Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201512607024) Pontos: 0,1 / 0,1 
 "Eu odeio o Cairo, mas jamais seria capaz de sair daqui", afirma Sonallah Ibrahim, um respeitado escritor egípcio que nasceu há 73 anos nessa megacidade que é a capital do Egito, um lugar que, segundo ele, é fácil desenvolver uma relação de amor e ódio. "Eu já morei na Alemanha, na Rússia e nos Estados Unidos", diz ele. "Mas eu não era feliz, aqui eu me sinto à vontade, eu sei encarar a vida." (Fantástico, 09/05/2010). 
 Analise o texto acima e reflita, de acordo com a perspectiva socioantropológica, sobre a relação entre o indivíduo e o meio no qual foi socializado, no qual compartilha vínculos que são construídos a partir de sentimentos, valores e costumes em comum, através dos quais o Homem entende e interpreta o mundo, marcando a opção correta: 
 
 Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar uma forma de linguagem expressa nos hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos que possuem uma origem simbólica. 
 
 
 
 
2a Questão (Ref.:201512854119) Pontos: 0,1 / 0,1 
 É muito comum ouvirmos alguém dizer: ¿ele não tem cultura¿ quando está se referindo a outro alguém com pouca escolaridade. Isso é um equívoco por que não existe alguém sem cultura. O tema cultura é estudado pela: 
 
 Antropologia 
 
 
 
 
3a Questão (Ref.:201513288671) Pontos: 0,1 / 0,1 
 A compreensão do conceito de cultura é uma preocupação intensa em diversas áreas do conhecimento; a Antropologia define a cultura como a vida total de um povo, ou seja, é a herança social que o indivíduo recebe do grupo ao qual pertence. A cultura tem alguns símbolos que representam estes valores. Todos os itens abaixo representam um tipo de símbolo cultural, exceto: 
 
 estatísticas; 
 
 
 
 
4a Questão (Ref.:201512858242) Pontos: 0,0 / 0,1 
 Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional de pescadores da cidade de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua "bola de gude", chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de gude" para Pedro, este prontamente efetua seu lance, demonstra compreender "as regras do jogo" e a capacidade de se comportar conforme as expectativas segundo essas regras, bem como de internalizar valores e papéis sociais. Considerando o fenômeno social acima descrito, é incorreto afirmar que: 
 
 caso Pedro tivesse se recusado a jogar ou se comportado de forma divergente ás regras, não tenderia a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, nem a experimentar, de qualquer forma, censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais. 
 
 
 
 
5a Questão (Ref.:201512712414) Pontos: 0,1 / 0,1 
 Os métodos qualitativos são muito utilizados nas Ciências Sociais. Qual a vantagem de utilizar estes métodos? 
 Garantem a qualidade da pesquisa. 
 
 
 
 
 
 
1a Questão (Ref.:201513195290) Pontos: 0,1 / 0,1 
UEL ¿ 2005 - No Brasil e em outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente distintas das de origem européia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as formas de etnocentrismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária ao etnocentrismo. 
 ¿O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional¿. (Constituição Federal de 1988 na Seção II ¿ Da Cultura, Art. 215.) 
 
 
 
2a Questão (Ref.:201513195272) Pontos: 0,1 / 0,1 
Para a questão que segue, leia as assertivas abaixo: I. É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. II. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao seu âmbito de análise e reflexão. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. III. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências, não são postas em dúvida nem sequer verificáveis. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tipos de conhecimentos ilustrados acima: 
 I - Senso comum / II ¿ Científico / III - Religioso 
 
 
 
3a Questão (Ref.:201512774094) Pontos: 0,0 / 0,1 
Considere as afirmativas a seguir: 
 I. A matéria prima da "Ciência Natural" não pode ser isolada em laboratório; 
 II. O cientista social desenvolve hipóteses e as testas em laboratório; 
III. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais; 
IV. As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. 
São corretas as seguintes afirmativas: 
 
 III e IV 
 
 
 
4a Questão (Ref.:201513193452) Pontos: 0,0 / 0,1 
Considerando os estudos antropológicos acerca do conceito de cultura, marque a resposta coerente com o princípio do relativismo cultural. 
 
 A cada novo estudo antropológico que se realiza temos como que um movimento no sentido de procurar conhecer o "outro" na forma como este "outro" experimenta a vida. 
 
 
 
5a Questão (Ref.:201513241554) Pontos: 0,1 / 0,1 
Na obra OPensador, de Auguste Rodin qual das características constitutivas dos seres humanos é apresentada e pode ser discutida? 
 A habilidade de refletir sobre as experiências vividas 
 
 
 
 
1a Questão (Ref.:201513261725) Pontos: 0,0 / 0,1 
O nascimento do Estado burguês ocorre a partir da constatação da falta de representação política de um conjunto de camadas sociais. Clero, nobreza e aristocracia podem ser consideradas as classes super representadas no Estado Monárquico. Assinale a alternativa que representa as principais camadas insatisfeitas com o Estado Monárquico. 
 
 povo e burguesia. 
 
 
 
2a Questão (Ref.:201512604470) Pontos: 0,0 / 0,1 
"O AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE, O PROGRESSO POR FIM", Auguste Comte. 
 A frase acima, que é o lema do Positivismo comteano, está ligada a uma fase da história da sociedade brasileira marcada por grandes transformações ocorridas no país, no século XIX. Essa ligação se dá devido à: 
 
 influência do Positivismo entre os republicanos, que adotaram o lema de Comte expresso na Bandeira Nacional. 
 
 
 
3a Questão (Ref.:201512851758)Pontos: 0,1 / 0,1 
O fato de vermos o mundo através dos parâmetros culturais e sociais da nossa própria cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e melhor. A tendência a subjulgar a cultura do outro denomina-se 
 
 Etnocentrismo 
 
 
 
4a Questão (Ref.:201512861288) Pontos: 0,1 / 0,1 
(Adaptada do Vestibular UFU /1999 ) Durkheim afirma que no estudo dos fatos sociais, o cientista social, ao trabalhar, deve: 
 
 Encarar os fatos sociais como "coisas", isto, como objetos exteriores ao cientista, que devem ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensem ou declarem a seu respeito. 
 
 
 
5a Questão (Ref.:201513178187) Pontos: 0,1 / 0,1 
5) Sobre as Ciências Sociais associe as colunas: A) Antropologia B) Ciência Política C) Sociologia D) Ciências Sociais I) É o estudo da política ¿ dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura dos processos de governo ou sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. II) Estuda o homem a partir da cultura tenta entender os significados sociais. III) Estudam fatos que resultam da vida em sociedade. IV) É uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. 
 
 A ¿ II ; B ¿ I; C ¿ III; D - IV 
 
 
 
1a Questão (Ref.:201513298967) Pontos: 0,1 / 0,1 
(Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como "Um príncipe em Nova York" e "Ace Ventura: um maluco na África"; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação "O Rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano: 
 
 O exotismo e as culturas. 
 
 
 
2a Questão (Ref.:201513182693) Pontos: 0,1 / 0,1 
A ideia criacionista relacionada à origem do ser humano predominou nas sociedades ocidentais cristãs até o século dezenove. Depois de algum tempo de estudos o cientista Charles Darwin lançou o livro "A origem das espécies", no qual propôs: 
 
 O evolucionismo 
 
 
 
3a Questão (Ref.:201513182694) Pontos: 0,0 / 0,1 
Sobre o conhecimento mítico, podemos marcar como CORRETA APENAS A SEGUINTE INFORMAÇÃO: 
 
 Trata-se de uma forma de conhecimento não lógico, fantasioso; 
 
 
 
4a Questão (Ref.:201513236657) Pontos: 0,0 / 0,1 
As comunidades quilombolas são grupos, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988. Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil. Há outras fontes, no entanto, que estimam cerca de 5 mil comunidades. Partindo dessa perspectiva, foi criada a Agenda Social Quilombola (ASQ). O objetivo é articular as ações no âmbito do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Fonte: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/povosecomunidadestradicionais/quilombolas. As comunidades quilombolas acima referidas inserem-se no contexto de criação e reconhecimento de: 
 
 
 Novas identidades étnicas 
 
 
 
5a Questão (Ref.:201513237087) Pontos: 0,1 / 0,1 
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica: 
 
 pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.

Outros materiais