Buscar

Diversidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Educação e Diversidade
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
*
O que é cidadania?
	O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Tem como pensamento, a participação de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição. 
	Pode-se dizer que a cidadania pressupõe direitos e deveres a serem cumpridos pelo cidadão, que serão responsáveis pela sua vivência em sociedade.
	Nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. O sociólogo T. H. Marshall, afirma que a cidadania só é plena se for dotada de todos os três tipos de direito:
	Civil
	Político
	Social
*
	1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século XIX;
	2. Político: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século XIX;
 3. Social: conjunto de 
direitos relativos ao bem-estar 
econômico e social, desde a segu-
rança até ao direito de partilhar do
nível de vida, segundo os padrões
prevalecentes na sociedade, que 
são conquistas do século XX.
*
	Além disso, a cidadania moderna, embora seja influenciada por aquelas concepções mais antigas, possui um caráter próprio e possui duas categorias: formal e substantiva.
cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo.
cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais.
*
Origem: Direitos Humanos
A luta por direitos é uma construção histórica. Eles não são dados, mas sim conquistados por aqueles/as que vivem situações de opressão, invisibilidade e violação. 
Direitos se conquistam com LUTA e CONFLITO;
Noção contemporânea de direitos humanos (pós 1945): Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Os valores morais, filosóficos, religiosos de igualdade, justiça, liberdade, sustentabilidade, dignidade humana passam a ser “codificados” e constituem um sistema de direito positivo internacional, criando obrigações para os Estados Nacionais e para a comunidade internacional.
*
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
I. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
II. Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
princípios (universalidade, liberdade com igualdade, 
não discriminação)
*
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
Elencou um conjunto de direitos que todo ser humano deveria ter acesso a fim de gozar de uma vida livre e digna. São eles: direito a vida, liberdade, segurança pessoal, propriedade, votar e ser eleito, trabalho, lazer, saúde, alimentação, habitação, seguridade social, educação, cultura, etc. 
São os chamados direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais que influenciaram a elaboração de diversas Constituições e a legislação de vários países. 
*
No Brasil
Constituição Federal
*
Constituição Federal
Princípios da República: 
- cidadania; dignidade da pessoa humana; 
- construir uma sociedade livre, justa e solidária;
- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 
Direitos civis
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade
Direitos sociais 
Art. 6 - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados
*
*
A diversidade
A diversidade está presente tanto na cultura quanto na natureza. O conceito é muito empregado para tratar a qualidade dos ecossistemas e habitats. A biodiversidade é uma qualidade dos biomas.
A diversidade cultural é o conjunto de diferenças que devem ser vivenciadas de forma integrada.
*
“A diversidade é percebida, com frequência, como uma disparidade, uma variação, uma pluralidade, quer dizer, o contrário da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em consequência, à multiplicidade de culturas ou de identidades culturais.” Alain Kiyindou. 
*
STUART HALL
MULTICULTURAL: características sociais e problemas de governabilidade apresentados por sociedades com diferentes comunidades culturais.
MULTICULTURALISMO: estratégias e políticas usadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade em sociedades multiculturais.
*
*
Diversidade
Gêneros e Diversidade Sexual;
Políticos;
Étnica;
Religiosa;
 Classes Social;
Educacionais;
E o preconceito?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes