Buscar

ESTUDO DE CASO NOTA 100 LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/1 - Libras
ESTUDO DE CASO - TEMA: Inclusão do surdo em turma regulares.
PROBLEMA: 
Marcelo Pires tem nove anos e frequenta o 3º ano numa escola pública estadual, Paraná. De acordo com a mãe de Marcelo, a causa da surdez foi uma otite que ele teve aos 6 meses de idade, o que causou perda auditiva bilateral. A comunicação utilizada entre os pais e a criança é através de gestos e mímicas, pois tanto os pais quanto Marcelo desconhecem Libras (Língua Brasileira de Sinais). Na escola, também se comunica com os colegas e professoras por gestos, escrita e desenho. As professoras comentam a falha em sua formação inicial por não terem tido a inserção de Libras. No entanto, relatam que a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo impossibilitam esta formação continuada. Quanto aos relacionamentos, apesar de Marcelo não saber o nome de seus colegas, na hora do recreio, interage com eles, correndo e pulando. Ao soar o sinal de término do intervalo, dirige-se à fila no pátio, observando e seguindo seus colegas. Marcelo gosta de jogos (quebra-cabeça, memória), atividades artísticas e jogos de computador. Apresenta resistência em fazer as atividades de escrita no caderno. Revelou que não gosta das aulas de Português porque é difícil para ele.
Quanto à dinâmica na sala de aula, a professora de Marcelo dirige-se poucas vezes a ele e nas atividades não demonstra preocupação com os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem da classe e interação entre os alunos. A distribuição das carteiras na sala de aula segue o padrão “um atrás do outro”, sendo que a organização do trabalho da professora, na maioria das vezes, é de atividades individuais das quais Marcelo necessita, frequentemente, levar para casa para terminar.
Diante das dificuldades, a professora de Marcelo relata que “não estou preparada para a inclusão de surdos”.
QUESTÃO ORIENTADORA:
A partir do estudo de caso e do artigo A formação de professores para a educação inclusiva dos alunos surdos, responda, de forma sucinta, à seguinte questão:
Em relação ao questionamento realizado aos professores participantes da pesquisa de Leite (2015) sobre as dificuldades em relação ao seu fazer pedagógico em sala de aula inclusiva, quais foram os 3 entraves apresentados?
Nota: 100.0
	RESOLUÇÃO 1: O principal entrave foi a comunicação “como consequência do desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais”; 2. ”dificuldade no planejamento das aulas”; e 3. ”a questão do tempo das aulas não ser suficiente para atender a demanda de alunos surdos e ouvintes inseridos no mesmo espaço” (LEITE, 2015, p. 7-8).
RESOLUÇÃO 2: O aluno pode escolher alguns excertos das respostas sinalizando as dificuldades dos professores (LEITE, 2015, p. 8). Exemplo: “As respostas indicaram algumas dificuldades que se repetiram na prática pedagógica dos professores. A fim de intervir na referida situação-problema, necessário se faz investir em políticas públicas para promover uma formação acadêmica que prepare o profissional para atender ao princípio democrático e igualitário de educação para todos. Além disso, existe o pressuposto legal do Decreto nº 5.626/05 que dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores” (LEITE, 2015, p. 8).
Resposta: O aluno Marcelo apresenta dificuldades que poderiam ser amenizadas se no curriculo da escola em que estuda os professores fossem capacitados para ensinar a disciplina de libras. O Dec.5626/05 em seu art. 3º descreve que libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível medio e superior, porem esse decreto e de 2005 e os professores que tiveram formação posterior a esse não dispoe em seu curriculo a disciplina de libras. Como vimos no VIII encontro de pesquisa em educação esse foi um dos entraves enfrentados. Marcelo também não gosta de Língua portuguesa, o mesmo que aconteceu com as alunas surdas da pesquisa, pois o referido Dec. em seu artigo 14 define que a educação deve prover formação de professor de língua portuguesa como segunda lingua para surdos. visto que os alunos surdos tem muita dificuldade para entender a lingua portuguesa. Marcelo tambem procura interagir com os seus colegas, que também tem dificuldade de se comunicar com ele, o mesmo que aconteceu com as alunas surdas, pois se fossem capacitados em libras e lingua portuguesa para surdos, o principal entrave que é a comunicação não seria mais uma barreira para a inclusão tanto do aluno marcelo como das alunas surdas da pesquisa.

Outros materiais