Buscar

A função precípua do Direito é garantir a pacificação social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A função precípua do Direito é garantir a pacificação social. Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas pela justiça comum que se consegue obter a paz social. Os meios alternativos de pacificação social são métodos eficientes de resolução de conflitos ,mas é que eles ficam esquecidos, já que grande parte da população não tem conhecimento sobre quais são e como funcionam os meios alternativos de resolução de conflitos.
Penso , que a arbitragem não é um meio válido para se chegar a completa justiça , pois o árbitro deve ter certo conhecimento sobre o tema do conflito, é ele quem define o procedimento a ser utilizado, e a não exigência de ser bacharel em Direito torna-se dificultado o trabalho de vários Advogados , juízes , promotores e etc .. Sendo que é apenas " aconselhável " que possua o conhecimento jurídico. Já a Mediação, com sua visão de terceiro imparcial, deve se aprofundar no problema exposto, possibilitando o encontro e a solução real do conflito , a função do mediador é justamente restaurar essa capacidade de comunicação através de técnicas de linguagem e regras decididas entre conflitantes e mediador, para que cheguem em soluções justas.
Essa possui quatro objetivos: resolução imediata do conflito, prevenção de novos conflitos, inclusão social e restauração da paz social.
Por fim , a Justiça Restaurativa  não é o milagre que irá resolver todos os problemas, bem como a prática cotidiana resta dúvidas de quando a retribuição e restauração podem ser claramente determinadas e classificadas. Não são todas pessoas que buscam a restauração, e em alguns casos, pode ocorrer uma combinação de ambas. Penso , que essa justiça será muito mais eficaz á outras, uma vez que um criminoso ocasional , não se deve ter os mesmos tratamentos á um criminoso habitual , visto que seria injusto tratar o criminoso ocasional equivalente á bandidos de grande porte.

Outros materiais