Buscar

Formação do Sistema Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Formação do Sistema Digestório
*No esôfago, intestino e nas vias biliares extra-hepáticas há proliferação de células que fecha a luz do órgão e que devem sofrer apoptose para abrirem essa luz.
*Podem ocorrer as malformações atresia (sem luz) ou estenose (luz estreita), caso a apoptose não ocorra de forma adequada.
 Causas da estenose: problemas na recanalização (falta de apoptose) e vascularização do órgão. 
Causas da atresia: problemas na recanalização. A atresia esofágica pode também ser causada pela má septação entre a traqueia e o esôfago.
*Se houver um desenvolvimento indevido do esôfago e esse for curto, o estômago fica mais em cima e o suco gástrico do estômago invade o esôfago.
*Estômago-> preso na frente do abdômen pelo mesoderma da esplacnopleura ventral e preso atrás pelo mesoderma da esplacnopleura dorsal. Inicialmente é um tubo reto. O dorso cresce mais que o ventre, assim o estômago começa a girar 90º para o lado direito (sentido horário) e o que é ventre passa a ser dorso-lateral (vira pequena curvatura do estomago) e o que é dorso passa a ser ventral (vira a grande curvatura do estomago). Meso dorsal passa a ser o aumento maior e o meso ventral passa a ser o aumento menor.
*Intestino médio se forma fora do embrião dentro do cordão umbilical.
*Fístula-> um sistema fica ligado a outro. 
-Isso ocorre na má septação do septo traqueoesofágico, que também pode formar atresia esofagiana. Respiratório e o digestório ficam ligados (traqueia e esôfago mais especificamente).
-Pode ocorrer também na má septação do septo urorretal (explicação mais adiante).
*Duodeno: começa a se formar no intestino anterior e engloba tb o intestino médio.
*Anel hepatopancreático: conjunto de estruturas formado no duodeno (final do intestino anterior) que tmb é endodérmico e revestido por mesoderma da esplacnopleura. Aqui são formados o fígado, vesícula biliar e pâncreas. Algumas projeções desse anel são ventrais [uma mais em cima (fígado) e outra mais embaixo (pâncreas e acho que vesícula tb)] e apenas uma é dorsal (tb pâncreas). Após a rotação do estômago esses dois pâncreas se unem na região dorsal.
*septo transverso: meso da esplacnopleura da região ventral que interfere na formação do fígado segurando esse órgão durante a rotação e assim esse fica mais lateralmente.
*Ducto Colédoco-> endoderma se projetam para o ventre e o forma. Esse ducto sofre ramificação e origina o hepático e o cístico.
*Fígado: órgão hematopoiético no período fetal (forma células do sangue). Formado de hepatócitos de origem endodérmica. Sinusoides e células de Kupffer vem do septo transverso (pq é meso da esplacnopleura). 
*Vesícula biliar -> ramificação do anel apenas.
*Pâncreas anular-> o pâncreas ventral fica bífido e causa atresia ou estenose do duodeno. Causa: defeito na rotação.
*Intestino médio: mesoderma ventral se degenera para se formar uma alça intestinal onde se forma o resto do duodeno, jejuno-íleo, apêndice, colo ascendente e maior parte do transverso do intestino grosso. Não há espaço para essas formações, então a alça sai para fora, invadindo o cordão umbilical e formando a hérnia umbilical fisiológica (sexta semana)
*A alça gira 90º no sentido anti-horário. Parte de cima (cefálica/forma delgado) gira para lado direito e a de baixo (caudal/forma intestino grosso) para o esquerdo. O lado caudal gira mais que cefálico girando mais 180º durante a redução da hérnia. 
*Redução da hérnia (décima semana): volta da alça intestinal para dentro do embrião.
*Onfalocele: intestino não volta. Outros órgãos podem ficar para fora tb.
*Croaca: região final endodérmica do intestino primitivo. Aqui vai surgir um septo urorretal que divide ela em duas partes. As células que envolvem a parede da vesícula vitelina (mesenquimais) que entram e dividem a croaca, consequentemente formam o septo urorretal. Croaca dividida em duas:parte ventral que é o seio urogenital forma bexiga, uretra e região fálica e parte dorsal que é seio anurretal reto, canal anal e anus. Se septo não for formado direito forma-se uma fístula e os sistemas digestório, urinário e até o reprodutor não são separados.
*Períneo: formado pelo septo urorretal que chega na membrana croacal. A partir do momento que o septo chega na membrana croacal, esse divide ela em duas membranas: a urogenital e a anal.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes