Buscar

Exercício pré prova 02 legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
Marque V para VERDADEIRO e F para FALSO de acordo com o que foi visto e discutido em sala de aula e nas leituras propostas.
( ) A palavra ética deriva do grego éthos e significa propriedade do caráter. É a investigação sobre aquilo que é bom.
( ) Moral significa costumes, no sentido de regras ou normas adquiridas por hábitos, muitas vezes em sociedade.
( ) A ética profissional é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Ela atinge todas as profissões e refere-se ao caráter normativo e jurídico que regulamenta determinada profissão.
( ) São adjetivos éticos: consciência, valor, vontade, autonomia, liberdade, responsabilidade, verdade, respeito e reciprocidade.
( ) São Comportamentos éticos: compaixão, beneficência, imparcialidade, coragem, respeito, honestidade, não maleficência, integridade e consistência.
( ) A deontologia se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão. 
( ) A Lei 7.498/86 e o Decreto 94.406/87 – Regulamentam o exercício profissional da enfermagem.
( ) Segundo a lei do exercício profissional da enfermagem: “A Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.”
( ) Ainda segundo a lei do exercício profissional da enfermagem: “A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.”
( ) É privativo ao enfermeiro a consulta de enfermagem e a prescrição de cuidados de enfermagem segundo sua legislação.
( ) A Resolução COFEN 311/07: Aprova a reformulação do código de ética dos Profissionais de Enfermagem.
( ) Segundo o código de ética da enfermagem: “A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
( ) ABEn: Organização pioneira no âmbito profissional de enfermagem no Brasil, criada em 1926 com a denominação de ANED (Associação Nacional das Enfermeiras Diplomadas Brasileiras).
( ) A ABEn representa a Enfermagem nos âmbitos nacional e internacional , na discussão de assuntos relacionados com educação , saúde e trabalho.
( ) O COREN – Conselho Regional de Enfermagem - disciplina e fiscaliza o exercício profissional, observando as diretrizes gerais do COFEN.
( ) COFEN – Conselho federal de Enfermagem - Normatiza e expede instruções para uniformidade de procedimentos e bom entrosamento dos Conselhos Regionais e aprecia decisões dos COREN.
( ) Compete ao COREN: expedir a cédula de identidade profissional, indispensável ao exercício da profissão e válida em todo o território nacional; fiscalizar e decidir os assuntos referentes à Ética Profissional, impondo as penalidades cabíveis.
( ) Infração com DOLO: intenção de causar prejuízo à alguém, em benefício próprio. Infração com CULPA: “ânimo de agir ou de se omitir sem o intuito de lesar, mas assumindo tal risco. Inobservância de uma norma sem intenção deliberada de causar dano, mas sob o risco de produzi-lo”.
( ) Condutas que nós devemos tomar para diminuir as chances de infrações éticas: Treinar a equipe; Não inventar(improvisar); Observar a relação Enfermagem/paciente; Manter o sigilo profissional; Esclarecer o paciente sobre os cuidados; Observar a boa relação com os colegas de trabalho; Atualizar-se; Observar o Código de Ética (conhecê-lo e dominá-lo); Criar Comissões de Ética nas Instituições de Saúde.
( ) O prontuário do paciente é todo acervo documental padronizado e conciso, referente ao registro dos cuidados prestado ao paciente, por todos os profissionais envolvidos na assistência. Pode afastar as alegações de imperícia, imprudência, negligência na prestação de serviços da equipe de enfermagem. 
( ) A resolução COFEN nº 311/ 2007 dispõe: “ assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência”. 
( ) No prontuário do paciente as anotações devem ser registradas de forma legível, respeitando a data, turno e horário a qual foram executadas, primando pela clareza das informações e devendo ser registradas pelo profissional que executou tal ação.

Outros materiais