Buscar

Administração - Questões do estudo de caso Diálogo em Atenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Kaic Costa de Sousa
Professora: .................................................
Questionário sobre o estudo de caso: Diálogo em Atenas
Qual ponto de vista Sócrates defende?
Defende a ideia que um bom administrador terá bom desempenho à frente de qualquer tipo de área que ele vai administrar, por que a responsabilidade que o administrador exerce é igual em qualquer área que ele vai trabalhar, seja em um coro, uma casa, cidade ou exército. 
Qual ponto de vista Nicomáquides defende?
Nicomáquides defende a ideia de que uma pessoa que é especializada e experiente em uma determinada área, não diretamente e unicamente relacionado à administração; diretor de coros, como no caso, não pode ser administrador de outra área, mais especificamente o estratego.
Entre Nicomáquides e Sócrates, com quem você concorda? Que argumentos você usaria para defender cada um dos pontos de vista? 
Concordo com Sócrates. A opinião de Sócrates está baseada na fundamentação da administração; a administração é possível desde que haja organização, cada coisa em seu lugar e não é necessário o administrador estar diretamente ligado ao trabalho no empreendimento (na área de produção, por exemplo). Sócrates cita as responsabilidades de um indivíduo que está à frente de um trabalho administrativo também citando de outro, mas de um campo de trabalho diferente. Ele mostra a ideia de que a administração se encaixa em ambos os trabalhos sendo as responsabilidades iguais, administrando um campo de trabalho ou outro diferente. Nicomáquides acreditava que a experiência ou nível de experiência naquele campo era a prioridade naquela área de serviço. Nicomáquides mostrava suas cicatrizes, então quer dizer que ele estava diretamente ligado ao trabalho.
Até que ponto esse diálogo continua atual? Descreva uma situação, se você conhecer, na qual há pontos de vista conflitantes sobre as competências necessárias para alguém administrar um empreendimento de qualquer tipo.
Também nos dias de hoje, de modo geral a administração está relacionada à organização, isto é, um administrador pode administrar empreendimentos, áreas diferentes desde que ele tenha certo conhecimento sobre os mesmos e consiga colocar as coisas no seu devido lugar. Um administrador pode administrar um comércio, por exemplo, mas, também pode administrar uma escola, desde que as reponsabilidades administrativas sejam iguais.

Outros materiais