Buscar

Exercícios resolvidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão 
Transparência de distribuição é uma das metas dos sistemas distribuídos descritas por Tanembaum. A transparência de distribuição pode ser classificada em: transparência de acesso, localização, migração, relocação, replicação, concorrência e falha. Assinale a assertiva que descreve a transparência de migração. 
R: Oculta que um serviço pode ser movido para outra localização 
2a Questão
A Melhor Definição que podemos dar a um sistema distribuído é:
R: Um conjunto de computadores independentes que se apresenta aos seus usuários como um sistema único e coerente.
3a Questão
Não é uma característica da Computação em Cluster ? 
R: Qualquer nó controla a alocação de nós a um determinado programa, mantém a fila de jobs, mantém a interface de usuário (GUI). 
4a Questão
Qual opção abaixo não é uma vantagem dos sistemas distribuídos ? 
R: Não é tolerante a falha 
5a Questão
A Melhor Definição que podemos dar a um sistema distribuído é: 
R: Um conjunto de computadores independentes que se apresenta aos seus usuários como um sistema único e coerente. 
6a Questão
Segundo Andrew Tanembaum (2007) Sistema Distribuído é uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente. Assinale a alternativa CORRETA a respeito de um sistema distribuído 
R: A transparência de acesso é uma característica dos sistemas distribuídos que permite que recursos sejam acessados sem que sua localização seja determinada. 
7a Questão
Analise as afirmativas a seguir, a respeito de sistemas distribuídos. 
I - Uma das principais diferenças entre um sistema distribuído e um sistema em rede é que, do ponto de vista do usuário, o sistema distribuído se comporta como uma única máquina, enquanto que o sistema em rede expõe ao usuário as diversas máquinas separadamente. 
II - Em um sistema distribuído, uma migração de processo entre nós do sistema pode ser feita para proporcionar balanceamento de carga ou aceleração da computação, sendo esta através da divisão do processo em subprocessos que podem executar em diferentes CPUs. 
III - Os nós de um sistema distribuído podem executar diferentes sistemas operacionais. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
R: I, II e III. 
8a Questão
Analise as seguintes afirmações sobre Mainframes: 
a. São centrais de processamento de dados dedicado ao processamento de um grande volume de dados recebidos de terminais burros ou computadores com baixo poder de processamento.
b. São computadores de pequeno porte que ocupam pouquíssimo espaço físico, mas que possuem um alto poder de processamento de dados.
c. As Mainframes trabalham utilizando a arquitetura cliente-servidor, com capacidade de operações em grandes velocidades e sobre um volume muito grande de informações (dados);
d. As Mainframes, em geral, são instaladas e recebem manutenção de seus fabricantes por se tratar de um sistema complexo e caro que necessita de um alto grau de mão de obra especializada (confiabilidade versus custo).
Assinale a única opção verdadeira sobre as afirmações acima: 
R: Todas as afirmativas estão corretas exceto a afirmativa b que está errada. 
9a Questão
Transparência de distribuição é uma das metas dos sistemas distribuídos descritas por Tanembaum. A transparência de distribuição pode ser classificada em: transparência de acesso, localização, migração, relocação, replicação, concorrência e falha. Assinale a assertiva que descreve a transparência de localização. 
R: Oculta um lugar em que o recurso está localizado 
10a Questão
São componentes indispensáveis dos sistemas distribuídos, EXCETO: 
R: Centralizador do processamento. 
11a Questão
Transparência de distribuição é uma das metas dos sistemas distribuídos descritas por Tanembaum. A transparência de distribuição pode ser classificada em: transparência de acesso, localização, migração, relocação, replicação, concorrência e falha. Assinale a assertiva que descreve a transparência de migração 
R: Oculta que um serviço pode ser movido para outra localização 
12a Questão
Dentre as alternativas a seguir, qual delas NÃO traz uma característica de sistemas distribuídos? 
