Buscar

RESUMO DE MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO DE MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISICA
TESTAR: É verificar o desempenho mediante situações previamente organizados e padronizados denominado “testes”( é instrumento de medida empregado para verificar o desempenho). 
MEDIR: Determinar a quantidade, a extensão ou o grau de um atributo (resultado numérico). Processo Descritivo.
AVALIAR: Interpretar os dados(resultados) para obter parecer ou julgamento de valores com base em referenciais previamente definidos. Processo Interpretativo.
TIPOS DE AVALIAÇÃO *Diagnostica: Ocorre na fase inicial, visando julgar sob quais condições previas um evento deverá se desenvolver e/ou que intervenções são necessárias para lidar com os problemas detectados. 
* Formativa: É realizada durante a ocorrência do evento com a finalidade de redirecionar as estratégias e ações. * Somativa: Ocorre no final do evento a fim de verificar se os objetivos foram alcançados e/ou se as estratégias adotadas foram eficazes.
QUALIDADES PSICOMÉTRICAS
PSICOMETRIA: área de especialização acadêmica em testes e avaliações ( composta pelos termos validade e reprodutividade).
VALIDADE grau com que o instrumento de medida oferece informações quanto á características e/ou comportamentos ao atributo que se quer avaliar. Quando o instrumento de medida mede o que você precisa que ele meça.
Validade Lógica: É estabelecida empiricamente sem auxilio de recursos experimentais. Não pode ser determinada por recursos estatísticos, mas sim mediante julgamento dedutivo de natureza subjetiva realizado por especialistas da área.
Validade Concorrente: Verifica se há associação(r) entre o indicador referencial para o atributo a ser avaliado e o instrumento de medida em questão.(coeficiente de correlação linear de Pearson) Ex: teste de cooper na pista e na esteira.
Validade Preditiva: Busca demonstrar o grau de exatidão com o qual uma avaliação prediz como será o desempenho dos examinados em uma situação futura.
 Aplicação para diferentes populações 
Redução: validade tende a diminuir quando a equação é empregada em uma população diferente.
Validade Cruzada: Técnica para avaliar a precisão de uma equação de predição na ocasião em que esta for ser empregada em uma amostra diferente daquela que deu origem a referida equação.
 
 Erros de Medida: Avaliadores, avaliados e instrumentos.
Tipos: SISTEMÁTICO>> São aqueles que ocorrem de forma a gerar desvios de medida sempre no mesmo sentido, isto é, concorrem para causar um aumento na réplica.
ALEATÓRIOS>>> Resultam de fatores responsáveis pelos erros que afetam diferentemente os escores verdadeiros e as réplicas.
*Exatidão: O quanto as medidas obtidas estão em conformidade com a verdadeira medida do atributo em questão.
*Precisão: A medida reproduz. INTRA-AVALIADOR (vc x vc) INTER-AVALIADOR (vc x outro avaliador).
 
 Formas de determinação da reprodutividade.
*Reprodutibilidade Relativa: Grau de associação entre 2 medidas (coeficiente de correlação intraclasse).
*Reprodutibilidade Absoluta: Desvio padrão de repetidas medidas realizadas independente uma das outras nos mesmos avaliados (diferença entre 2 medidas) Cálculo do erro técnico de medida.
 
 Valores de referência
Normalidade: A normalidade de um tributo é analisado mediante informações estatísticas levantadas de amostras demonstrativas de grupos específicos da população tida como NORMAL. Ou seja, comparar no grupo que tem características iguais ao individuo.
Pode ser classificado qnto>> ORIGEM: Regionais, nacionais e internacionais. AO EMPREGO: indicadores de crescimento, desempenho motor. 
A INTERPRETAÇÃO: Posição dentro do grupo (percentis), unidades de variabilidade (escore z, que é o numero de desvios padrão que um escore apoia-se abaixo ou acima da média).
Critério: Valor previamente estabelecido através da referencia da literatura (ideal). DESENVOLVIMENTO>>> JULGAMENTO: experiência ou convicção de especialistas. ABORDAGEM NORMATIVA: dados de norma de referencia.
ABORDAGEM EMPIRICA: disponibilidade de uma medida externa do critério atribuído. MÉTODO DE COMBINAÇÃO: especialistas, experiência anterior, dados empíricos e normas.

Outros materiais