Buscar

AV - ANÁLISE TEXTUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0465_AV_201401254624 » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401254624 - VERÔNICA SOARES DA CRUZ IGLESIAS
	Professor:
	ELISABETE LENCASTRE MENDES DOS REIS
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 13:10:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201401509705)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As frases abaixo formam um texto, mas estão desordenadas. Reúna-as de modo a formar um texto coerente, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Use os recursos de coesão textual necessários para dar sentido ao texto.
Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente os hábitos e as relações sociais. O homem tem uma necessidade imperativa de inclusão digital. Entendemos cada vez menos a humanidade. Sentimo-nos isolados sem a tecnologia. Usamos Iphone, Ipad, celular, tablets , entre outros, nos meios de transportes, em casa, nos restaurantes, enfim, em toda a parte . Temos dificuldade de conhecer os sentimentos humanos. A humanidade se distancia assustadoramente de sua essência.
		
	
Resposta: A humanidade se distancia assustadoramente de sua essência. Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente os hábitos e as relações sociais. Sentimo-nos isolados sem a tecnologia. Usamos Iphone, Ipad, celular, tablets, entre outros nos meios de transportes, em casa, nos restaurantes, enfim, em toda a parte. o Homem tem uma necessidade imperativa de inclusão digital. Temos dificuldade de conhecer os sentimentos humanos.
	
Gabarito: Sugestão de resposta Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente os hábitos e as relações sociais . Sentimo-nos isolados sem a tecnologia, por isso usamos Iphone, Ipad, celular, tablets, entre outros, nos meios de transportes, em casa, nos restaurantes, enfim, em toda parte. No entanto, temos dificuldade de conhecer os sentimentos , assim sendo a humanidade se distancia assustadoramente de sua essência.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401514876)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia, atentamente, o que está registrado na tela 6 da aula 1: "Mesmo quando buscamos dar sentido aos fatos, ponderamos a nossa maneira de falar, com base nas situações em que somos colocados (as)." A citação NÃO menciona como fator relevante no processo de elaboração da mensagem:
		
	
	O planejamento do discurso a ser enunciado.
	 
	A avaliação da maneira como expressar os fatos.
	 
	A utilização de recursos audiovisuais.
	
	A forma como essa mensagem será elaborada.
	
	O contexto em que se realiza a comunicação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401515924)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Texto é um entrelaçamento de enunciados organizados de acordo com a lógica do autor; deve ser feito de forma clara, a fim de possibilitar o entendimento. Essa qualidade está relacionada aos elementos coesivos, responsáveis por promover a ligação entre as partes. Leia o texto a seguir, extraído da revista Veja, e identifique o tipo de coesão presente na palavra destacada. "Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constitui-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. DELE descendem algumas excelentes escolas privadas." (Cláudio de Moura Castro, revista Veja, fevereiro de 2014).
		
	
	sequencial
	
	lexical
	 
	gramatical
	
	por conexão
	
	temporal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401521387)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma das maiores preocupações de quem escreve é a de como 'amarrar' as frases, fazendo com que a seguinte dê continuidade a anterior. Isso só será possível se dominarmos os princípios básicos de COESÃO textual. Precisamos ver se cada frase mantém um vinculo com as anteriores e se ao iniciarmos uma frase, utilizamos um conectivo ideal para o tipo de raciocínio que esta frase apresentará ao todo, dando COERÊNCIA. Pensando nisso, defina COESÃO e COERÊNCIA e dê um exemplo de uma frase coesa e coerente.
		
	
Resposta: Coesão é o que mantém o vínculo com uma frase anterior. Coerência é o sentido, o da frase, o entendimento do texto. A humanidade se distancia assustadoramente de sua essência. Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente os hábitos e as relações sociais.
	
Gabarito: A resposta é pessoal, mas o aluno deverá dissertar sobre os conceitos com propriedade e objetividade e trazer o exemplo solicitado. Claro, com base nas aulas lidas e assistidas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401517242)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um texto se caracteriza por apresentar uma ideia completa, em que as informações estão conectadas umas às outras coerentemente, ou seja, estabelece-se relações lógicas entre as ideias contidas no texto.
Leia o texto abaixo e indique a sequência estabelecida a partir das palavras destacadas?
 
Todo pescador tem como objetivo conseguir realizar uma pescaria perfeita, em um local agradável, com ótimos peixes e clima favorável, pois o contrário pode trazer decepção. Embora haja muitas praias no Brasil, já está cada vez mais difícil encontrar e pegar peixes. Cada vez mais os pescadores estão se atualizando, por isso é preciso buscar sempre a qualidade.
(Texto adaptado do site http://www.pescasemfronteiras.com.br/dica/dicas-para-uma-pescaria-de-sucesso/9/)
		
	 
	concessão / conclusão / adição / explicação
	
	 adição / concessão / explicação / conclusão
	
	adição / explicação / conclusão / concessão
	 
	adição / explicação / concessão / conclusão
 
	
	explicação / concessão / adição / conclusão
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401510197)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na conversa da charge, houve incoerência
 
 
		
	 
	semântica.
	 
	pragmática.
	
	enfática.
	
	sintática.
	
	estilística.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401509516)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia a parte adaptada da matéria publicada em O Globo, 14/02/2014, p. 38, no Caderno de Esportes:
No estádio do Real Garcilaso, dia 12 de fevereiro de 2014, hostilizado por boa parte da torcida peruana, que reproduzia por imitação chiados de macacos sempre que pegava na bola, o jogador afrodescendente Tinga do Cruzeiro desabafou ao repórter no fim do jogo: 'Eu queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito, contra esses atos racistas. Trocaria por um mundo com igualdade de raças e classes.'
 O texto oferece um relato sobre um fato ocorrido. Como classificamos esse tipo de texto? Aponte a opção correta.
		
	 
	Narrativo;
	
	Injuntivo;
	
	Dissertativo;
	
	Argumentativo.
	
	Descritivo;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401509639)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por favor, leia o texto para, depois, analisá-lo conforme a nossa proposta.
O CABOCLO, O PADRE E O ESTUDANTE (Luís da Câmara Cascudo )
Um estudante e um padre viajavam pelo sertão, tendo um caboclo como bagageiro. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividi-lo, mesmo porque daria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios. Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e o comeu. Pela manhã, os três sentaram-se à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho. O padre disse ter sonhado com a escada de Jacó e descreveu-se brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia. O caboclo sorriu e falou:- Eu sonhei que via Seu padre subindo a escada e Seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava: "Seu doutor, Seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo". Então vosmincês respondiam de longe, do céu: "Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos o queijo". O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, me levantei, enquanto vosmincês dormiam, e comi o queijo..."
Enquanto a crônica apresenta uma situação de vida real, cotidiana, num determinado contexto social, referente ao tempo e espaço da sua criação segundo a observação e sentimentos do cronista, o conto pode ser criado de outra forma como gênero textual. Sua tarefa, caro(a) estudante, é assinalar corretamente, numa das opções abaixo, as características encontradas no texto de Câmara Cascudo oferecido acima, típicas de um conto que destoam do gênero crônica:
		
	
	No conto, é preciso se recorrer a um tempo real da atualidade;
	
	No conto, o autor não pode construir o texto com inventividade.
	 
	No conto, personagens, local, tempo e enredo são fictícios, imaginários, frutos de criatividade;
	
	No conto, tempo é dinheiro, logo deve ser curto para economizar o leitor;
	
	No conto, todos os elementos são típicos da crônica, daí sua enorme confusão numa análise;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401512317)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na produção de texto dissertativo-argumentativo, muitas vezes discutimos assuntos polêmicos sobre os quais não há consenso. Portanto, qualquer que seja a tese que defendamos, sempre haverá pessoas que discordarão dela. O que importa não é a tese em si, pois as pessoas têm, felizmente, opiniões diferentes sobre um mesmo tema. No entanto, os argumentos são essenciais, pois serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor/interlocutor de que essa é a correta.
Assinale o tipo de argumento baseado em informações extraídas da realidade e de acontecimentos notórios (de domínio público).
		
	
	Argumento de exemplificação.
	 
	Argumento por causa e consequência.
	 
	Argumento de provas concretas.
	
	Argumento de raciocínio lógico.
	
	Argumento de autoridade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401527354)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Veja o anúncio a seguir.
"Um Gol anulado pelo valor do passe. Volks volta às séries especiais da Copa, agora com uma homenagem à CBF. O preço é o impedimento." (Publicidade do carro Gol, da Volkswagen, publicada no caderno Carro,etc, do jornal O Globo, em 5/3/2014).
Nesse anúncio, há um jogo de palavras que envolvem o carro GOL e o futebol. Analise o uso das palavras "passe"e "impedimento" e Identifique o processo de construção de sentido utilizado pelo redator, na peça publicitária.
		
	
	Ambiguidade lexical.
	 
	Ambiguidade estrutural.
	
	Paráfrase.
	 
	Polissemia.
	
	Antonímia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes