Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201401254624 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401254624 - VERÔNICA SOARES DA CRUZ IGLESIAS
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 11:11:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201401514939)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é Etnocentrismo?
		
	
Resposta: É a maneira pela qual o indivíduo tem de tomar como verdadeira e correta a sua forma de ver e entender as questões do cotidiano de acordo dom a sua cultura.
	
Gabarito: Trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401525381)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Uma revisão dos estudos sobre os processos de globalização mostra-nos que estamos perante um fenómeno multifacetado com dimensões económicas, sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de modo complexo". Santos, Boaventura de Souza. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2014.
Com base nos seus conhecimentos sobre tema e levando-se em consideração a citação acima, caracterize a globalização:
		
	
	A formação das redes de informação é a faceta mais visível do processo, pois integra as pessoas em torno de valores e de objetivos comuns.
	 
	É um fenômeno multidimensional, pois implica em mudanças importantes nas várias esferas da vida social (econômica, política, cultural, etc.).
	
	A construção dos blocos econômicos implicou em perda de importância dos estados-nação, reforçando a preponderância da dimensão política do fenômeno.
	
	O aspecto cultural é a faceta mais relevante do processo globalizante, pois as culturas locais estão sendo padronizadas e uniformizadas.
	
	A produção em escala global aumentou a taxa de emprego em vários países e trouxe a diminuição da pobreza no mundo como consequência.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401525808)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Marx e Engels escreveram que a história humana é a história da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Nesses dois tipos de relação aparece como intermediário um elemento essencial: o trabalho humano (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 33). Como base nesta perspectiva de análise das sociedades, mencionada no texto acima, explique como Karl Marx definia as sociedades humanas.
		
	
Resposta: O homem utiliza a natureza em seu trabalho, transformando a matéria prima em objetos artesanais, objetos de artes, e ele mesmo não fica com o seu trabalho, sendo necessário o comércio, a venda dessas mercadorias para o seu próprio sustento.
	
Gabarito: Para Marx, com base nos princípios do materialismo histórico, as sociedades seriam compreendidas, a partir do modo como se encontra organizado o trabalho social. Nesta perspectiva elas seriam vistas como modos de produção.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401523522)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ciência que estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos é a:
		
	
	Ciência Política
	 
	Antropologia
	
	Sociologia
	
	Filosofia
	
	Psicologia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401355114)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
		
	 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	 
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401512206)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, posemos dizer que:
		
	
	A matéria prima da "Ciência Natural" não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
	
	O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.
	 
	As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.
	
	A ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social que é repartida conforme as igualdades existentes entre os diversos aspectos que a compõem.
	
	Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401519097)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401513883)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tomado como referencial teórico e discursivo, o Darwinismo social é levado às últimas consequências pelos...
		
	 
	multiculturalistas.
	
	religiosos.
	
	entusiastas da globalização.nazistas.
	
	países que compõem a ONU.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401298036)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durkheim considerou a questão da ordem social uma preocupação constante. De forma sistemática, estabeleceu o objeto de estudo da sociologia, assim como indicou o seu método de investigação. Com relação ao pensamento de Durkheim, assinale a opção CORRETA.
		
	 
	Há duas preocupações presentes na obra de Durkheim que lhe deram visibilidade acadêmica: a questão da ordem social e a procura permanente de estabelecer o objeto de estudo da sociologia
	 
	A crescente divisão do trabalho que estava em curso na Europa, no período em que Durkheim escreveu seus textos, era, segundo ele, fator de desagregação social e moral.
	
	Durkheim atribui aos fatos econômicos a raiz dos problemas sociais do momento histórico. Segundo ele, todo o resto, inclusive a própria moral, decorre desses fatos.
	
	Para Durkheim, a anomia era uma demonstração contundente de que a sociedade encontrava-se no bom caminho.
	
	Para Durkheim, a pesquisa social deveria levar em conta a subjetividade das ações sociais. Por isso, toda análise social seria parcial.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401515910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Weber, em sua Sociologia Compreensiva, definiu as ações sociais e classificou-as em diferentes tipos. Entre elas destacamos a ação afetiva que se caracteriza por:
		
	
	ser motivada por fins específicos para o alcance de objetivos;
	
	ser orientada por questões individuais onde a principal motivação é a necessidade a satisfazer.
	
	ser orientada pela tradição, onde os indivíduos atuam em função dos mesmos;
	 
	ser orientada por emoções tais como paixão, raiva, amor;
	
	ser motivada por crenças e valores morais, religiosose políticos;

Outros materiais