Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. AV 1º SEM 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014
	
	 1a Questão (Ref.: 201301787421)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Dentre as ações que o Gestor precisa realizar, uma delas é a Avaliação de Desempenho dos seus liderados. Explique, qual a importância desta ação, segundo o que estudamos
		
	
Resposta: A avaliação de desempenho é uma ferramenta importande de gestão de pessoas que corresponde a uma unica analise sistematica do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento, é um processo que serve para julgar o valor a excelência e a qualidade de uma pessoa e a contribuição para o negócio da organização. Existem vários objetivos para trabalhar coma avaliação de desempenho nas empresas, dentre elas a de aperfeiçoamento continuo dos colaboradores, evidenciando problemas de relacionamento, demonstrando evoluções dos funcionários gerando motivação e satisfação no trabalho, proporcionando geração de aumentos salariais, comunicando aos colaboradorescomo estão se saindo no trabalho e sugerindo quais as mudanças necessárias, tanto no comportamento e atitudes, quanto as habilidades ou conhecimentos. Nesse processo o gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do individuo para outras funções em que poderia render melhor. Assim a avaliação de desempenho identifica a performance de seus profissionais atr´vés da mensuraçãode seus objetivos e das suas compet~encias comportamentais.
	
Gabarito: Esta ação é importante porque sua implementação, garante a satisfação dos funcionários com metas claras e, perspectivas transparentes do que é esperado deles
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301781665)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Sempre somos lembrados sobre a necessidade de trabalhar em equipes. É, de fato, fundamental que saibamos participar e cooperar com os colegas para que se obtenham os melhores resultados. Contudo, também é necessário que os gestores, ou líderes, saibam reconhecer, e explorar, duas categorias importantes que definem a diferenciação entre os indivíduos, também chamadas de diferenças individuais. Identifique quais são estas diferenças e esclareça seus significados.
		
	
Resposta: O individuo ao ingressar em uma organização, traz consigo valores, costumes e posturas indivuduais que, por vezes podem fazer com que se desviem da missão, valores e cultura das organizações. Por isso a figura do lider é essencial, pois ele irá extrair o melhor de seus companheiros/colaboradores, identificando os que agregam valor a organização. Para o lider a etapa a se cumprir com relação a essa parte da gestão impulciona-o a identificar as caracteristicas de cada um de seus liderados, e trabalhar sobre elas positivamente a fim de extrair o melhor de cada colaborador e devolver o feedback positivo para a organização.
	
Gabarito:
PADRÃO DE RESPOSTA: a) Capacidade: o que a pessoa é capaz de fazer; ou as habilidades técnicas do indivíduo; ou o conhecimento técnico que o indivíduo domina; b) Personalidade: padrões de como o indivíduo pensa, age e se comporta; ou maneira como o indivíduo compreende o mundo ao seu redor e o comportamento resultante dessa percepção.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301593521)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de comunicação é a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Desta forma, marque a opção que não apresenta um componente da comunicação:
		
	
	Interpretação.
	
	Fonte.
	
	Comunicador
	
	Receptor.
	 
	Regulador.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301568096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301784513)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que o papel do gestor possui inúmeras responsabilidades. Entretanto, segundo o que estudamos, podemos definir uma responsabilidade macro (que pela natureza, pode ser considerada a mais importante). Dentre as afirmativas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, qual é esta responsabilidade do gestor, mencionada no enunciado da questão
		
	
	Dentre todas as responsabilidades que o gestor possui, é possível considerar que a principal seja a atenção dedicada - especificamente - ao negócio, permitindo que outras variáveis permaneçam em segundo plano
	
	Ao gestor cabe a responsabilidade de manter o foco no processo, apenas, preocupando em alcançar os resultados esperados pela organização
	
	A responsabilidade do gestor está ligada à capacidade de ordenar, controlando o processo de tal maneira que possa estar ciente do que acontece, durante todo o tempo
	 
	O gestor é responsável por garantir que suas equipes alcancem resultados, de maneira que o sucesso da organização e de sua carreira, esteja diretamente ligado à performance dos seus liderados.
	
	Sem desconsiderar a importância das demais responsabilidades, cabe ao gestor, como fator de atenção principal, cuidar para que seus liderados cumpram o que precisa ser cumprido, mantendo-os focados no negócio, a qualquer tempo e custo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301593852)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o tema gereciamento do desempenho, indentifique a afirmativa que trata do funcionário-estrela.
		
	
	O empregado-estrela é considerado diferente dos padrões do desempenho solicitados pela empresa,
	
	O conceito de empregado-estrela não foi tratado no tema gerenciamento do desempenho.
	 
	O chamado empregado-estrela é aquele que possui consistentemente resultados acima das expectativas.
	
	O empregado-estrela é aquele que gosta de aparecer mais do que os outros colegas.
	
	O empregado-estrela é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301781106)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale F (falso) para aquele que não foi compreendido pela definição do professor e pesquisador.
		
	
	Consolidar ganhos
	
	Aumentar a urgência
	
	Criar vitórias em curto prazo
	 
	Manter a visão sob qualquer circunstância para não perder o foco
	 
	Fortalecer a ação
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301781107)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem cinco características de equipes, denominadas disciplinas, que favorecem o alto desempenho. Assinale aquela que não faz parte dessas característicasMetas e objetivos de desempenho compartilhados
	
	Participantes capazes e complementares
	
	Normas e abordagens de trabalho produtivas
	
	Responsabilidade mútua
	 
	Equipes de tamanho médio ou grande
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301781690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As equipes são uma espécie de evolução dos grupos. As equipes de alto-desempenho são, portanto, uma espécie de evolução das equipes. Isto não ocorre ao acaso, espontaneamente. Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em cinco fases. A seguir, identifique a única alternativa que apresenta corretamente estas cinco fases:
		
	
	auto-observação/exploração, metas autoestabelecidas, reprodução, motivação e recompensa.
	
	atenção, retenção, reprodução, pensamentos positivos e ensaios, e autorrecompensa e punição.
	
	atenção, retenção, reprodução, motivação e recompensa.
	 
	auto-observação/exploração, metas autoestabelecidas, gerenciamento de sugestões, pensamentos positivos e ensaios, e autorrecompensa e punição.
	
	capacidade cognitiva, gerenciamento de sugestões, atenção, retenção, e autorrecompensa e punição.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301771251)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as principais atividades dos gestores clássicos, podemos citar:
		
	
	Alinham pessoas; Enfatizam transformações;
	
	Estabelecem estratégias;
	 
	Produzem mudanças; Criam valores;
	 
	Lidam com complexidade; Planejam e organizam;
	
	Estabelecem direção;

Outros materiais