Buscar

Tecido adiposo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tecido adiposo
COMPONENTES:
ELENILDA SOARES
FABIANA DA CRUZ
INGRID RAVENA
MARIA GABRIELA 
MARIA FERNANDA
MARCIA 
SARA 
SUZY MILENA
TASSIA MARIA
O que é tecido adiposo?
O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de células adiposas (adipócitos), um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma.
CELULAS ADIPOSAS (adipócitos) 
São células que fazem parte do tecido adiposo, os adipócitos são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano. Os adipócitos produzem leptina, uma substância que atua na reserva energética do organismo.
TIPOS 
Tecido adiposo unilocular
 O nome deste tipo de tecido adiposo dá-se devido ao fato de que as suas células apresentam uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma, este tipo de tecido também é conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, É o tecido que forma o panículo adiposo, uma camada de gordura disposta sob a pele, que absorve impactos e atua como isolante térmico. Nos recém-nascidos, este tipo de tecido adiposo é de espessura uniforme; A maior reserva de energia do corpo é encontrada no tecido adiposo unilocular.
Tecido adiposo multilocular
 Com a função principal de gerar calor, o tecido adiposo multilocular é formado por células que possuem vários vacúolos as gotículas de gordura e várias mitocôndrias. Nos recém-nascidos, este tipo de tecido também é abundante e muito importante para protegê-los do frio.  Apresenta cor castanha devido à abundante vascularização e ao grande número de mitocôndrias.
Funções do tecido adiposo
reserva energética do organismo
manutenção da temperatura do corpo;
proteção contra choques mecânicos;
Questão 01
O esquema a seguir representa uma célula típica do tecido adiposo, evidenciando sua grande gota de gordura no citoplasma. Entre as alternativas a seguir, marque a que indica corretamente o nome dessa célula?
Observe o esquema da célula que compõe o tecido adiposo
alternativas
a) Coanócito.
b) Condrócito.
c) Adipócito.
d) Linfócito.
e) Osteócito.
Questão 02
 As células do tecido adiposo são responsáveis pela produção de uma proteína que atua no sistema nervoso central, levando um sinal de saciedade. A essa proteína dá-se o nome de:
a) insulina.
b) leptina.
c) actina.
d) isoleucina.
e) lipase.
Questão 03
 Sabemos que existem dois tipos de tecido adiposo: o unilocular e multilocular. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não corresponde ao tecido adiposo multilocular.
a) Possui várias gotículas de gordura no interior das células.
b) Também é conhecido como gordura marrom.
c) Esse tecido é encontrado em maior quantidade em recém-nascidos.
d) Constitui a maior reserva de energia do nosso corpo.
e) Sua principal função é produzir calor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais