Buscar

PCH - Pequenas Centrais Hidroelétricas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Energias Renováveis
Campus Palmeira dos Índios
03
PCH-Resumo
PCH-Resumo
PCH-Resumo
PCH-Resumo
PCH-Potencia Hidráulica
PCH-Potencia Hidráulica
Canal de Adução
Adução
	A adução da vazão que será aproveitada para gerar energia elétrica é captada na tomada d’água e levada através de um canal que pode estar a céu aberto ou ser fechado, mantendo-se a vazão sob pressão atmosférica. Em seu traçado, passa por diversos acidentes topográficos, que são superados com obras especiais, como viadutos, sifões, preenchimentos e túneis até chegar à câmara de carga.
Adução
	Devido ao fato de a água captada conter elementos em suspensão, é necessário colocar no traçado um Desarenador que os elimine, o qual pode ser contiguo ( situado ao lado)à tomada d’água ou acompanhar a câmara de carga.
Enchimento de Câmara de Carga
Adução
	O traçado da adução é feito objetivando maior eficiência e segurança das obras de menos custo, mantendo uma inclinação longitudinal positiva menor que a do rio ( a jusante(após), em direção ao afluente) e variando somente dentro de certos limites.
	
	A inclinação da adução é estabelecida com um critério técnico-economico, estudando-se várias alternativas. O critério técnico também está sujeito às características dos locais possíveis para a tomada d’água e à variação da vazão.
	Para selecionar alternativas de menos custo e que cumpram os requisitos técnicos, é possível reduzir a extensão da adução por meio de túneis, aquedutos, preenchimentos ou outro tipo de obras.
Adução
	Na obra de adução a vazão tem um fluxo uniforme, ou seja, tem altura de água e velocidade iguais ao longo do trecho. Portanto, o gradiente hidráulico e geométrico do leito é constante.
	A velocidade em um leito aberto é determinada pela equação de Chezy e Manning:
V=Velocidade da água m/s
C= Coeficiente de Chezy
R=Raio hidraúlico
J=Declividade do canal em m.m-¹
n=Coeficiente de Manning 
Adução
	Em geral , a inclinação dos canais é menor que 6°, portanto é possivel considerar que tgα = j, e recomenda-se que a velocidade oscile entre 0,7 e 2 /s, para evitar sedimentação no canal e a erosão. Por essa razão, a área molhada é função da velocidade. Dessa forma, a vazão no leito aberto é igual a :
Adução
Adução
Adução

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais