Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9011/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 04/06/2014 13:24:44 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307289924)
	1a sem.: Herediariedade
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano. 
		
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores. 
	
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307186021)
	2a sem.: Teoria humanista
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um importante conceito da Psicologia Humanista, elaborado por Carl Rogers e adotado como premissa de uma teoria de aprendizagem, é a empatia. Assinale a única alternativa em que o professor se mostra empático na situação de aprendizagem. 
		
	
	Ao término da prova de matemática, os alunos saem bastante revoltados, pois duas questões não faziam parte do conteúdo trabalhado. O professor ouve a turma, não concorda com a argumentação dos alunos e não anula as questões.
	
	Ao perceber que os alunos saíram da prova de matemática mais cedo para ouvirem um programa de música funk no corredor da escola, o professor desqualifica aquele tipo de música e corrige com mais exigência as provas dos referidos alunos.
	
	Ao final da prova, a turma pede para saber o gabarito da prova de matemática, pois muitos passaram a semana estudando e estão bastante ansiosos. O professor é enfático ao responder que o resultado só seria dado somente no dia seguinte.
	
	Durante a prova de matemática, um aluno pergunta se pode utilizar a calculadora, e o professor responde para ele com uma pergunta: "O que você acha?" 
	
	No momento em que o professor vai apresentar as notas da prova de matemática, ele chama individualmente cada aluno em sua mesa, mostra a nota e apresenta os erros no raciocínio do aluno para que ele possa aprender a forma correta de usar as fórmulas. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307185415)
	5a sem.: A crianças dos 2 aos 6 anos de idade
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O período que vai dos 2 aos 6 anos de idade costuma ser chamado de primeira infância. Nesse período as brincadeiras são fundamentais, pois permitem que as crianças explorem o mundo e desenvolvam novas habilidades. Em relação às brincadeiras, está INCORRETO afirmar que: 
		
	
	a criança brinca com palavras e ideias, desenvolvendo sua mente; inventa jogos e dramatiza fantasias, aprendendo habilidades sociais e regras morais.
	
	crescer para as crianças é uma brincadeira, e seu entusiasmo por isso parece não ter limites.
	
	aos 2 anos de idade, a criança brinca em grupo, mas, estabelece um monólogo coletivo. 
	
	a brincadeira é a única atividade da infância que possibilita que a criança desenvolva habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas.
	
	a criança corre atrás das outras e desafia a si mesma a tentar novas façanhas, desenvolvendo seu corpo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307185731)
	4a sem.: Modelo vigotskiano
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo: 
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos. 
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente. 
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. 
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica vygotskyana. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes. 
Estão corretas: 
		
	
	I, II e IV.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307227781)
	3a sem.: Freud
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Das características abaixo qual se relaciona à fase de desenvolvimento psicossexual descrita por Freud como fase Anal:
		
	
	As fraldas são substituídas por mais desenvolvimento na linguagem oral,o que torna a criança mais independentemente para se higienizar, se alimentar e até se proteger sozinha. 
	
	A retirada da fralda na fase anal acontece porque a criança já apresenta maturidade tanto no controle dos esfíncteres quanto na compreensão da higiene. Informações que são transmitidas e processadas graças ao desenvolvimento de linguagem. 
	
	As fraldas são percebidas pelas crianças como um elo entre elas e suas mães. No momento em que tão importante atividade afetiva é transformada, a criança se torna mais independente e se afasta da mãe. 
	
	Na fase anal, as regras morais que começam a ser apresentadas para a criança têm relação com a descoberta do órgão fálico e da projeção dos sentimentos de amor nos progenitores. 
	
	Com ou sem fraldas, a fase anal inaugura um conhecimento muito importante sobre identidade sexual das crianças. A partir dos 2 anos de idade, os meninos começam a compreender o universo masculino e as meninas, o feminino. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307185427)
	6a sem.: Adolescência
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Lamentavelmente o uso e experimentação de drogas ilícitas ocorre com a maioria dos adolescentes, e quase todos eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica. Pensando nesse aspecto, quais as atitudes preventivas que a sociedade e as famílias podem tomar? 
		
	
	pais e filhos devem viver a experiência de experimentar juntos quanto ao cigarro e bebida alcoólica, pois se algo acontecer, eles estão, ali, para ampará-los.
	
	leis, diálogos em casa, informações a respeito das consequências ruins podem ajudar. 
	
	proibir os adolescentes de saírem com amigos que fumam ou que bebam impedirá o acesso às drogas.
	
	proibir a venda de cigarros ou bebidas alcoólicas.
	
	deixar os jovens experimentarem cigarros e bebidas alcoólicas vai ajudá-los a perceber as consequências negativas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307408878)
	sem. N/A: INTELIGÊNCIAS mÚLTIPLAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Mara é uma professora que trabalha com a teoria das Inteligências Múltiplas criada por Gardner para contribuir com o desenvolvimento de habilidades cognitivas variadas em seus jovens alunos. Esta semana, ela fez uma atividade de campo para observação do ecossistema e reflexão sobre a utilização dos recursos naturais com os alunos do Ensino Médio. Dentre as inteligências categorizadas por Gardner, podemos dizer que Mara trabalhou com a inteligência:
		
