Buscar

Trabalho 1 - Modelagem de Dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PÓS GRADUAÇÃO – ENGENHARIA DE SOFTWARE
MODELAGEM DE DADOS
EVANDRO VIEIRA DA SILVA
RA 201704143594
Construa um modelo de dados
Defina um dicionário que utilize definições prévias dos tipos de dados que são padronizados para a empresa
Dicionário de dados:
Tabela CLIENTE
ID_CLIENTE (Numérico de 4 posições). A aplicação deverá criar automaticamente o id_cliente ao realizar o cadastro e este atributo será o identificador do mesmo, por exemplo id_cliente 0001. Este id deverá ser sequencial e individual para cada um. Não poderá se repetir e nem conter letras. Os dados do cliente não poderão ser salvos caso ocorra erro na geração do id_cliente.
CPF (Numérico de 11 posições): “Cadastro de Pessoas Físicas” emitido pela Receita Federal, é composto por 11 dígitos e não pode ser repetido. Deverá ser informado ao realizar o cadastro do cliente, por exemplo CPF 12345678901. Campo obrigatório.
RG (Varchar de 15 posições): Carteira de Identidade, documento onde constam os dados de nascimento, filiação, foto, assinatura e impressão digital. Deverá ser informado os números no ato do cadastro, por exemplo RG 987654321098745. No banco de dados, será um campo alfanumérico de até 15 posições. Este documento não pode ter mais que 10 anos. Campo obrigatório.
COMP_END (Varchar de 100 posições): É definido como comprovante de endereço somente correspondência da companhia de distribuição de água ou energia dos últimos 3 meses, que esteja em nome do cliente, pais ou cônjuge (se for casado), por exemplo COMP_END: Avenida Dom João 1524 Jardim Azaléia São Paulo - SP. Deverá ser informado no ato do cadastro. Campo obrigatório.
COM_REND (Numérico 4,2): Valor bruto dos recebimentos do cliente. Poderão ser aceitos holerites dos últimos 3 meses. Deverá ser informado no ato do cadastro, por exemplo COM_REND: 5109,25
Tabela CONTRATO
NUM_FINANC (Numérico de 4 posições). A aplicação deverá criar automaticamente o num_financ. Este atributo será o identificador, por exemplo num_financ: 9998. Este atributo deverá ser criado em ordem crescente, não poderá ser repetido e nem conter letras. Os dados do contrato não poderão ser salvos caso ocorra erro na geração do num-financ. 
VALOR_BEM (Numérico de 6,2). Deverá ser preenchido com o valor total do bem adquirido pelo cliente, por exemplo valor_bem: 59500,90. Este atributo é obrigatório e poderá ser repetido, caso exista outro bem com o mesmo valor.
VALOR_FINANC (Numérico de 6,2). O valor do financiamento deverá ser preenchido a partir do cálculo (valor_bem – valor_ent), por exemplo (59500,90 – 20500,90), valor_financ: 30000,00. Este atributo não poderá aceitar letras nem símbolos. É um campo obrigatório e poderá ser repetido.
VALOR_ENT (Numérico de 6,2). Se houver valor de entrada deverá ser preenchido da seguinte forma valor_ent: 20500,90. Caso não houver o valor de entrada preencher valor_ent: 00,00. Este atributo é obrigatório e pode ser repetido. Não poderá conter letras e símbolos
QTD_PARC (Numérico de 2 posições). A quantidade de parcelas poderá ser preenchida com os valores de 0 a 36. Não poderá conter valores negativos, letras ou símbolos. É um atributo obrigatório.
DATA_APROV (Timestamp AAAA/MM/DD HH:MM:SS). É a data da aprovação do contrato. Deverá ser preenchido automaticamente após a aprovação. Será salvo no formato timestamp. É um atributo obrigatório, poderá ser repetido.
Tabela PLANO_DE_PAGAMENTO
TX_JUROS (Numérico de 2,2). Porcentagem de juros cobradas ao mês, sendo cobrado no mínimo 0,00% a 99,99%. Não poderá ser inserido valores negativos, nem símbolos. É um campo obrigatório, pois também será informado no contrato. Exemplo tx_juros: 2,49
VALOR_MORA (Numérico de 2,2). Caso o cliente realize o pagamento do financiamento após o vencimento, um valor fixo deverá ser cobrado, independentemente da quantidade de dias em atraso. Este campo é obrigatório e não pode conter valores negativos ou símbolos. Exemplo valor_mora: 10,90.
CARENCIA (Int (2)). Quantidade de parcelas faltantes para quitação do financiamento. Deverá ser automaticamente atualizado conforme pagamento das parcelas. A carência iniciará a partir da primeira parcela paga. Este atributo é obrigatório, não pode conter valores negativos nem símbolos. Exemplo (financiamento de 36 parcelas e 2 pagas), carencia: 34
ALIENADO (Bollean). Atributo onde deverá ser informado se o veículo está ou não alienado. Deverá ser preenchido no ato do contrato e vinculado a quantidade de parcelas pagas caso o cliente opte pelo financiamento. Ao verificar que todas as parcelas foram pagas este campo deverá ser alterado automaticamente para “false” onde será validado que o mesmo não está mais vinculado a financeira. Exemplo alienado: true.
Tabela VEÍCULO
PLACA (Varchar (7)). Este atributo será a chave primária da tabela VEICULO. Campo alfanumérico que deve ser preenchido no ato do cadastro. O valor não poderá ser repetido. Exemplo: placa: ABC1234.
CHASSIS (Varchar (17)). Identificação estrutural do veículo. É composto por 17 caracteres alfanuméricos e deverá ser preenchido no ato do cadastro do veículo. Valor único. É um campo obrigatório. Exemplo: chassis 9ABCD6789EFGJI156
MARCA (Varchar (30)). Marca do veículo a ser adquirido. Campo deverá ser preenchido no ato do cadastro. O atributo é obrigatório e alfanumérico, não poderá conter valores negativos, pode ser repetido. Possui a regra onde o primeiro caractere deverá ser maiúsculo. Exemplo marca: Ford.
MODELO (Varchar (50)). Modelo do veículo a ser adquirido. Este atributo comporta até 50 caracteres e poderá ser repetido na tabela. Por padrão, a primeira letra do modelo deverá ser maiúscula. É um atributo obrigatório. Exemplo modelo: Focus
COR (Varchar (50)). Cor predominante do veículo. Deverá ser preenchido manualmente no ato do cadastro. É um campo obrigatório e poderá ser repetido. Exemplo, cor: Vermelho.

Outros materiais