Buscar

Gabarito AP1 SOCORG 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período – 2017/1ºsem.
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Não é permitida nenhum tipo de consulta para a elaboração da prova.
Boa sorte!
1ª Questão: Aulas 1, 2 e3
Identifique a alternativa errada, em relação a Sociologia aplicada ao mundo organizacional e consequentemente ao trabalho, em todos os seus aspectos. 
 A Sociologia aplicada a Administração observa os conteúdos dos papéis profissionais, as normas e expectativas de comportamento coletivo nas diferentes empresas, os diversos tipos de papéis dentro de uma mesma organização;
 X A vida social dos indivíduos é regida por regras, somente, dentro das organizações, que vem a ser um processo de institucionalização que define a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. Os demais aspectos da vida social dos indivíduos não estão sujeitos a regras. 
 A relação entre o trabalhador e a organização social do trabalho determina o grau de flexibilidade percebido nas relações de produção. Aí reside a importância de que o estudo do trabalho e dos trabalhadores seja focado pela Sociologia do Trabalho.
 Segundo Weber, o atributo particular da ética protestante é exaltar o “trabalho” como um meio de aproximação do homem de Deus. Além disso, a vocação para o trabalho secular é vista como expressão de amor ao próximo. O trabalho não só une os homens, como proporciona aos mesmos a certeza da concessão da graça.
 Na sociedade industrial, o objetivo era a padronização das mercadorias, a especialização do trabalho. Já na sociedade pós-industrial o que conta é a qualidade da vida, a intelectualização e a desestruturalização do tempo e do espaço, ou seja, fazer uma mesma coisa em tempos e lugares diferentes.
2ª Questão:
Identifique a afirmativa errada sobre a temáticas do trabalho e seu ambiente. Aulas 4, 5 e 6.
 Contracultura também é entendida como uma manifestação, por parte de grupos maiores ou menores, de cunho reacionário contra valores culturais tradicionais, que revelam insatisfação. Daí a busca por inovação. 
 X Não há nenhuma diferença entre organizações criadas com o fim específico de otimizar meios para cumprir uma tarefa ou realizar objetivos, chamadas organizações instrumentais, e sistemas organizacionais que reproduzem padrões sociais relevantes para a sociedade, as chamadas instituições
 Em termos de inovação no atual cenário globalizado à medida que o tempo passa e as complexidades da inovação tecnológica se aceleram, cresce a demanda por trabalhadores ligados ao conhecimento, com capacidade para utilizar tecnologia visando à vantagem plena. Assim, para que alcancem esse objetivo, o trabalhador deverá ser treinado para enfrentar os desafios dessa aldeia global.
 Contratos psicológicos transacionais são aqueles que apresentam termos de troca bem definidos, normalmente termos monetários, específicos e com tempo de duração definido, assim como contratos entre os donos de equipamentos caros e complexos (ex.: aquecedores e resfriadores de ambientes) e as companhias que vendem esses equipamentos.
3ª Questão:
Identifique nos temas: produtividade/satisfação com o trabalho; políticas públicas fome/racismo e comportamento/motivação no trabalho a afirmação errada. Aulas 7, 8, 9 e 10
 O Plano Nacional de Qualificação tem como uma de suas dimensões a Ética que busca garantir a transparência no uso e gestão dos recursos públicos através de adoção de mecanismos permanentes de monitoramento dos contratos; uniformização dos contratos e convênios; disponibilização de informações atualizadas via internet; aplicação de procedimentos de redução de custos intermediários (passagens, diárias etc.); garantia da autonomia do sistema de avaliação frente à gestão e à realização dos planos; garantia de um sistema de monitoramento, em tempo real e de modo eficiente.
 X A Apartação Social é a distinção entre pessoas dentro do mesmo padrão social, econômico e técnico. Há desigualdade entre as pessoas que conseguem dispor dos bens e serviços essenciais, mas consomem quantidades e qualidades desiguais de bens e serviços não-essenciais. É desigualdade a distinção existente entre os engenheiros e os capitalistas em uma empresa, ou entre esses e os operários especializados. Em tempos normais, todos têm acesso à alimentação, à educação básica, à saúde, mesmo que sob formas e qualidades diferentes e mesmo que se distanciem muito na qualidade e no tipo de consumo supérfluo.
 Na realidade, os gerentes não motivam as pessoas. O que eles fazem é criar ambientes em que os membros da organização se motivam mutuamente. Para tanto, devem considerar que as atitudes dos funcionários às vezes estão em contradição em função do estado de tensão ou ansiedade sentida quando duas ou mais atitudes não estão de acordo com os comportamentos. Se tivermos algum conhecimento da razão pela qual as pessoas fazem o que fazem, poderemos melhor compreender, prever e influenciar esse comportamento 
 A teoria das necessidades aprendidas define três tipos de necessidades que são: I) Realização, expressa por desejos de obter êxito, de acordo com o padrão de excelência que cada pessoa tem; II) Poder, expressa pela vontade de a pessoa manter controle dos meios de influenciar outros indivíduos, coisas ou sistemas, inclusive organizacionais formais ou informais e III) Afiliação, expressa pelos impulsos emotivos na direção do relacionamento com outros indivíduos; impulsos que se desenvolvem e levam o indivíduo a procurar e manter um conjunto de relações com outras pessoas por intermédio de amigos, reuniões, festas, visitas.
4ª Questão: Aulas 11,12, 13 e 14.
Identifique qual das afirmativas é falsa. 
 Na sociedade atual, a mecanização cria o desemprego, mas o esforço real da mecanização consiste em criar possibilidades sempre maiores de lazer – mas também dolorosas rupturas, graves crises materiais, morais e sociais. Essa conquista proporciona também, por seu próprio movimento, uma liberação da servidão ao automatismo ou automação, com a criação de novos meios, de novos desejos e de novas razões para viver.
 X Uma das principais tendências identificadas pelo estudo de Sennes e companheiros em relação à pesquisa/tecnologia/inovação foi: a rápida modificação na organização da pesquisa, que, viabilizada pelos avanços na informática, torna o conhecimento um ativo critico que não deve ser compartilhado.
 A Cultura Organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, de tradições e de hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização. A cultura de uma organização não é estática e permanente, mas sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas. Algumas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo a sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com sua cultura amarrada a padrões antigos e ultrapassados.
 A consciência do cidadão (habitante da cidade, parte do conjunto de pessoas que compartilham um espaço) é um compromisso de responsabilidade. Esse mesmo tipo de consciência é desejado dentro das organizações; elas também podem ser definidas como um conjunto de pessoas que compartilham o mesmo espaço e, mais do que isso, uma missão. Conceito oriundo da Grécia Clássica, que de acordo com os gregos, o ser políticoé toda pessoa que se interesse pelo bem comum, pela harmonia da cidade (polis). Através do juramento, o jovem transformava-se em cidadão, pois mostrava ter adquirido consciência política.

Outros materiais