Buscar

AP3 2016.2 gabarito SOC ORG CEDERJ UFRRJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período – 2016/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Cada questão vale dois (2) pontos;
1ª Questão: aulas 11
Identifique a afirmativa errada sobre o tema política pública e inovação. 
( ) as políticas públicas devem visar à criação de ambientes propícios à interação entre os atores e ao investimento de longo prazo, ao manejo dos altos custos e riscos envolvidos no processo de inovação. Entre as políticas públicas mais relevantes para a criação desse ambiente.
( ) Cabe lembrar que, além das políticas mais diretamente ligadas ao estímulo à geração de inovações, é também importante que as políticas macroeconômica, fiscal e monetária estejam em harmonia com tal objetivo e não se tornem fatores limitadores da aplicação e do desenvolvimento das políticas inovativa.
( X ) Segundo Sennes e colaboradores as principais tendências identificadas em relação à pesquisa, tecnologia e inovação são: a) as inovações são crescentemente e dirigidas parcialmente pelo conhecimento; b) as equipes de pesquisas se mantém isoladas não havendo colaboração e conhecimento compartilhado entre os organismos de pesquisa; c) a aceleração da globalização tem provocado uma rápida melhoria na conectividade e no desenvolvimento de padrões tecnológicos; d) mudanças nos mercados e no ambiente de concorrência não influenciam o desenvolvimento tecnológico.
( ) Nos países em desenvolvimento, o papel exercido pelo Estado na geração de inovações é ainda relevante e direto. Diversos casos de sucesso da atuação direta do Estado na geração de inovações podem ser identificados pelo mundo, e esses ocorrem principalmente quando essa atuação se dá com foco nas necessidades do mercado, principalmente internacional, e em parceria com empresas privadas.
( ) Todas as respostas acima estão corretas.
2ª Questão: aula 3 e 12.
Identifique a afirmativa errada sobre os temas: Concepção contemporânea do trabalho e O homem e a sociedade contemporânea.
( ) Como o trabalho é uma das mais importantes formas de interação da sociedade-ambiente natural, toda a atenção deve ser dada às condições de realização do mesmo, a fim de que sua capacidade de suporte ao sistema ambiental, base de sustentação do próprio sistema econômico, não seja comprometida.
( ) Na sociedade atual, a mecanização cria o desemprego, mas o esforço real da mecanização consiste em criar possibilidades sempre maiores de lazer – porém gera também rupturas, graves crises materiais, morais e sociais. Contudo este processo cria conquistas, por seu próprio movimento, que é a liberação da servidão da automação, com a criação de novos meios, de novos desejos e de novas razões para viver dentro da sociedade contemporânea.
( ) Segundo Auguste Comte o criador da filosofia positivista, esta tem em seu cerne a ideia de que a sociedade só pode ser reorganizada por uma completa reforma intelectual das pessoas. No Brasil, o Positivismo influenciou movimentos no Exército brasileiro e abriu espaço para seguidores, como Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Benjamim Constant. Do Positivismo é que vem o lema da nossa bandeira, "Ordem e Progresso". 
( ) A estrutura feudal que vigorou durante quase toda a Idade Média foi rompida com a revolução industrial. O crescimento comercial e urbano e a produção cada vez maior não foram os fatores determinantes da nova estrutura social, a do sistema capitalista. Foi por meio da transformação dos produtos em mercadorias que, definitivamente, ficou caracterizada a revolução capitalista, tendo se firmado com a produção em larga escala. 
( ) Nos dias atuais, sob a crescente influência dos negócios e da globalização social, o conceito do “EU” passou a ser um produto. Está dissociado de si mesmo, como o vendedor de um produto qualquer está dissociado do que deseja vender. Diferentemente da Idade Média, a sociedade contemporânea alterou o interesse próprio de cada um. Seu interesse próprio vem a ser o interesse que ele tem com o sujeito que entrega a si mesmo, como um produto que precisa conseguir a um preço ótimo num mercado extremamente competitivo e burocrático.
( X ) Todas as respostas acima estão corretas.
3ª Questão: aulas 5 e 13 
Os temas Desenvolvimento Organizacional e Sociedade Pós-moderna e O ambiente organizacional são complementares. Em função do exposto, identifique a alternativa errada nestes temas. 
( ) O Desenvolvimento Organizacional objetiva perceber de forma bem definida o que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, bem como analisar e decidir o que precisa ser mudado e qual a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando a organização mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organização.
( ) Segundo Chiavenato, a cultura é o que dá identidade ao homem, interfere em seu caráter, molda suas crenças e explica o mundo. Empresa é uma organização baseada em normas, visa à dominação do mercado por meio de vendas de bens e serviços. Para esse fim, é necessário ajustar-se aos stakeholders, ou seja, as pessoas mais envolvidas ou interessadas na organização: clientes, acionistas, governo, funcionários, fornecedores, associações, concorrência, sindicatos etc. 
( X ) As pessoas nas organizações compartilham uma grande variedade de inter-relações. Seu trabalho exige que se relacionem, troquem, aprendam e ajam de acordo com determinados padrões ou regras de convivência. Tais regras podem ser específicas de cada organização ou sociedade em que estão inseridas. Nesse contexto, o grupo influencia sempre os indivíduos, os quais por serem inexpressivos, isoladamente, são incapazes de influenciar o todo seja a sociedade em geral ou uma organização. Este processo é chamado de socialização.
