Buscar

atvidade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O processo histórico da modalidade EaD mostra que embora não seja do conhecimento de todos, não é uma novidade a sua inserção, pois teve seu surgimento desde o século XIV, marcando o início de gerações e acompanhando o desenvolvimento tecnológico,trazendo avanços inovadores para a educação.A história da EaD teve suas características em cada uma das seis gerações mencionadas, trazendo vantagens principalmente no alcance às pessoas que possuem barreiras geográficas e onde a localidade não possui redes de ensino acessíveis.
Na chamada primeira geração, como mostra no vídeo “Evolução EaD”, teve início marcado pelo exercício de correspondências. Já na segunda geração houve o surgimento das Universidades Abertas. Na terceira geração temos a multimídia interativa, com os telecursos com oferta de educação básica e profissionalizante. Na quarta geração, surge a rede de computadores e a utilização de multimídias diversas. A quinta geração traz o modelo inteligente pela internet e avanço da Web 2.0. Já a sexta e atual geração é baseada na eficácia da aprendizagem, onde independe da tecnologia utilizada mas é baseada na necessidade do aluno e não da disponibilidade da informação.
Esses avanços nos mostram as muitas vantagens de ultrapassar o tempo, a dependência do face a face tradicionalmente utilizado na modalidade presencial, bem como a utilização de meios de comunicação tecnológicos, o acesso à materiais de qualidade e promover a autonomia, independência e responsabilidade dos alunos na modalidade EaD, isso mostra que estamos avançando e a tendência é que essa evolução venha contribuir cada vez mais para o processo ensino aprendizagem. 
Danny Sousa do Nascimento.

Outros materiais