R: Comunicação sempre confiável, sem atrasos ou perdas de conexão 
13a Questão
Computadores de baixo custo podem ser agrupados em clusters, onde exercem funções que exigem alto desempenho computacional como se fossem uma única máquina de grande porte. É correto afirmar que um cluster Beowulf com o sistema operacional Linux é constituído de vários nós escravos, 
R: controlados por um computador principal 
14a Questão
Analise as seguintes afirmações: 
I. Um sistema distribuído pode ser classificado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possui memória compartilhada, mas que é visto por seus usuários como um recurso único no qual a comunicação se dá através de um barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente acoplados, isto é, um cluster.
II. A computação em cluster envolve dois ou mais computadores servindo a um sistema como um único recurso. Os computadores que compõem um cluster, denominados nó, devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede.
III. A rede que compõe um cluster deve ser criada de uma forma que permita a interconexão de um número fixo de computadores ou nós. A retirada de um nó interrompe o funcionamento do cluster, até que o nó seja substituído. A principal vantagem do cluster é que qualquer sistema operacional pode ser usado como, por exemplo, Windows, Linux, ou BSD simultaneamente no mesmo cluster. Com isso, as particularidades de um sistema operacional serão compartilhadas entre os demais sistemas operacionais participantes do cluster.
Indique a opção que contém  as afirmativas CORRETAS: 
R: I e II, apenas.
15a Questão
Quanto aos modelos de sistemas distribuídos, encontramos os Sistemas de Computação de Cluster , que caracterizam-se por:
R: um único programa, intensivo em computação, é executado em paralelo. 
16a Questão
O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é: 
R: disponibilizar classes utilitárias e serviços independentes de plataforma que permitam a obtenção de computação distribuída em ambientes heterogêneos 
17a Questão
Correlacione um sistemas multiprocessadores de tempo compartilhado quanto ao fator de acoplamento de software e hardware:
R: software fortemente acoplado + hardware fortemente acoplado 
18a Questão
No desafio da COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA, como se define a Concorrência ? 
R: A execução concorrente é uma característica intrínseca de um sistema distribuído, na qual os processos disputam pelos recursos compartilhados. 
19a Questão
Analise as seguintes afirmações sobre a computação em grade (grid): 
I. Toda colaboração é realizada sob a forma de uma organização virtual.
II. A camada de conectividade deve compreender protocolos para a autenticação de usuários e recursos.
III. Os sistemas computacionais envolvidos têm um alto grau de heterogeneidade.
Assinale a opção correta. 
R: As afirmações I, II e III são verdadeiras. 
20a Questão
Uma das formas de alcançar maiores velocidades dos computadores é o uso do paralelismo que pode ser introduzido em muitos níveis diferentes. Nesse contexto é correto afirmar:
R: No paralelismo no nível de instrução, no qual uma sequência de instruções pode ser executada em paralelo por diferentes unidades funcionais, os elementos de processamento são fortemente acoplados.
21a Questão
São consideradas falácias em computação distribuída:
1. Rede confiável
2. Programação paralela
3. Sistema de alto desempenho
4. Topologia não muda.
5. Transparência 
6. Rede homogênea
R: 1, 4, 6 
22a Questão
Sobre Sistemas de Computação Distribuída:
I - Sistemas de Computação Distribuídos geralmente são utilizados para executar tarefas de computação de alto desempenho.
II - Sistemas de
Computação Distribuídos podem ser divididos em dois subgrupos: Computação de Cluster e Computação de Grade.
III - Um fator que caracteriza a Computação em Cluster é que cada nó executa o mesmo sistema operacional.
IV - Na Computação de Cluster o hardware subjacente consiste de um conjunto de estações de trabalho ou PC's semelhantes, conectados por meio de uma rede local de alta velocidade. 
V - O uso de clusters se tornou mais atrativo conforme passou a ser possível comprar máquinas de alto desempenho mais baratas e liga-las em uma rede de alta velocidade para conseguir resultados que antes só eram alcançados por supercomputadores. 
Assinale a alternativa CORRETA.
R: Todos os itens estão corretos. 
23a Questão
A Liga de heróis é um jogo online de batalha entre heróis (jogadores) cujo objetivo é destruir a base inimiga. Nesse jogo, dez jogadores selecionam um herói disponível e formam dois times de cinco jogadores que irão batalha entre eles até que um time consiga destruir a base do outro.