( ) A contracultura é um movimento de contestação de caráter social e cultural que nasceu e ganhou força, principalmente entre os jovens com um espírito mais liberal. O que aconteceu foi um estilo de mobilização e contestação social, em que estes jovens promoveram uma inovação de estilos, e se voltaram para o anti-social aos olhos das famílias mais conservadoras permitindo, assim, o surgimento de novos meios de comunicação em massa.
( ) O mundo atual caracteriza-se por um ambiente em constante mudança. O ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. O processo de mudança organizacional começa com o aparecimento de forças que vêm de fora ou de algumas partes da organização. Essas forças podem ser endógenas ou exógenas à organização.
4ª Questão: aula 7 e 14
O comportamento e motivação no trabalho tem relação direta com a metacompetência na era do conhecimento. Identifique nas afirmações abaixo aquela errada em relação a estes temas. 
( ) O comportamento humano pode ser definido como reações dos indivíduos e respostas que estes apresentam a um estímulo específico, sendo determinado pelo conjunto de características ambientais (adquiridas) e hereditárias (genéticas), com absorção das pressões exercidas pelo meio ambiente. Entender então, o comportamento humano como determinado tão-somente por uma das características hereditária ou ambiental, certamente estará limitando a compreensão do homem em sua globalidade, pois o comportamento humano é a junção de ambas as características 
( X ) Para Maslow, na sua teoria da hierarquização das necessidades, não há precedência na satisfação de umgrupo de necessidades sobre o outro, ou seja, por exemplo, uma pessoa pode satisfazer primeiramente o grupo relacionado a estima, as oportunidades de crescimento e depois o grupo das necessidades relacionadas as de segurança. 
( ) A motivação refere-se aos desejos, aspirações e necessidades que influenciam a escolha de alternativas, determinando o comportamento das pessoas. Os motivos são as formas de tensão que ocorrem nos indivíduos, por meio do processo de mobilização de energia, tratando-se, assim, de algo interno. A motivação consiste em cada indivíduo ter necessidades, as quais variam em intensidade e persistência. A satisfação dessas necessidades é o objetivo ou fim em torno do qual a motivação é dirigida.
( ) O ser humano é o único animal dotado de discernimento e capacidade de escolha, o que lhe dá poder de decisão. Apenas o ser humano é capaz de determinar seu comportamento e justificá-lo com argumentos racionais, sem ser obrigado a obedecer apenas a suas necessidades naturais, uma vez que considera também a cultura, traço que lhe confere a qualidade humana. Pessoas maduras, maiores, avaliam os riscos com consciência e tomam decisões totalmente voluntárias, sempre levando em consideração as normas éticas e morais do ambiente em que estão inseridas
( ) Na comunicação, a palavra representa uma ideia e constrói uma mensagem, mas quem transporta essa ideia e essa mensagem é o tom da voz (modulação da voz). Palavras são a representação do intelecto, ao passo que a modulação da voz é o manifesto da emoção. E a comunicação será tão mais eficiente quanto melhor for a interação entre razão e emoção. Em um ato de comunicação a forma é tão ou mais significativa do que o conteúdo.
5ª Questão: aula 6 e 8 
A produtividade dos funcionários está vinculada a satisfação que estes têm das funções que desempenham, as quais estão relacionados com o sentido do trabalho. Este entendimento é crítico para o gerenciamento de qualquer organização na atualidade. Em relação ao exposto identifique a afirmação errada. 
( ) A sociedade tem procurado padronizar o processo de interação social, com o propósito de dotá-la de um significado construtivo, em que a coesão social seja estimulada, possibilitando, assim, atender às necessidades básicas de seus membros. É por meio da interação social que os indivíduos conhecem as regras que irão orientar sua entrada no corpo social, tomando conhecimento de sua interdependência com seus colegas de trabalho, sendo permitido assim que o sistema social seja construído segundo a natureza das interações simples e grupais que estão em contínua evolução
( ) A preocupação com o meio ambiente vem alterando profundamente o estilo de administrar, fazendo com que empresas incorporem procedimentos para a redução de emissão de afluentes, para a reciclagem de materiais, para o atendimento a situações de emergência e, até mesmo, para as análises do ciclo de vida dos produtos e de seu impacto sobre a Natureza. Tudo o que envolve e afeta os negócios torna-se inevitavelmente parte de seu ambiente, ou seja, a vizinhança natural, a história dessa vizinhança, as condições econômicas, as condições político-legais, os padrões de cultura e a sociedade como um todo.
( ) O contrato psicológico é uma relação de intercâmbio entre os funcionários e a organização. Não se trata de um contrato escrito formal entre as duas partes, mas uma relação implícita baseada em contribuições mútuas. Ele é a percepção que o funcionário tem das obrigações recíprocas com a organização. Os funcionários têm convicções a respeito das obrigações que a organização tem para com eles, assim como de suas obrigações para com a organização. 
( ) A teoria da adequação da personalidade ao trabalho sustenta que a satisfação é maior e a rotatividade mais baixa quando a personalidade e o trabalho estão em sintonia. Os pontos básicos desse modelo são: existem diferenças intrínsecas de personalidade entre as pessoas; existem diferentes tipos de trabalho; e as pessoas, dentro de ambientes ocupacionais congruentes com seu tipo de personalidade, tendem a ter mais satisfação com o trabalho e menor probabilidade de sair dele voluntariamente do que aqueles em situação inversa.
( X ) Todas as afirmativas anteriores estão corretas.

Outros materiais