Buscar

PODER NAS ORGANIZAÇÕES Os componentes do poder é a Força que é coerção física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com Max Weber,
 “poder é toda chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a relutância dos outros”.
 Tendo em vista que vivemos em uma sociedade de poder, não podemos desconhecer os três tipos de poderes mais importante: o econômico, o ideológico e o político.
O poder econômico ocorre em uma situação de escassez de algo que é considerado como um bem necessário, por exemplo, previsões apontam que irá faltar água doce no mundo, então, aqueles países que possuírem abundância de água doce, deterão poder perante os outros, podendo induzir os outros países a um certo tipo de comportamento, transformando esse recurso em garantia econômica ou em força de trabalho.
O poder ideológico é um tipo de poder com que se convive todos os dias, pois está inserido no padrão comportamental, que é a influência de uma pessoa que detém autoridade, por exemplo, a mídia, sobre outros indivíduos. Por último, há o poder político, que nada mais é do que o regulador da vida em sociedade, aonde representantes escolhidos pela população determinam o que deve ser cumprido, e se descumprido podem aplicar métodos coercivos.
Abordando o poder ideológico, é preciso ressaltar o papel fundamental exercido pela mídia na formação da opinião pública e na formação de ideologias de uma sociedade. George Orwell expressou bem essa questão em sua fala: “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”. Em uma sociedade em que ter informação é ter poder, fica ressaltado o poder desta perante a sociedade. Sendo assim, é o dever da mídia levar informação ao restante da população, mesmo que muitas vezes essa possa expressar o seu ponto de vista, possa ser ou não tendenciosa, ou verídica ou não.
Falar que a mídia tem uma presença constante na vida da população brasileira não é novidade. Apesar do crescimento rápido da internet, é a televisão que continua predominando nos lares brasileiros. Com o papel de formadora de opinião, a televisão, principalmente, influencia diretamente a vida de seus espectadores. De acordo com a pesquisa de hábitos e consumo de mídia pela população brasileira, 97% dos entrevistados ressaltam a televisão como hábito principal mídia da população, sendo seguida pelo rádio, com 61%, e a internet, com 47%. Com o predomínio do televisivo e do virtual, a mídia impressa (jornal/revista) possui um menos hábito entre a população, atingindo 25% e 15% da população.
A tendência para os próximos anos é de que a preferência pela televisão caia para 70% e a da internet suba para 72%. Essa tendência do maior consumo da mídia digital é vista no cenário mundial. Formas diferentes são utilizadas para essa difusão do jeito de pensar e de agir, e na cultura brasileira, a que mais impacta na vida social é a novela. Criando estereótipo, ditando modo de pensar, de vestir, de se comportar, a mídia televisiva exerce um grande poder diante da sociedade. Detendo todo esse poder, a mídia possui um papel fundamental na construção de valores éticos e humanistas.

Outros materiais