Um jogador avido por Liga de heróis inicia um jogo com outros noves jogadores conectados remotamente, em um dado momento do jogo a conexão com servidor é perdida totalmente por motivos desconhecidos, e uma tentativa de reconexão é iniciada por parte do software cliente. Depois de 30 segundos tentando reconectar, uma mensagem de timeout é exibida solicitando ao usuário que tente reconectar novamente ou que sai do jogo. Esse problema é uma propriedade de sistema distribuído descrito nos modelos fundamentais. Onde, é categorizado como um dos modelos de falhas que são ocorrências de erros ou problemas que afetam corretamente as operações em um sistema distribuído.
Assinale abaixo qual é o modelo de falha que caracteriza a situação sofrida pelo jogador:
R: Falhas por omissão. 
24a Questão
O multiprocessamento simétrico pode ser implementado, por meio de clusters de servidores, usando-se o método secundário ativo, no qual um servidor secundário assume o processamento em caso de falha do servidor primário. Assinale a opção que apresenta corretamente uma justificativa para o uso do método secundário ativo. 
R: O servidor secundário também pode ser usado para o processamento de outras operações no sistema, além da função de assumir o processamento no caso de falha do servidor primário. 
25a Questão
Complete as lacunas:
Um _______ é definido como um desvio da especificação e não podem ser tolerados, mas deve ser evitado que o sistema o apresente. Define-se que um sistema está em _______, se o processamento posterior a partir desse estado pode levar a um defeito. Finalmente define-se _______ como a causa física ou algorítmica do ______.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras para complementar o texto acima
R: defeito, erro, falha, erro 
26a Questão
Sabendo que tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de falhas, ou seja, o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição analise os itens abaixo e escolha a afirmativa CORRETA. 
I - As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha -estão associadas ao universo físico, Erros- estão associadas ao universo da Informação e Defeitos -estão associadas ao universo do usuário
As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha -estão associadas ao universo físico, Erros- estão associadas ao universo da Informação e Defeitos -estão associadas ao universo do usuário
II- A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação
III- A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente
IV- Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e redundância física
V- As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas às falhas originadas pelo usuário, Erros: estão associadas aos erros do hardware e Defeitos: estão associadas ao universo da Informação
R: Somente estão corretos os itens I, III e IV 
27aQuestão
Tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de falhas, ou seja, o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa onde todas estão corretas.
ª As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas ao universo físico, Erros: estão associadas ao universo da Informação e Defeitos: estão associadas ao universo do usuário.
b. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação
c. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente
d. Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e redundância física
R: Somente as alternativas A, C e D são verdadeiras 
28a Questão
Uma das características de um sistema distribuído é implementar tolerência a falhas utilizando replicação. Considerando um sistema A com um componente replicado n vezes. Assinale a sentença correta referentes ao sistema A 
R: A disponibilidade do sistema A será sempre maior que a disponibilidade do sistema sem replicação.
29a Questão
Transparência de distribuição é uma das metas dos sistemas distribuídos descritas por Tanembaum. A transparência de distribuição pode ser classificada em: transparência de acesso, localização, migração, relocação, replicação, concorrência e falha. Assinale a assertiva que descreve a transparência de falha. 
R: Oculta a falha e a recuperação de um recurso 
30a Questão
No desenvolvimento de um sistema, um conjunto de métodos e técnicas deve ser empregado para atender aos atributos de "dependabilidade". Com relação à classificação desses métodos e técnicas é correto afirmar que 
R: a tolerância a falhas fornece o serviço esperado, mesmo na presença de falhas envolvendo técnicas como o mascaramento de falhas, detecção de falhas, localização, confinamento, recuperação, reconfiguração e tratamento.
31aQuestão
Em relação à classificação das arquiteturas paralelas definida como Taxonomia de Flynn, em uma delas é tratado o caso dos multiprocessadores, onde várias instruções podem ser executadas ao mesmo tempo em unidades de processamento diferentes controladas por unidades de controle independentes (uma para cada unidade de processamento) A afirmação acima está relacionada a qual das classes definidas por Flynn?
R: MIMD. 
32aQuestão
Nas afirmativas abaixo temos características dos sistemas fortemente acoplados. Assinale a característica que NÃO pertence a este tipo de sistema.
R: Comunicação entre processos exclusivamente através de troca de mensagens.
33aQuestão
De acordo com a classificação de Flynn, assinale a alternativa CORRETA:
R: Computadores de fluxo único de instruções, fluxo único de dados – Monoprocessador.
34aQuestão
Em relação à classificação das arquiteturas paralelas definida como Taxonomia de Flynn, em uma delas é tratada a execução síncrona de instrução para todos os dados, correspondendo ao caso das arquiteturas vetoriais. A afirmação acima está relacionada a qual das classes definidas por Flynn? 
R: SIMD. 
35aQuestão
Ao avaliar a classificação idealizada por Michael J. Flynn definida como Taxonomia de Flynn, em uma delas é tratado o caso de uma arquitetura multithreading executando simultaneamente o código de diversos fluxos de instruções (threads). A afirmação acima está relacionada a qual das classes definidas por Flynn?
R: MIMD.
36aQuestão
Assinale abaixo a frase que melhor explica o conceito da "Classificação de Flynn" 
R: Classifica os sistemas de acordo com a forma como acontecem os fluxos de dados e os fluxos de instrução 
37aQuestão
Correlacione os exemplos abaixo com as seguinte classes, segundo a taxonomia de Flynn:
I- Single Instruction Single Data
II- Single
Instruction Multiple Data
III- Multiple Instruction Single Data
IV- Multiple Instruction Multiple Data
e
A- Computadores sequenciais
B- Sistemas multiprocessados
C- Máquina teórica
D- Processadores vetoriais
Assinale a correlação CORRETA
R: I-A, II-D, III-C, IV-B 
38aQuestão
A figura apresenta uma típica arquitetura de 3 camadas utilizadas para disponibilizar sites na Internet. 
Sobre essa arquitetura, são feitas as afirmativas abaixo.
I - Drivers que seguem o padrão ODBC podem ser utilizados por aplicações que estão no servidor de aplicações para acessar tabelas no servidor de bando de dados. 
II - Se o nível de processamento aumentar, um novo servidor de aplicações pode ser colocado em uma estrutura de cluster para responder aos pedidos do servidor Web e, nesse caso, a replicação de sessão, presente em alguns servidores de aplicação, garante que um servidor assuma as funções de um servidor com problemas, sem que o usuário perceba o ocorrido. 
III - Como uma boa prática na implementação de soluções distribuídas, a lógica de negócio é implementada em componentes que ficam instalados no servidor Web, sendo que o servidor de aplicações funciona como intermediário entre o servidor web e o de banco de dados gerenciando as transações. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
R: I e II, apenas. 
39aQuestão
As redes de computadores possibilitam a programação em duas camadas, por meio das quais computadores de usuários se conectam a computadores servidores de rede para efetuarem requisições de serviços e coleta de informações. Assinale o nome da arquitetura que implementa a programação em duas camadas, utilizando rede de computadores. 
R: Cliente-Servidor 
40aQuestão
Em relação as propriedades de um sistema cliente-servidor, analise as seguintes sentenças sobre tipos de servidores. 
I. Um servidor concorrente deve ser utilizado quando o tempo de resposta é variável
II.Um servidor iterativo deve ser utilizado em sistemas cujo tempo de resposta é constante e pequeno 
III.A escolha do tipo de servidor que será utilizado depende da experiência do programador 
Assinale a opção que apresenta todas as sentenças corretas. 
R: As sentenças I e II estão corretas 
41aQuestão
No modelo cliente-servidor de computação distribuída, os 
R:clientes acessam os serviços fornecidos pelos servidores por meio da tecnologia Remote Procedure Call. 
42aQuestão
Sobre a arquitetura cliente-servidor, analise as seguintes afirmativas: 
1. A maior capacidade de processamento encontra-se geralmente no lado cliente.
2. No contexto da Internet, os navegadores Web são exemplos de programas servidores de páginas HTML.
3. O protocolo HTTP é uma das formas de comunicação entre clientes e servidores.
Assinale a alternativa correta: 
R: Apenas as afirmativas 1 e 2 são falsas. 
43aQuestão
Entre as características fundamentais de um sistema cliente/servidor, é incorreto afirmar que 
R: A comunicação cliente/servidor é síncrona por definição 
44aQuestão
Considere uma aplicação que atua como servidor de arquivos. É função deste servidor permitir a leitura e escrtita de arquivos em um disco da rede, transferência de arquivos para diferentes midias (pen-drive, cd...) além de fornecer uma lista com o conteúdo de um diretório. As operações são solicitadas por processos cliente. Devemos utilizar servidores iterativos ou concorrentes?
Assinale a resposta que justifica corretamente a escolha feita. 
R: Concorrente, pois não podemos prever o tempo de resposta de cada solicitação. 
45aQuestão
Uma aplicação é considerada cliente-servidor se for composta por dois processos atuando em conjunto para a execução de uma tarefa porque cada processo é executado obrigatoriamente em um computador diferente 
Analise a afirmação e assinale a resposta correta 
R: A definição está correta mas a justificativa está errada
46aQuestão
A ideia básica da comunicação com o uso de Remote Procedure Call (RPC) é: 
R: Permitir que programas chamem procedimentos remotos de forma transparente, como se estivessem chamando procedimentos locais 
47aQuestão
Desenvolvido pela Sun Microsystems, o Network Information Service - NIS é um serviço para distribuição de informações por uma rede, com as seguintes características: 
I. a informação administrativa que é armazenada no servidor não precisa ser duplicada, tornando possível medir a consistência dos dados, além de aumentar a flexibilidade para os usuários.
II. fornecer aos usuários um ambiente transparente, facilitando a administração do ambiente, pelo fato de manter uma base de dados centralizada na rede, diminuindo as inconsistências e tornando a manutenção mais fácil
III. manter dados importantes, como informações de todas as contas de usuários na rede sincronizadas em todas as máquinas, pois isto permite ao usuário mover-se de um computador para outro sem o inconveniente de ter que se lembrar de diferentes senhas, ou copiar dados de uma máquina para outra.
O funcionamento do NIS se baseia em um componente, composto fundamentalmente do servidor, que armazena as informações do cliente e que acessa o servidor, além de várias ferramentas administrativas. 
Esse componente é denominado: 
R: Remote Procedure Call – RPC.
48aQuestão
Sobre a comunicação entre processos distribuídos, é CORRETO afirmar: 
R: que, nos sockets do tipo datagrama, o endereço do socket do processo correspondente acompanha cada envio de mensagem como um parâmetro da primitiva sendto(). 
49aQuestão
A comunicação entre processos em um sistema distribuído pode ser realizada por um mecanismo conhecido como RPC - chamada de procedimento remoto. Sobre este mecanismo, assinale a opção correta abaixo:
R: Os stubs cliente e servidor são responsáveis pela conversão de formato dos parâmetros de entrada e saída, caso haja necessidade.
50aQuestão
Em relação a comunicação com sockets em um sistema distribuido, analise as seguintes sentenças. 
I) o socket criado pelo cliente é também utilizado pelo servidor.
II) o cliente utilize a função connect para se conectar ao servidor.
III) o servidor executa a função listen para aguardar uma conexão do cliente.
R: Somente a sentença II está correta 
51aQuestão
Assinale a alternativa que traz a função da primitiva ACCEPT da API de sockets. 
R: Bloqueia o chamador até chegar uma requisição de comunicação 
52aQuestão
Qual das opções abaixo apresenta somente serviços de middleware? 
R: Mecanismos de chamada de procedimento remoto (RPC); comunicação pelo uso de soquetes; mecanismos de comunicação através da linguagem SQL. 
53aQuestão
A configuração de um servidor no modelo cliente-servidor é composta por etapas. Qual(is) das etapas a seguir fazem parte da configuração de um servidor? 
1.Estabelecer uma conexão
2. Criar um socket
3. Configurar a porta que será utilizada
4. Estabelecer o tamanho da fila de espera
5. Aguardar uma conexão
R: 2, 3 e 4 
54aQuestão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais