Buscar

Atlas Nervoso (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lâmina 33 – Medula espinhal (Tricrômico de Gomori)
A medula espinhal apresenta duas regiões distintas: a substância branca localizada externamente (mais clara), e a substância cinzenta internamente (mais compacta) estando disposta na forma que lembra um H ou uma borboleta. A medula espinhal é atravessada por um canal central chamado canal medular ou ependimário ou raquidiano.
Índice
13) Tecido Nervoso
ÍNDICE
Citologia
1) Microscópio óptico
2) Técnicas histológicas e histoquímicas
3) Membrana plasmática e endocitose
4) Citoesqueleto
5) Mitocôndria
6) Núcleo interfásico e em divisão
7) Síntese e secreção celular
Histologia
8) Tecido epitelial de revestimento
9) Tecido epitelial glandular
10) Tecido conjuntivo propriamente dito
11) Tecido cartilaginoso
12) Tecido ósseo e ossificação
13) Tecido nervoso
14) Tecido muscular
Índice
Na substância branca encontram-se fibras nervosas mielínicas, onde se evidencia os axônios cortados transversalmente com suas bainhas de mielina em imagem negativa. É possível ver alguns núcleos de células da neuróglia entre as fibras nervosas. Na substância cinzenta se encontram os corpos celulares dos neurônios multipolares, com núcleo central e nucléolo bem desenvolvido, citoplasma basófilo e o porção inicial de seus prolongamentos.
Substância
branca
Substância
cinzenta
Neurônios
multipolares
Axônios mielinizados
Neuróglia
13) Tecido Nervoso
Lâm. 33 – Medula espinhal (Tricrômico de Gomori)
Lâm. 33 – Gânglio espinhal (Tricrômico de Gomori)
Lâm. 35 – Cerebelo (HE)
Lâm. 35 – Plexo coroide (HE)
Lâm. 38 – Cérebro (Impregnação pela prata)
Lâm. 36 – Nervo mielínico (Tricrômico de Gomori)
Índice
Lâmina 38 – Cérebro (Impregnação pela prata)
Os astrócitos são maiores células da neuróglia e apresentam múltiplos prolongamentos irradiando do corpo celular. Existem dois tipos de astrócitos que se diferenciam pela forma e localização: os astrócitos protoplasmáticos e os astrócitos fibrosos.
Índice
13) Tecido Nervoso
Texto
Células
ependimárias
Índice
Índice
A medula está envolvida externamente pelas meninges, sendo a dura-máter a mais externa constituída de tecido conjuntivo denso. A aracnoide é a meninge intermediária, sendo que sua estrutura de tecido conjuntivo não está bem preservada e está muito afastada das outras meninges. A pia-máter, de tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos, é a meninge que se localiza junto ao tecido nervoso.
Pia-máter
Aracnoide
Dura-máter
Substância
branca
Índice
Os neurônios são multipolares, devido à forma estrelada determinada pelos vários prolongamentos celulares. No seu citoplasma são observadas manchas basófilas denominadas corpúsculos de Nissl, que correspondem a regiões ricas em retículo endoplasmático rugoso e polirribossomos livres. Além dos neurônios são encontradas as células da neuróglia, sendo que apenas seus núcleos estão bem visualizados, bem como as fibras nervosas amielínicas.
Astrócitos
Núcleo de
neurônio
multipolar
Oligodendrócitos
Microgliócito
Corpúsculos de Nissl
Neurônios
pseudounipolares
Tecido
conjuntivo
Índice
O gânglio é envolvido externamente por uma delgada cápsula de tecido conjuntivo que envolve os neurônios pseudounipolares sensitivos, sendo contínua com o epineuro dos nervos.
Neurônios
pseudounipolares
Fibras
nervosas
Índice
Os corpos celulares dos neurônios possuem uma forma esferoidal característico de neurônios pseudounipolares. Observa-se ainda a presença de fibras nervosas mielínicas, cortadas longitudinalmente e transversalmente, no interior do gânglio.
Tecido
conjuntivo
Células satélites
Índice
Os neurônios contêm um núcleo vesiculoso central com nucléolo bem evidente, e no citoplasma observa-se os corpúsculos de Nissl (granulações finas basófilas). Ao redor dos corpos celulares dos neurônios pseudounipolares estão as células satélites ou anfícitos, envolvendo-os. Estas células fazem parte da neuróglia do SNP. 
Neurônio
Corpúsculos de Nissl
Índice
As camadas da substância cinzenta são: camada granulosa (mais interna): contém os corpos celulares de neurônios pequenos; camada de células de Purkinje: formada por neurônios piriformes enfileirados; e camada molecular (mais externa): contém poucos neurônios e células da neuróglia, sendo constituída principalmente por prolongamentos destas células e das células de Purkinje.
Camada
molecular
Camada
granulosa
Células de Purkinje
Pequenos neurônios
Índice
Visualize em maior aumento as três camadas da substância cinzenta do cerebelo. As células de Purkinje, de formato piriforme, têm seus dendritos localizados na camada molecular e seu axônio se dirige para a substância branca (não visíveis na imagem).
Camada
molecular
Camada
granulosa
 Camada de células de Purkinje
Índice
Em corte transversal, observa-se o tecido de sustentação dos nervos constituído por tecido conjuntivo denso, o epineuro, que é o envoltório mais externo do nervo e preenche os espaços entre os feixes de fibras nervosas. Nota-se ainda a presença de adipócitos uniloculares localizados no epineuro.
Feixes de
fibras
nervosas
Epineuro
Índice
Cada feixe de fibras nervosas é revestido por uma fina camada de células conjuntivas achatadas, o perineuro, bem acoplada ao feixe.
Perineuro
Fibras nervosas
seccionadas
transversalmente
Índice
Cada fibra nervosa está envolvida pelo endoneuro, que é uma fina camada de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras reticulares. Constituindo as fibras nervosas, cortadas transversalmente, encontram-se os axônios envolvidos pela bainha de mielina (em imagem negativa) formada pela célula de Schwann e sua lâmina basal, as quais constituem o neurolema. 
Axônios
Bainha de
mielina
Perineuro
Neurolema
Endoneuro
Índice
No corte longitudinal também é possível observar o fascículo nervoso envolvido pelo epineuro e perineuro. Observe ainda as de fibras nervosas cortadas longitudinalmente.
Fibras
seccionadas
longitudinalmente
Índice
Visualize os núcleos das células de Schwann que formam as bainhas de mielina no SNP. No interior das fibras nervosas pode-se observar os axônios como um fino filamento de cor vermelha. Na região onde a bainha de mielina é interrompida, verifica-se o nódulo de Ranvier.
Nódulo
de Ranvier
Núcleo de
células de
Schwann

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes