Buscar

Periodização de Treinamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Educação Física (Bacharelado)
Disciplina: Treinamento Desportivo
Profa Elga Danila Pimenta Pedroni
Especialista em Treinamento Desportivo
Mestre em Saúde e Envelhecimento
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Ana me ajuda a criar esse primeiro slide de apresentação pessoal
Periodização do treinamento
Modelos de Periodização
Principais modelos de periodização do treinamento e sua aplicação
“...é o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objetivos intermediários perfeitamente estabelecidos, respeitando-se os princípios científicos do exercício desportivo”. (DANTAS, 2003)
“...divisão do mesmo, em etapas, para se atingir objetivos específicos”. (TUBINO, 2003)
Stone et al refere-se à manipulação das variáveis metodológicas do treinamento físico divididas em fases lógicas, e tem por objetivo realizar ajustes específicos para o aumento do desempenho físico e prevenir o excesso de treinamento. (Stone MH et al, 2000)
Conceitos de periodização de treinamento
“...é um dos mais importantes conceitos do planejamento do treinamento. Esse termo origina-se da palavra período, que é uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, mais fáceis de controlar denominados fases”. (BOMPA, 2001).
Este slide vou colocar para pedir para os alunos refletirem qual será o conteúdo. Gostaria da participação dos alunos para verificar o conhecimento prévio sobre o conteúdo.O que acha.
Introdução
Os diferentes modelos de periodização apresentados pela literatura são utilizados como parâmetros capazes de subsidiar a estrutura do treinamento e organização das cargas conforme os objetivos pré estabelecidos, sejam eles, para o condicionamento físico visando saúde ou para o rendimento atlético.
Assim cada modelo está pautado em um objetivo, o qual para ser alcançado está baseado em fundamentos específicos e seguem determinadas estratégias, que por meio de estudos foram se construindo e se aperfeiçoando ao longo do tempo.
Vários estudos se têm realizado, um de forma complementaria e para aperfeiçoar a periodização de MATVEIEV (PLATONOV, 1988, HARRE 1988, OZOLIN, 1989, FORTEZA, 1990, VIRU, 1991) e outros tentando romper com esta forma tradicional de estruturação do treinamento (VERJOSHANKY, 1990, TSCHIENE, 1986, 1988, BONDERCSIEK COM TSCHIENE, 1985).
Tem muito texto?
Modelo Clássico/
tradicional
Modelos 
Comtemporâneos
Evolução do conhecimento
Características específicas dos principais modelos de periodização
Fundamentos
Estrutura do treinamento e
Organização das cargas
Características dos modelos quanto aos fundamentos utilizados pelo autor
Mativeev- russo- década de 50 - Síndrome Geral de Adaptação (SGA),considerando o plano de expectativa individualizado do atleta.
Vorobjev -1970 - calendário de competições não apresentar tempo para utilização de meios para preparação geral.
Tschiene - alemão- manter um nível de rendimento durante durante todo ciclo anual de competições
Verkhoshansk - 1985 - permitir que o atleta atinja vários picos em uma temporada.
Antônio Carlos Gomes - 2002- atender o calendário de jogos tendo como alvo a capacidade - velocidade. Esportes Coletivos.
Bondarchuck- o atleta é uma unidade e como tal tem que ser treinado,a preparação geral deve ser eliminada, excepto como meio de recuperação, pois os movimentos nela utilizados são de duvidosa transferência para os movimentos específicos da competição.
Bompa - 2002- fundamenta-se no desenvolvimento da potência e velocidade e não na resistência. A estrutura de treino para estas modalidades, caracterizava-se pela predominância do treino em formação especial pela conseqüente redução da formação geral.
Características dos modelos quanto à Estrutura dos períodos do Treinamento e à organização das cargas
Mateveiev- Modelo Tradicional- variação ondulante das cargas de treinamento e progressão linear, dividido em período de preparação, período de competição e período de transição.
Vorobjev- Modelo Pendular- preocupações com as cargas específicas, que quase afastam para segundo plano, as cargas de natureza mais geral.
Tschiene- Esquema Estrutural de Treinamento de Altos Rendimentos com acentuada forma ondulatória das cargas de treinamento em 
fases breves com trocas tanto quantitativas como qualitativas dos conteúdos de preparação. 
Verkhoshanski- Modelo de cargas concentradas- processo de treinamento deve basear-se em um sistema que defina os conceitos de programação, organização e controle.
Antônio Carlos Gomes- Modelo de cargas seletivas- periodização dupla com uma duração de 26 semanas para cada macrociclo no caso do futebol
características dos modelos quanto à Estrutura dos períodos do Treinamento e à organização das cargas
Bondarchuck- a programação e duração dos vários períodos de treino devem ser definidos em função da curva de forma de cada atleta e não em função das competições. Pouca importância atribuída ao volume de treino ao contrário da intensidade que é bastante elevada bem como exercícios especiais
Bompa- Modelo de prolongado estado- divide o seu modelo em período preparatório, subdividido em fase geral e específica e período competitivo, subdividido em fases pré-competitiva e competitiva. No entanto para períodos de quatro a seis semanas, Bompa utiliza o termo de macrociclo, que tem como objetivo trabalhar as qualidades físicas básicas e específicas, ou seja, este macrociclo corresponde ao mesociclo do modelo clássico de Matveiev.
Distribuição das cargas pelos períodos de Matveiev (1990). 
 
Aninha como cita mesmo no canto do slide, ou para gráficos é diferente
Modelo de estrutura pendular proposto por Arosiev e Kalinin
Gráfico do esquema estrutural de Tschiene.
Modelo de cargas concentradas Verkhoshanski
Modelo de organização das cargas Antônio Carlos Gomes
Efeitos de diferentes modelos de periodização
do treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares,
metabólicos e composição corporal de bombeiros militares
O objetivo do estudo foi analisar o efeito de programa de treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares, metabólicos e de composição corporal comparando diferentes periodizações.
Perez, AJ.Efeitos de diferentes modelos de periodização do treinamento aeróbio sobre os parâmetros cardivasculares, metabólicos e composição corporal de bombeiros militares.Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2013 Jul-Set; 27(3):363-76
Exemplo de periodização das capacidades físicas
Segundo Forteza (2006)”não estamos em condições de elaborarmos uma nova teoria, mas sim fórmulas baseadas nas concepções metodológicas existentes.”
 
“... estas formas não encerram as variadas possibilidades de estruturação de treinamento desportivo mais são atualmente as mais discutidas na literatura internacional especializadas no tema.” (FARTO, 2002,1).
 http://www.efdeportes.com/efd48/trein.htm 
Obrigada!
Contato:14 998447362
Rua Coroados, 255
Marília, SP.
elgahpp@gmail.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais