Buscar

CONTEÚDO de geografia e historia prova

Prévia do material em texto

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
	1a Questão (Ref.: 201513871880)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem diferentes tipos de associações sociais. Identifique duas formas de associações sociais possíveis temas para uma aula sobre história e sociedade para as séries iniciais do ensino fundamental.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O aluno pode trazer diversos exemplos como: Igrejas, sindicatos, associações culturais associação de moradores, entre outros.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Leia o gabarito e entenda o valor dado a sua resposta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513716863)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Como devemos proceder na escolha dos brinquedos?
		
	
Resposta: É importante escolher brinquedos que nao tenham pontas nem sejam cortantes .Eles precisam ter peças grandes para evitar que a criança consiga engolir caso se soltem.
	
Gabarito: Os brinquedos devem estar de acordo com a faixa etária da criança (ver sempre no brinquedo a indicação de idade), de acordo com as normas de segurança Inmetro, ser de procedência conhecida (brinquedos piratas podem ser feitos com tintas inadequadas que causam problemas para as crianças, etc.), e que agrade a criança, antes de tudo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Leia o gabarito e entenda o valor dado a sua resposta.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513754599)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Yves Lacoste afirma: É NECESSÁRIO PENSAR O ESPAÇO, PARA SABER NELE SE ORGANIZAR, PARA SABER NELE COMBATER¿. Trabalhar a Geografia nessa linha de pensamento exige que o professor :
		
	
	traga um planejamento fechado para que possa ser dado todo o conteúdo;
	
	dê muita informação para que o aluno possa pensar;
	 
	coloque a criança para refletir o seu cotidiano;
	
	exija uma disciplina rígida para o aluno não se desconcentrar;
	
	utilize muitos testes e provas para reter o conhecimento;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513226318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma professora da turma do 5º ano, fez a seguinte proposta aos seus alunos: Vocês irão levantar, através de entrevistas com os moradores e comerciantes do bairro da escola, os principais problemas que eles enfrentam e as possíveis soluções. Para tal, deverão construir um questionário simples, claro e objetivo para os entrevistados responderem. Essa atividade corresponde principalmente, ao seguinte objetivo da Geografia:
		
	
	reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a transformação dela pela ação de sua coletividade;
	
	comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
	
	identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e o demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	 
	ajudar o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.
	
	reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513226326)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia os trechos do poema de Cecília Meireles "Do Chico Rei": Do Chico Rei Tigre está rugindo Nas praias do mar. Vamos cavar a terra, povo, Entrar pelas águas; O Rei pede mais ouro, sempre, Para Portugal. Mais ouro, mais ouro, Ainda vêm buscar. Dobra a cabeça, e espera, povo, Que este cativeiro Já nos escorrega dos ombros, Já não pesa mais Essas estrofes referem-se ao seguinte momento da história do povo brasileiro identificada como o período da:
		
	
	mineração do ouro através do trabalho dos bandeirantes;
	 
	mineração do ouro com o uso da mão de obra dos negros escravos.
	
	plantação da cana de açúcar com a mão de obra africana;
	
	plantação da cana de açúcar através dos trabalhadores livres;
	
	extração do pau brasil feita com a exploração dos indígenas; ;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513768939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que uma criança realmente aprenda a ler mapas é preciso que primeiro o professor:
		
	
	Apresente mapas prontos
	
	Traga a planta do bairro para a criança analisar.
	
	Ofereça mapas bonitos, para que a criança os pintem de guache.
	
	Insista na cópia de mapas
	 
	Coloque a criança para desenhar mapas de espaços conhecidos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513768953)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um trabalho com a linha de tempo da história da Escola, permite o professor desenvolver , principalmente:
		
	 
	Ordem e sucessão
	 
	Caracterização de época
	
	Relações Topológicas
	
	Relações projetivas
	
	Simultaneidade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514170181)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na ciência História, como é definido o conceito de Trabalho:
		
	
	trabalho é apenas as atividades solicitadas em sala de aula para verificação do quanto o aluno aprendeu durante o semestre letivo.
	
	forma de preservação da espécie humana em detrimento ao meio ambiente, levando a destruição de ecossistemas, poluição do ar e das águas etc.
	
	trabalho nada mais é do que uma forma de "mover" a economia de um país, obrigando o cidadão a 'trabalhar' para sustentar órgãos oficiais do governo, fixando-se uma idade minima para seu inicio (16 anos, e na condição de aprendiz) e uma idade limite (atualmente 65 anos).
	 
	modo de sustentação e autopreservação do gênero humano, que se manifesta nas transformações realizadas pelo homem à natureza e as formações sociais e culturais historicamente construídas.
	
	toda e qualquer pesquisa solicitada pelo professor para a composição de uma média aritmética .
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513783842)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique a única assertiva que relaciona corretamente os importantes teóricos do campo educacional com suas e teorias sobre o processo de aprendizagem das crianças.
		
	
	1.Construtivismo - Lev Semenovich Vygotsky: Destaca a importância do papel da interação entre os pares no desenvolvimento das estruturas superiores de pensamento. 2. Sociointeracionismo - Jean Piaget: Sustenta em sua Teoria do Desenvolvimento que a inteligência do homem é constituída por estruturas e que elas são construídas e desenvolvidas pelo próprio homem pelas ações que ele opera sobre os objetos do mundo real. 3. Pedagogia do Trabalho - Célestin Freinet: Considera a cooperação como motor básico dos processos educacionais
	
	1. Construtivismo - Jean Piaget : Sustenta em sua Teoria do Desenvolvimento que a inteligência do homem é constituída por estruturas e que elas são construídas e desenvolvidas pelo próprio homem pelas ações que ele opera sobre os objetos do mundo real. 2. Sociointeracionismo - Célestin Freinet: Considera a cooperação como motor básico dos processos educacionais. 3. Pedagogia do Trabalho - Lev Semenovich Vygotsky: Destaca a importância do papel da interação entre os pares no desenvolvimento das estruturas superiores de pensamento. Demonstra em seus estudos que a cooperação entre os pares em diferentes estágios de desenvolvimento mental, não só facilita como instiga o crescimento intelectual.
	 
	1.Construtivismo - Jean Piaget: Sustenta em sua Teoria do Desenvolvimento que a inteligência do homem é constituída por estruturas e que elas são construídas e desenvolvidas pelo próprio homem pelas ações que ele opera sobre os objetos do mundo real. 2. Sociointeracionismo - Lev Semenovich Vygotsky: Destaca a importância do papel da interação entre os pares no desenvolvimento das estruturas superiores de pensamento. Demonstra em seus estudos que a cooperação entre os pares em diferentes estágios de desenvolvimento mental, não só facilita como instiga o crescimento intelectual 3. Pedagogia do Trabalho - Célestin Freinet: Considera a cooperação como motor básico dos processoseducacionais
	
	1.Construtivismo - Lev Semenovich Vygotsky: Destaca a importância do papel da interação entre os pares no desenvolvimento das estruturas superiores de pensamento. Demonstra em seus estudos que a cooperação entre os pares em diferentes estágios de desenvolvimento mental, não só facilita como instiga o crescimento intelectual. 2. Sociointeracionismo - Célestin Freinet: Considera a cooperação como motor básico dos processos educacionais. 3. Pedagogia do Trabalho - Jean Piaget: Sustenta em sua Teoria do Desenvolvimento que a inteligência do homem é constituída por estruturas e que elas são construídas e desenvolvidas pelo próprio homem pelas ações que ele opera sobre os objetos do mundo real.
	
	1 - Construtivismo - Célestin Freinet: Considera a cooperação como motor básico dos processos educacionais. 2 - Pedagogia do Trabalho - Jean Piaget : Sustenta em sua Teoria do Desenvolvimento que a inteligência do homem é constituída por estruturas e que elas são construídas e desenvolvidas pelo próprio homem pelas ações que ele opera sobre os objetos do mundo real. 3 - Sociointeracionismo - Lev Semenovich Vygotsky: Destaca a importância do papel da interação entre os pares no desenvolvimento das estruturas superiores de pensamento. Demonstra em seus estudos que a cooperação entre os pares em diferentes estágios de desenvolvimento mental, não só facilita como instiga o crescimento intelectual.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513949169)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as proposições a respeito das concepções de História e Geografia: I- O ensino de História deve obrigatoriamente manter o raciocínio cronológico ¿ linear. II- A História estuda a ação dos homens ao longo do tempo, em suas diversas formas de organização social. III- O ensino de Geografia deve propiciar a compreensão do espaço produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições. IV- O ensino de Geografia nas séries iniciais não precisa necessariamente seguir do mais próximo do aluno (escola-família) para o mais distante (estado, Brasil, mundo), desde que o que for ser trabalhado tenha significado para o aluno. V- O estudo do espaço supõe a análise da sociedade e da natureza isolados, não sendo partes integrantes de uma totalidade.
		
	
	b) Estão corretas apenas as proposições I e II.
	
	d) Estão corretas as proposições I e V.
	 
	a) Todas as proposições estão corretas.
	
	e) Estão corretas apenas as proposições IV e V.
	 
	c) Estão corretas as proposições II, III e IV.

Outros materiais