Buscar

Formação do Aparelho Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Formação do Aparelho Respiratório.
*Teto da vesícula vitelina -endoderma- será incorporado ao ventre do embrião, devido ao fechamento cefálico-caudal. Esse tecido é acompanhado de mesoderma da esplancnopleura e tem extensão desde a membrana bucofaríngea até a croacal. Após essa incorporação/ invaginação o intestino primitivo é formado.
* O intestino primitivo se projeta para frente formando o divertículo respiratório e o broto traqueal.
*O intestino primitivo, que a princípio é um tubo único formado de endoderma envolto por mesoderma esplacnopleura, sofre uma septação após sua projeção para frente e aí o divertículo se separa do esôfago, formando dois tubos diferentes. O mesoderma da esplacnopleura ao crescer faz uma constrição no intestino primitivo formando o septo traqueoesofágico, ou seja, o mesoderma é o responsável pela septação. Assim há a divisão do respiratório e do digestório (a traqueia-tubo de luz estrita- é separada do esôfago-tubo de luz ampla). 
*Se não ocorrer septação, o bebê engasga na hora da amamentação. A mal septação tb pode influenciar na atresia esofagiana (a luz do esôfago não abre).
* Em um momento do desenvolvimento, o esôfago se fecha e é aberto por apoptose. Caso isso não ocorra, o bebê nasce com atresia (sem luz) ou estenose esofagiana (luz estreita) A atresia e a estenose podem ser vistas durante a gestação, através da normodramnia, diagnóstico feito através de ultrassonografia. A quantidade de líquido amniótico fica aumentada nesse caso, porque o feto não está deglutindo esse líquido devido a mal septação, atresia ou estenose esofagiana. 
*O broto traqueal forma dois brotos brônquicos.
*28 dias: endoderma dos brotos brônquicos se desenvolve e forma estruturas ramificadas a direita (esquerda) e a esquerda (dois lobos). Linhagens de brônquio e bronquíolo vão se formando. 
*Pleuras parietal e visceral-> formadas pelo mesoderma das esplacnopleura.
*A parte superior do aparelho faríngeo (epiglote e laringe) que está ligada aos arcos faríngeos é formado por músculo estriado esquelético, pq deriva-se dos arcos faríngeos. A partir da traqueia, que é derivado do sulco laringotraqueal, o músculo já é liso que é derivado do mesoderma da esplacnopleura. 
*Fossas nasais-> origina-se de uma especialização ectodérmica da face do embrião, onde forma os placoides nasais. Única parte do sistema respiratório que não se origina do intestino primitivo.
*O pulmão tem 4 fases de desenvolvimento: 
1ª fase (4º mês): Pseudoglandular : pulmão parece uma gld exócrina acinosa serosa. Espaço muito grande entre os alvéolos. Muito tecido conjuntivo.
 2ª fase: Canalicular (4º até o 6º mês): início da vascularização. No final, começa a aparecer um POUCO de substância surfactante produzidas por pneumócitos II e que impede que os alvéolos se colabem. Alguns brônquios e bronquíolos.
 3ª fase: do saco terminal (6º mês até o nascimento): Produção de substância surfactante. Todas as partes estão formadas com bastante vasos sanguíneos e já existe a barreira hemato-alveolar. A barreira hemato-alveolar é formada por pneumócito tipo I, membrana do alvéolo, membrana do capilar e endotélio do capilar. Tem tudo de um pulmão normal, porém tem poucos alvéolos.
 4ª fase: alveolar (depois que o bebê nasce até 7/8 anos de idade): aumento do nº de alvéolos.
*Laringe->traqueia->brônquios extrapulmonares-> brônquios intrapulmonares-> bronquíolos propriamente ditos-> bronquíolos terminais-> bronquíolos respiratórios->alvéolos->capilares.
*O intestino anterior, que vai da membrana bucofaríngea até a passagem intestinal anterior, forma faringe primitiva, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno inicial), aparelho respiratório depois da faringe primitiva, anel hepato-pancreatico (que posteriormente originará fígado, vesícula e pâncreas).

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes