Buscar

Programa Saúde da Família (PSF): Transformando a Atenção à Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PROGRAMA SAÚDE DA FAMILIA 
 PSF
*
PSF
Teve início quando o Ministério da Saúde formula em 1991 o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)
*
PSF
O PACS nasceu com a finalidade de contribuir para a redução das mortalidades infantil e materna, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, através da extensão de cobertura dos serviços de saúde para as áreas mais pobres e desvalidas.
*
A partir de 1994, o Ministério da Saúde adota, como estratégia para a atenção básica, o Programa de Saúde da Família (PSF)
*
O Programa de Saúde da Família (PSF), se caracteriza como uma tentativa de promover a transformação do modelo tradicional de atenção à saúde.
*
Acredita-se que a busca de novos modelos de assistência decorre de um momento históricosocial, onde o modelo tecnicista/hospitalocêntrico não atende mais à emergência das mudanças do mundo moderno e, consequentemente, às necessidades de saúde das pessoas.
*
*
DADOS DO PROGRAMA
Segundo dados de 2006, o PSF está em funcionamento em 5.106 municípios, num total de 26,7 mil equipes, e cobre 46,2% da população brasileira, o que corresponde a cerca de 85,7 milhões de pessoas (Ministério da Saúde, 2007).
*
 Na formação de uma Equipe de Saúde da Família, o profissional mais difícil para se contratar é o médico. Muitos são especialistas que não querem mudar para a prática da clínica geral. 
*
O único remédio infalível, contra todas as doenças, é não ficar doente. 
*
Um caminho seguro para buscar esse objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços de atenção básica, como se dá no Programa Saúde da Família (PSF)
*
Programa Saúde da Família (PSF): 
Cada pessoa da comunidade é assistida antes que os problemas se agravem, no surgimento, ou antes mesmo que apareçam
promoção da saúde;
assistência básica e prevenção;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais