Buscar

Administração de compras e suprimentos aula 09 exercício 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
GST0616_A9_201602098701_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: PAOLO DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201602098701
	Disciplina: GST0616 - ADM DE COMPRAS E SUP 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		(COPEL - PR - 2010) Sobre aquisição de materiais, temos que:
I. As empresas não são autossuficientes, por isso dependem de terceiros para se abastecer.
II. O conceito de compras envolve todos os processos de localização de fornecedores e fontes de suprimento, além da aquisição de materiais.
III. A aquisição de materiais assegura que as matérias-primas exigidas pelo setor de produção estejam nas quantidades certas, nos períodos desejados.
IV. O grande objetivo da aquisição de materiais e insumos é comprar aos menores preços.
V. Na aquisição de materiais, intenciona-se procurar, sempre dentro de uma negociação justa e honrada, as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.
		
	
	
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Apenas as alternativas I, II, III e V estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	
	
		2.
		O método do período fixo é aquele no qual se verifica, a um período fixo, a situação do estoque e, caso necessário, se providencia sua complementação. As afirmativas a seguir representam vantagens desse sistema de reposição de estoques, EXCETO:
		
	
	
	
	
	se vários itens são adquiridos de um mesmo fornecedor, é possível efetivar ordens de compras de diversos itens com redução de custos de emissão, custos de transporte, programações dos recebimentos com reduções de custos.
	
	
	nesse sistema, o estoque só precisa ser conhecido por ocasião da revisão destinada a determinar a quantidade a ser encomendada, tornando-se aplicáveis, por exemplo, os casos de itens perecíveis em que se programem entregas semanais.
	
	 
	individualiza a freqüência de revisão do estoque, pois ela vai depender essencialmente do comportamento da demanda.
	
	 
	permite programar adequadamente as entregas dos itens aos usuários.
	
	
	permite concentrar de forma regular as entregas e os recebimentos dos materiais com economias operacionais significativas.
	
	
	
		3.
		Todas são particularidades do Modelo de Reposição Contínua, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Mais indicado para itens da classe A da curva ABC
	
	 
	Período entre revisões pré- definidos
	
	
	Definição do ponto de pedido para cada item estocado
	
	
	Os estoques são monitorados com maior frequência
	
	
	Falta de material é mais difícil
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A importância das compras no competitivo cenário moderno poderá ser destacada em função da estratégia adotada na área de materiais, que deve ter as reposições de insumos orientadas em função dos seguintes parâmetros:
		
	
	
	
	
	De formação dos preços de custo do transporte; Formação do custo operacional do fabricante, investimento de P&D em novos insumos e investimentos em máquinas de carregamento de cargas.
	
	
	Previsão de tempo de entrega; Informações sobre hierarquia do fornecedor, distribuição de cargos e padrões de carregamento.
	
	 
	Previsão de demanda do mercado; Informações de custo, preços e estratégia de recebimento.
	
	 
	Previsão das necessidades de suprimento; Informações de quantidades, qualidades e prazos.
	
	
	De formação de preços de venda de matérias primas; Programa de investimentos em parceiros de desenvolvimentos de insumos alternativos;.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Há casos de empresas que o gerente de produção é também o responsável pelos estoques e, nesse caso, os estoques serão encarados por ele como meios de ajuda a sua meta principal: a produção. Fato que poderá ocasionar em estoques exagerados que, sob a ótica financeira e da produção sobre manutenção de estoque, representam:
		
	
	
	
	 
	Finaceira: maior risco de perdas e obsolêscencia, aumento do custo de armazenagem. Produção: nenhum risco de falta de materiais, grandes lotes de fabricação.
	
	
	Financeira: redução dos riscos da falta de matéria-prima, aumentos de juros perdidos. Produção: Entregas mais rápidas, grandes lotes de fabricação.
	
	
	Financeira: Descontos sobre as quantidades a serem compradas, redução dos gastos. Produção: Entregas rápidas, boa imagem melhores vendas.
	
	
	Financeira: Entregas rápidas, juros perdidos. Produção: Desconto sobre as quantidades a serem compradas, menor risco de obsolescência
	
	
	Financeira: menor risco de perda e obsolescência, redução dos custos operacionais. Produção: nenhum risco de aumento do custo operacional, baixos lotes de produção.
	
	
	
		6.
		A função Compras, dentre os papéis relevantes que desenvolve, encontra-se o relacionado à negociação de preços com fornecedores, que estará afetando diversos outros setores e afetando a competitividade das organizações. Cabe a função compras o atendimento a quatro objetivos fundamentais assim identificados:
		
	
	
	
	
	Reduzir a quantidade de aquisições independente da produção; Atrasar as entregas obrigando a produção ao maior controle; Desenvolver e manter controle sobre as perdas dos estoques.
	
	
	Obter controle sobre redução do retrabalho e das perdas; Garantir preços mais baixos a qualquer custo; Desenvolver e manter o controle sobre o controle da qualidade dos itens inspecionados.
	
	
	Obter mercadorias e serviços nas maiores quantidades para reduzir custos de compras; Garantir entregas antecipadas; Exigir dos fornecedores investimentos no desenvolvimento de fontes alternativas.
	
	 
	Obter mercadorias e serviços na qualidade e quantidade certas ao menor custo; Garantir entregas feitas nas condições acertadas; Desenvolver e manter as melhores relações com fornecedores.
	
	
	Aumentar a quantidade dos produtos em quarentena; Garantir o controle sobre as perdas; Desenvolver e manter controle sobre os funcionários evitando o risco de falhas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A sistemática do alcance dos resultados desejados, partindo da necessidade do lucro, representa um dos principais objetivos perseguidos pelas organizações contemporâneas que deve começar:
		
	
	
	
	
	Na capacidade das máquinas e equipamentos e dos serviços no intermediário conforme o valor do frete dos transportes disponíveis.
	
	 
	No planejamento das necessidades de materiais e terminar com a colocação do produto acabado no cliente final conforme recursos financeiros disponíveis.
	
	
	No planejamento dos recursos humanos necessários com salários bem abaixo do mercado para aumento dos resultados e colocação dos produtos no cliente final por meio de recursos mais baixos.
	
	
	No controle da produção, privilegiando as matérias-primas de maior custo de produção e colocação do produto acabado no cliente final, conforme recursos financeiros disponíveis.
	
	
	No planejamento, privilegiando as matérias-primas de menor custo independente da qualidade e colocação do produto acabado no cliente final, conforme recursos humanos disponíveis.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado8.
		O objetivo central de todo sistema de controle de estoques é fornecer respostas para três questões básicas:
Com que frequência deve ser avaliado o nível de estoques?
 Quando deve ser colocado um pedido de reposição de itens de estoque?
 Quantas unidades devem ser pedidas em cada ciclo de pedido?
Para atingir estes objetivos, são utilizados modelos de reposição de estoques. O Modelo de Reposição Continua e o de Reposição Periódica. Dentre as particularidades abaixo listadas assinale a que não se enquadra no Modelo de Reposição Periodica.
		
	
	
	
	
	Itens prioritários devem ser revisados com mais frequência. Os itens mais baratos podem sofrer revisão em períodos mais longos;
	
	
	Mais indicado para itens de classes B e C;
	
	
	Período entre revisões definidos em função de necessidades específicas de cada empresa.
	
	 
	A Falta de material é mais difícil porque os estoques são monitorados com maior frequência;
	
	
	Pode-se agrupar análises de itens de um mesmo fornecedor para a mesma data;
	 Gabarito Comentado

Outros materiais