	
	Cinestésica
	
	Intrapessoal
	
	Naturalista 
	
	Matemática 
	
	Linguística
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307326139)
	14a sem.: Discalculia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Secretaria Municipal de um Município planeja organizar um seminário para a formação permanente dos docentes do ensino fundamental este ano e o tema selecionado foi a Discalculia. Em conversa, os professores disseram ignorar o que significa esse transtorno de aprendizagem e como poderão reconhecê-lo entre seus alunos. Marque a única resposta que apresenta características básicas do Transtorno de Aprendizagem Discalculia. 
		
	
	Os problemas são todos de ordem neurológica e se caracterizam pela desatenção e pela hiperatividade motora durante as aulas de matemática.
	
	A criança vai apresentar dificuldade na execução dos cálculos matemáticos, bem como nas funções operatórias: seriação, classificação, ordenação, conservação entre outras.
	
	A criança apresenta dificuldade na linguagem escrita e na leitura fluente dos textos que se referem à matemática.
	
	A criança terá notável dificuldade para ler e memorizar o que é solicitado nas operações matemáticas.
	
	Muito desatenta, a criança não consegue ler e compreender o que se pede nos problemas matemáticos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307204441)
	13a sem.: DISLEXIA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Há uma família na vizinhança de Silvia que é formada por artistas, mas que, curiosamente, apresenta meninos que não conseguem ler um livro inteiro. Todos são muito inteligentes e apresentam dons artísticos para desenho, pintura, e escultura, mas, ao longo de suas vidas, sempre tiveram problemas com a escola. Ao conversar com Dora, mãe de Arthur e Thiago, Silvia que é pedagoga percebeu que toda família apresentava características de um transtorno da aprendizagem chamado Dislexia. Destaque cinco características principais da dislexia. 
		
	
Resposta: DESATENÇÃO, DIFICULDADE DEMEMORIZAÇAO,SERIAÇAO,DIFICULDADENA ESCRITAENA , DIFICULDADE NALINGUAGEM.
	
Gabarito: É um transtorno da linguagem que apresenta como sintomas principais: Pouco armazenamento de memória; Omissões, substituições ou distorções de letras ou palavras; Baixa velocidade de leitura; falsas partidas, hesitações longas ou "perda de lugar" no texto; Fraseologia incorreta e inversões de palavras dentro de sentença ou de letras dentro de palavras; Déficits na compreensão de leitura; Dificuldade de lembrar fatos já lidos; Dificuldade de tirar conclusões ou inferências; Uso de conhecimento geral como informação de fundo, ao invés de informação de um texto em particular para responder questões sobre o texto lido. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307204845)
	3a sem.: Complexo de Édipo
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Como os pais são as pessoas mais importantes da vida da criança, é natural que na fase de descoberta dos órgãos sexuais e de observação das diferenças entre os dois sexos, existam novas formas de relacionamento com eles. A teoria psicanalítica estudou o desenvolvimento psicossexual do indivíduo, atribuindo grande importância na nossa estrutura psíquica: o "complexo de Édipo". 
 
Responda às seguintes questões: 
a)     Que características aparecem na fase edipiana?
b)    Quando podemos considerar como fase resolvida?
c)     O que pode ocorrer se o Complexo de Édipo for mal resolvido?
		
	
Resposta: a) A CRIANÇA SE APROXIMA MAIS DO SEXO OPOSTO DO PAI OU DA MÃe.
	
Gabarito: 
a) É um período onde existe uma atração da criança pelo progenitor do sexo oposto com sentimentos de rivalidade e ciúme. Processa-se uma relação triangular entre os dois pais e o(a) filho(a) que, vai ser caracterizada pela atração do pai ou da mãe numa rivalidade com o progenitor do mesmo sexo, visto como entrave. Este período é nodal no desenvolvimento. b) É este conflito potencial, a ser resolvido pela aproximação progressiva do pai em relação ao filho e da mãe em relação à filha (processo de identificação), que vai estruturar a criança em relação ao próprio sexo, de uma forma diferenciada para o menino e para a menina. c) Segundo Freud, a dependência, pouco envolvimento nas relações amorosas e medo da entrega e homossexualidade explicam uma saída "negativa" do complexo de Édipo. Quando o pai da criança não consegue impor limites ao filho, que está literalmente grudado na mãe, o filho não passa a se voltar para as características do pai, e interioriza as características femininas da mãe, inclusive seu objeto de desejo, o homem. Freud cita a relação "pai passivo/mãe dominadora" para este novo triângulo. Isto se explica, pois uma relação de pai passivo e uma mãe superprotetora, faz com que o pai não consiga "vencer" a disputa com o filho, pela "posse" da exclusividade da mãe. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes