Buscar

Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS
PRO-REITORIA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
	
Tarefa de Envio de Arquivo
	Curso: Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica
	Disciplina: Didática e Organização do Trabalho pedagógico 
	Unidade de estudo: 
	Atividade 1
	Professor(a): Angelica Karlla Marques Dias
	Estudante: Josiel Castro Vieira
A partir do auxílio do filme, elabore um texto pessoal – de no mínimo uma página - tendo como orientação: "O que te faz forma-se professor ou continuar sendo professor? Por que tal profissão sofre tantos ataques  desanimadores?
Sabemos que a profissão de professor é muito árdua, sabemos também que o educador não é valorizado o suficiente pelo trabalho que desenvolve, no entanto, nem por isso o mesmo deixará de ir em busca de formação para melhor desempenhar o seu trabalho, e quem quer realmente fazer a diferença vai ter que ir em busca de novas possibilidades de incluir em sua prática novas metodologias, que irão contribuir no seu trabalho e na qualidade do ensino. 
Sempre fui apaixonado pela educação. Comecei dando aula para uma turma do curso do Pronatec que estudavam no Ifam. Foi o melhor desafio que alguém poderia ter me dado. Eu tinha alunos com 17 anos. Eu lembro que eu tinha 21 alunos e, desses, eu consegui alcançar 19. Misturava métodos para que cada um, com sua dificuldade, conseguisse se desenvolver. 
Gosto dessa experiência provocante e é por isso que jogo aos ventos, aos bons ventos de minha existência, o meu orgulho de ser professor, principalmente em tempos como o nosso onde esta cada vez mais difícil ser professor. 
Apesar das dificuldades. Assim como eu, muitos outros professores ouviram falas do tipo “Você vai passar fome” ou “Não tinha outra coisa melhor?” no início de seus caminhos profissionais. Paulo Freire conta que ninguém nega o valor da educação, mas poucos desejam que seus filhos sejam professores. De fato, seria muito bom se nós professores tivéssemos o salário de um político e o prestígio de um jogador de futebol. Precisamos sim de melhores condições de trabalho e isso é pauta das grandes mobilizações docentes que ocorrem desde sempre. Porém, o que me dá mais orgulho em seguir essa profissão é o caráter transformador que ela propicia no dia a dia, afinal, ser professor não é apenas transmitir conhecimentos, mas também motivar, transformar e aprender através das trocas de experiência com nossos alunos. 
O filme retrata muito bem as dificuldades e os dilemas dos professores e a educação em si.
A escola retratada em O Substituto é o sinal da falência do sistema de ensino. É aquilo que vemos em documentários e entrevistas, mas transformado em ficção. E choca pela vivacidade das cenas. Num dado momento, um professor pede a atenção da sala, para mostrar um filme aos alunos, mas ninguém se importa com a sua presença. Já em outro momento, uma aluna ameaça a professora que a tinha expulsado da sala - “se você me expulsar de novo, os amigos do meu irmão irão vir aqui pra te estuprar”. 
Isso é a nua e crua realidade, não faz muito meses uma professora foi espancada por um aluno aqui no Brasil e quase todos os dias sai nos noticiários professores sendo agredidos, são expostos a intensas pressões, chega ser cruel. 
É triste quando isso acontece desestimula qualquer um, mas é triste mais ainda, quando não acontece nada, quando não há mudanças significativas no processo do ensino quando as pessoas vêem que não está dando resultado. Professores frustrados alunos mais marginalizados ainda. Outro fator que o filme nos mostra é o suicídio profissional do professor, Quando lecionar passa a ser um movimento repetitivo e rotineiro, quando perde sua dinâmica de criatividade, quando vira unicamente um processo robótico e mecanizado de “passar conteúdos e aplicar exames”, então, perde-se toda a vivacidade da profissão. 
�

Outros materiais