expandindo as possibilidades de seu uso.
Uma das explicações possíveis, porém não constatadas até o momento, é de que a roda pode ter sido criada com o intuito de aperfeiçoar o transporte de grandes cargas, anteriormente feito pelo próprio homem, logo após utilizando a tração animal e posteriormente utilizando troncos para fazer rolar as grandes cargas. Possivelmente, a partir da observação do funcionamento dessa técnica, teve-se a ideia de usar o conhecimento desse mecanismo em prol do desenvolvimento, o que trouxe uma melhoria nas condições de trabalho (e de vida) do povo.
Transformações da humanidade: antes e depois da criação da roda.
A roda e sua funcionalidade nos são apresentadas, na maioria das vezes, apenas como uma peça indispensável para o transporte rápido. Agora, tentemos imaginar a transformação da humanidade dos tempos que sucederam sua invenção até os dias atuais: a eficiência no transporte de uma gama enorme de materiais e produtos, impulsionando o deslocamento de pessoas e mercadorias, fomentando o comércio, o que ocasionou a criação do dinheiro como forma de barganha e com a frequente aglomeração começam a surgir novos lugarejos, povoados e cidades nesses pontos de encontro ou em rotas.
Para zawislak (1995), “o desenvolvimento influenciado pelo conhecimento (...) é representado por novos métodos, novos princípios, novas técnicas, novas linguagens, novos dispositivos, novas tecnologias, enfim, novas condições que significam um avanço em relação a uma situação anterior”. Ainda segundo esse autor, o conhecimento como a “posse e o exercício das faculdades intelectuais e sensoriais” tem relação direta com o desenvolvimento, ou seja, com o “conjunto de progressos de uma sociedade”. 
Depois do surgimento da roda, a sociedade avançou a passos largos, originando a construção de estradas e permitindo o aumento da atividade econômica. Com o passar dos tempos, a roda foi ganhando outras funcionalidades, principalmente com a criação da teoria da velocidade centrípeta, onde começam a surgir moinhos de água, roldanas, moendas de grãos, moinhos de vento entre outros diferentes mecanismos.
Atualmente, seria muito difícil imaginar a sociedade sem a invenção da roda, pois a grande maioria das inovações tecnológicas modernas provavelmente não existiria: avião, relógio, bicicleta, motores e engrenagens diversas etc. Para se ter uma ideia, as quatro principais fontes de energia que o homem utilizou/utiliza para sua existência e desenvolvimento são fundamentadas na roda – água, eletricidade, animal e vento.
 
Cena do filme “Tempos modernos” – utilização da roda para funcionamento da indústria.
Portanto, por mais que a roda seja um tanto subestimada nos dias atuais, quando levamos em consideração que ela é o princípio básico de todos os dispositivos mecânicos a coisa muda de figura, pois percebe-se que a humanidade não progrediria muito sem ela. Por exemplo, você sabia que neste exato momento inúmeras rodas, de tamanhos e funções variadas determinam o funcionamento da sociedade, mantendo a vida humana em constante movimento?! Ou seja, a roda – desde a sua criação – sempre movimentou, literalmente, o progresso da humanidade.
Linha de montagem de automóveis: utilização da roda desde o mecanismo de produção até o produto final.
Referências
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Tradução de Claudia Schilling. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968a, 149 p.
ZAWISLAK, Paulo A. A relação entre conhecimento e desenvolvimento: essência do processo técnico. Análise, Porto Alegre, 1995.
A origem da roda. Disponível em:
http://origemdascoisas.com/a-origem-da-roda/
Roda. Disponível em:
http://www.infoescola.com/cultura/roda/
Roda – Curiosidades. Disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/roda-curiosidades
A invenção da roda. Disponível em:
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-invencao-da-roda.html

Outros materiais