Buscar

AP1 SOC ORG 2017.2 gabarito CEDERJ UFRRJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período – 2017/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Cada questão vale dois (2) pontos;
1ª Questão: aula 1 e 2
Identifique a afirmativa errada das aulas de Sociologia das Organizações e O Homem e o Trabalho: 
 ( ) A Sociologia surgiu como uma disciplina, em resposta aos desafios dos sociólogos de entenderem não só o que unia os grupos sociais, mas também de desenvolverem soluções para a desintegração social. 
( ) A Sociologia Quando aplicada à Administração interessa-se pela estrutura flexível das organizações de trabalho, na medida em que esta relaciona os papéis entre si e os indivíduos aos papéis de modo sistemático.
( ) Segundo a ética protestante na visão de Weber, o capitalismo era definido pela existência de empresas cujo objetivo era produzir o maior lucro possível, e cujo meio era a organização racional do trabalho e da produção. Em síntese, o capitalismo protestante é inspirado na justiça rígida e na razão, enfatizando a recompensa segundo o merecimento individual.
(X) As teorias desenvolvidas por Frederick Taylor e Henri Fayol conseguiram gerar maior produtividade do trabalho e da eficiência das organizações, porém estas não levaram há uma redução no custo dos bens manufaturados.
2ª Questão: aula 3, 4 e 5 
Identifique a alternativas errada entre os tópicos abaixo das aulas Concepção contemporânea do trabalho, o mercado de trabalho e a globalização e ambiente organizacional
( ) Na tentativa de encontrar respostas para a problemática apresentada frente às profundas alterações ocorridas no mundo do trabalho, Calvino desenvolveu a doutrina do movimento calvinista, afirmando que um dos sinais da salvação do homem seria a riqueza acumulada por meio do trabalho.
(X) Na sociedade Pós-Industrial o objetivo é a padronização das mercadorias e a especialização do trabalho. A qualidade da vida e a desestruturalização do tempo e do espaço são secundários para as empresas nos seus processos de planejamento e gerenciamento.
( ) A economia globalizada e as demandas por hipercompetição têm, em todos os lugares, exigido administradores que estejam buscando estruturas para atender melhor aos desafios do ambiente em constante modificação.
( ) A contracultura é pela negação da cultura dominante, que tem como base outros valores e ideologias. Ela também pode ser vista como uma manifestação, por parte de grupos maiores ou menores, de cunho reacionário contra valores culturais tradicionais, que revelam insatisfação. Daí a busca por inovação.
3ª Questão: aula 6, 7 e 8
Identifique dentre as afirmações abaixo aquela que é falsa em relação as aulas de: o sentido do trabalho; comportamento e motivação no trabalho; e por útimo produtividade e satisfação com o trabalho.
( ) Quando ocorre a violação de um contrato psicológico, aparecem sinais de que os motivos originais do empregador de construir e cultivar uma relação mutuamente benéfica foram mudados ou eram falsos desde o início.
( X ) O macroambiente é o ambiente genérico, comum a todas as organizações. Este é composto por uma hierarquia de condições, sendo que dentre estas a condição econômica é a mais importante tornando todas as demais secundárias de menor relevância. 
( ) O movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade.
( ) A satisfação no trabalho ocorre, segundo Hackman e Oldham, quando três estados psicológicos estiverem presentes para o trabalhador: significação percebida, responsabilidade percebida e conhecimento dos resultados do trabalho.
4ª Questão: aula 9, 10 e 11
Identifique a afirmação incorreta baseado nas aulas de: fome, racismo e apartação social, políticas públicas e neoliberalismo, assim como políticas públicas de inovação e desenvolvimento. 
( ) O preconceito, seja ele qual for, decorre essencialmente da ignorância em relação ao grupo discriminado. Essa visão falseada da realidade sobrevive por intermédio dos mitos. Eles alimentam a desconfiança e o medo em relação aos grupos indesejados, considerados como anomalia social.
( ) Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa.
( ) As políticas públicas sociais brasileiras caracterizam-se principalmente pela distinção entre políticas econômicas e sociais que propiciem alguma perspectiva de vida para os desempregados, para as crianças de rua, para os idosos carentes, para as populações rurais e das periferias das cidades, para os portadores de deficiência e outros segmentos marginalizados.
(X) Todas as afirmações acima estão erradas. 
5ª Questão: aula 12, 13 e 14
Identifique dentre as declarações abaixo, aquela que não é verdadeira.
( ) Segundo a estrutura burocrática de Max Weber o exercício dos papéis ou das atividades é regulamentado por um coerente sistema de regras administrativas abstratas, consistindo na aplicação aos casos particulares. Esse sistema organizacional de normas procura assegurar a realização uniforme de todas as tarefas, independentemente do número de funcionários ou empregados contidos nela.
( ) A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização de suas potencialidades. A eficiência da organização relaciona-se indiretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estrutura e de tornar-se independente da função particular que preenche.
(X) O modernismo diz respeito às mudanças nos sistemas social, geográfico e cultural das nações, bem como às mudanças no sistema capitalista, envolvendo, em dimensão internacional, não apenas a empresa, a divisão do trabalho, o inter-relacionamento da mídia, dos computadores e da automação, mas também o deslocamento da produção para países periféricos, a atividade correlacionada dos bancos e das bolsas de valores.
( ) uma pessoa tem inteligência interpessoal quando traduz com clareza suas ideias, se faz compreensível, faz valer seus princípios e se mostra capaz de aceitar, interpretar e entender as mensagens vindas de seu interlocutor. Assim, o bom comunicador não é apenas aquele que fala bem, mas também o que sabe ouvir bem.

Outros materiais